terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

OS MOÁIS DA ILHA DA PÁSCOA RAPA NUI



A Ilha da Páscoa, ou Rapa Nui, é uma ilha localizada no oceano Pacífico, e pertence ao Chile. É considerada “O Umbigo do mundo”, por ser o lugar habitado mais isolado do planeta. Também é o maior museu ao ar livre do mundo, pelos seus famosos e impressionantes moáis, estátuas de pedra que chegam a medir até 10 metros de altura.
Os Moáis são únicos no mundo e foram construídos pelos rapanui. Mais de 900 moáis e 270 Ahu (altares) decoram toda a costa e o interior da ilha. Como foram construídos e transportados para onde se encontram hoje, ainda é um mistério.
Os moáis são os únicos vestígios da misteriosa e ancestral cultura dos antigos habitantes da ilha: a cultura RAPA NUI.
Toda a ilha é considerada Património da Humanidade pela UNESCO desde 1995, e tanto o seu governo como a sua administração são regidos por estatutos e leis especiais.
A antiga denominação dessas terras era “TE PITO” ou “TE HENUA” (”O Umbigo do Mundo”). O seu significado refere-se à ideia dela ser o centro espiritual de seu mundo, o mundo da Polinésia. O nome tradicional é Rapa Nui (Ilha Grande) no antigo idioma do Tahtí.


Moái é uma palavra da linguagem nativa Rapa Nui, que significa “escultura”. Perto do vulcão Rano Raraku, encontra-se a pedreira de onde foram retiradas as pedras para a construção das esculturas. Nessa pedreira existem mais 397 esculturas, em diferentes estágios de construção.
Cada moái pesa mais de 10 toneladas, e por isso representa um enigma de como conseguiram cortar a pedra vulcânica, de particular dureza, talhá-las, e transportá-las para os seus lugares definitivos.


Quem criou os moáis? Ninguém sabe ao certo, mas crê-se que os antigos habitantes polinésios que se haviam estabelecido nas ilhas, dedicaram gerações inteiras à sua construção entre os séculos XII e XVII.
Por que foram criados os moáis? Não se sabe ao certo. Alguns crêem que as estátuas representavam os seus antepassados.
Os moáis eram montados sobre plataformas cerimoniais, todos “olhando” para o interior da ilha, para que os espíritos dos mortos canalizassem seu “maná” (poder sobrenatural) para os seus descendentes.
As ferramentas que foram empregadas para talhar as pedras vulcânicas foram feitas de obsidiana e basalto.
Ficou provado que eram necessários 20 homens, munidos de cordas e armações de madeira, para poder mover um moái de 9 toneladas.
Rapa Nui foi descoberta pelo holandês Jakob Roggeveen no ano de 1722. Foi-lhe dado o nome de Ilha da Páscoa porque era o período da Páscoa na Europa.
CURIOSIDADE: Existe um grupo de sete Moáis, que são os únicos que estão voltados “olhando” para o exterior da Ilha. Esses Moáis parecem representar os sete exploradores que precederam os primeiros colonizadores europeus.



 

Notas: Pesquisas diversas e cruzamento de informação feito por V. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário