terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O ENIGMA DAS PEDRAS ERGUIDAS


Segundo alguns autores, o megalitismo teria a sua origem em Portugal, antes de se propagar pelo norte da Europa e bacia mediterrânica. Porém, teses mais recentes vêem antes um conjunto convergente de “ilhéus megalíticos”, tendo o fenómeno megalítico nascido espontaneamente em várias regiões do globo. 

A Europa possui cerca de 50.000 dólmens e menires que escaparam ao desgaste do tempo e à destruição dos homens. Admite-se que o número de megálitos existentes nos países cristianizados fosse duas vezes superior ao que se encontra hoje.
Estes monumentos surpreenderam pela sua grandiosidade e pela perfeição da sua execução. Apesar das dificuldades de construção destes complexos megalíticos, os dólmens de falsa cúpula são muito frequentes no sul da Península Ibérica. 


Alguns dólmens, de forma rectangular, apresentam um orifício num dos esteios do lado menor. (...)Muitas têm sido as interrogações quanto à finalidade destes orifícios que, sabemos, respondia a um vasto leque de significados simbólicos que, em parte, nos escapa.


Nota: Compilação e arranjo de V. Oliveira com base numa descrição de "Lugares Mágicos e Megalíticos de Portugal", Eduardo Amarante.   


Sem comentários:

Enviar um comentário