terça-feira, 26 de janeiro de 2021

PRIMEIRA MOEDA MUNDIAL


Qual foi a primeira moeda global de toda a história da humanidade?

Uma grande curiosidade da história de Portugal é a criação da primeira moeda mundial, mas muito poucos na Europa e no Mundo sabem disso! Por que o símbolo templário da Ordem de Cristo foi cunhado como a primeira moeda global, por tantos países europeus?

A 1ª Moeda Global foi mandada cunhar pelo Rei D. Manuel I nos finais do século XV e funcionava como o euro de hoje, aceite como unidade de valor uniforme em todos os continentes e apreciada e respeitada por todos os países da Europa!

D. Manuel I foi o um dos reis responsáveis pelas descobertas portuguesas e pela criação do Primeiro império global em todos os continentes, e o primeiro pela criação da primeira moeda global.

Desde ao norte, de Hamburgo à península da Jutlândia, Dinamarca e Suécia, ao leste e pelo norte da Alemanha e as costas do Mar Báltico, Polónia e Lituânia, chegando às fronteiras do Império Russo a oeste, a partir de cidades comerciais da Holanda, e ao sul, ao longo das estradas comerciais do rio Elba, até o coração da Boémia, a Cruz dos Templários da Ordem de Cristo foi cunhada nas moedas de maior valor de cada nação.

Foi a primeira moeda global da história, e que teve a importância de mudar o mundo!

A moeda foi cunhada em Lisboa, Porto, Goa, Malaca e Coxim e muito mais em metade da América do sul, uma parte no norte da América, quase toda a África, Índia e toda a Ásia, e em todo o império global português da época. Em todos os continentes, os Portugueses além de terem o maior império, também dominavam a economia mundial com a implementação da sua moeda em todo o mundo.



O português de ouro, do Rei D. Manuel I de Portugal, foi a primeira moeda aceite em todos os continentes.

Destas novas moedas de ouro, ostentando a cruz da Ordem de Cristo e cunhadas "pelo justo peso e pela liga da moeda portuguesa", nasceu uma nova denominação monetária internacional, os "portugalosers" ou "portugaloids", que ainda guarda hoje o nome de Portugal e das conquistas dos portugueses.

Foi aceite em todos os lugares como meio de pagamento e, muito depois de ter deixado de ser cunhada em Portugal, o seu prestígio era tal que, entre 1570 e 1640, várias cidades europeias, incluindo as da Liga Hanseática, cunharam uma moeda de ouro de 10 cruzados, como os portugueses, com a cruz de Cristo no “anverso", dando origem ao famoso Portugalöser, que por vezes apresentava a legenda: “Ad valorem Emanvel reg Portugal”.

Por que sua verdadeira história foi escondida, é um dos maiores mistérios, dentro dos segredos dos Templários, porém, agora não estamos a seguir mitos e lendas, mas estamos a descobrir e a revelar a verdadeira história!

A descoberta de rotas marítimas para a Índia e para o Brasil consagrou Portugal como potência mundial. No final do século XV, D. Manuel I entendeu que seria necessário criar esta moeda forte e mandou cunhar “O Português”, o português de ouro.

As primeiras cunhagens foram feitas entre 1495 e 1497 e, na época, era a maior moeda já criada por um reino europeu, e também a mais pesada: 35,5 gramas de ouro na África. Foi o primeiro a ser utilizado, valorizado, seguro e confiável nos quatro cantos do mundo:

 

Europa, África, Ásia e Américas. Deu origem a Portugalöser na Alemanha, mais tarde löser. Foi a primeira moeda cunhada em muitos países europeus na Escandinávia, Holanda, Polónia, Alemanha entre outros, cunhada suas moedas mais valiosas com a Ordem dos Cavaleiros Templários de Cristo impressa num lado, de acordo com a Moeda de Ouro do Grão-Mestre, Rei Manuel o primeiro em Portugal!

 

 

Compilação trabalhada por: Vítor Oliveira

 


Sem comentários:

Enviar um comentário