sexta-feira, 5 de julho de 2013

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.20


PIONEIROS / EXPLORADORES



JOHN CHARLES FRÉMONT – 1813 - 1890

John Charles Frémont nasceu em 21 de Janeiro de 1813 e faleceu em 13 de Julho de
1890. Foi militar, explorador e político. Nasceu em Savannah no Estado da Georgia. Sua mãe, Anne Beverley Whiting, pertenceu a uma sociedade distinta de Virginia. Seu pai, Louis-Rné Frémont, foi um pobre refugiado francês que tinha sido contratado para dar aulas de francês à sua mãe, contrato feito pelo marido de Anne que se chamava John Pryor, e que foi um veterano da Guerra da Independência e homem endinheirado, sendo mais velho do que a esposa 40 anos. Anne, enamorou-se do seu professor, Louis-Rné Frémont, pai de John, e quando o marido, John Pryor, descobriu a infidelidade, os amantes fugiram do Estado da Georgia para viveram um matrimónio ainda por legalizar.
   Apesar desta desvantagem social tão grave para a época, Frémont contou com a valiosa ajuda da família da sua mãe, sobretudo depois que o seu pai morrera. Vivendo em Charleston no Estado da Carolina do Sul, Frémont conseguiu um emprego num escritório dum famoso advogado que financiou os seus estudos no departamento científico da Universidade de Charleston na qual ingressou em 1829, com apenas 16 anos de idade. Graças à sua amizade com um político poderoso de Charleston (Joel Roberts Poinset), Frémont obteve um emprego em 1833 sendo nomeado professor de matemática a bordo da Corveta USS Natchez. Em 1838 exerceu um cargo de oficial militar no Corpo de Engenharia Topográfica e dirigiu várias expedições de reconhecimento pelo Oeste Americano. Em 1839 ajudou Joseph Nicollet na exploração das terras compreendidas entre os rios Mississipi e Missouri e, em 1841, com a experiência transmitida por Nicollet, traçou os planos da região do rio Des Moines.
      JOSEPH NICOLLET                                                                                                                           KIT CARSON 
     Frémont teve o primeiro contacto com Kit Carson em 1842 aquando duma viagem de barco a vapor nas proximidades da cidade de St. Louis. Nessa altura, preparava-se para liderar a sua primeira grande exploração e andava a procurar um guia experiente e conhecedor da Passagem de South Pass. Carson ofereceu-se para o acompanhar como seu batedor e partiram com vinte e cinco homens durante vinte e cinco meses percorrendo locais desconhecidos, pelo que fez despoletar uma vaga de caravanas com colonos desejosos de se fixarem no interior do Oeste Americano.
       Desde 1842 a 1846, Frémont e o batedor Carson lideraram expedições no Estado do Oregon seguindo o trilho até à Serra Nevada. Foi nessa expedição que Frémont se tornou no primeiro Euro Americano a avistar o Lago Tahoe. Constatou que o Great Basin não tinha saída para o mar e traçou mapas localizando o vulcão do Monte de St. Helens.

                     LAGO TAHOE                                                                                         MONTE ST. HELENS
     A terceira expedição foi executada no dia 1 de Junho de 1845. Ele, juntamente com mais cinquenta e cinco homens, deixaram a cidade de St. Louis, tendo como guia o conhecido e afamado Kit Carson. O objectivo principal desta missão seria mapear a região do rio Arkansas na parte oriental das Montanhas Rochosas. Porém, depois de ter chegado ao Arkansas, Frémont dirigiu a sua expedição para a Califórnia.
    
Gen. JOSÉ CASTRO
Chegando ao Vale de Sacramento no inverno de 1846, logo procurou em despertar o interesse para os colonos americanos para se fixarem nestas novas regiões da Califórnia. 
     O desejo de Frémont seria apoderar-se deste Estado que se encontrava ocupado pelos Mexicanos. Este desejo quase que provocou uma batalha perto de Monterey, contra o General Mexicano José Castro, que se encontrava acampado no cume do que se chama actualmente de Frémont Peak. Frémont retirou-se do território dominado pelo México e dirigiu-se para o Oregon, acampando no Lago Klamath


Em Maio de 1846, os peles vermelhas da tribo Modoc atacaram um grupo de homens
LAGO KLAMATH   
pertencente à expedição de Frémont e, este, resolveu saquear uma aldeia piscatória índia da tribo Klamath que se localizava entre o rio Williamsun e o Lago Klamath. Nesta escaramuça, a aldeia foi destruída e foram massacradas mulheres e  
crianças. No momento do ataque à aldeia, Carson foi quase morto por um guerreiro klamath. A sua espingarda tinha-se encravado na ocasião em que um guerreiro se preparava para lhe arremessar uma seta envenenada. Frémont, vendo Kit Carson em apuros, atropelou o guerreiro com o seu cavalo. Carson ficou-


    
GUERREIRO DA TRIBO MODOC
Em 28 de Junho de 1846, Frémont interceptou três mexicanos que atravessavam a Baía de S. Francisco perto de San Quentin. Frémont ordenou a Carson para executar os três homens por vingança pela morte de dois americanos. Carson recusou as ordens. Primeiro, pediu a Frémont se os poderia aprisionar apenas, mas Frémont ameaçou Carson e ordenou-lhe que cumprisse as ordens. Carson acedeu ao seu mando e executou José R. Berreyesa e os seus dois sobrinhos, Ramon e Francisco De Haro, rapazes gémeos com 19 anos, filhos de Francisco De Haro, o primeiro Alcaide de San Francisco, actualmente San Rafael. A execução destes Californianos de origem mexicana embaraçou desastrosamente a carreira de Frémont e impediu-o de se tornar o primeiro Governador da Califórnia, posto que tanto ambicionou.

GUERRA MEXICANO-AMERICANA
     Em 1846 Frémont, actuando sob as ordens militares do Comodoro Robert F. Stockton,
comandou uma expedição militar com cerca de 300 homens a fim de conquistar Santa Bárbara, na Califórnia, na sequência da guerra travada entre o México e a América. 
Frémont conduziu a sua Unidade pelas montanhas de Santa Ynez na Passagem de San Marcos, no momento em que houve uma tempestade de chuva decorrida na noite de 24 de Dezembro de 1846. Apesar de ter perdido muitos cavalos, mulas, canhões que deslizaram pelo declive lamacento da montanha, os seus homens conseguiram reagrupar-se no cimo das Colinas e, de manhã do dia seguinte, capturaram o Presídio sem terem necessidade de combaterem o inimigo. Poucos dias depois dirigiu os seus subordinados em direcção a Los Angeles conquistando a cidade sob a rendição do General Mexicano Pio Pico, no Planalto de Cahuenga, em 13 de Janeiro de 1847. 
                   Gen. PIO PICO                                    JESSIE FRÉMONT                                              Gen. KEARNY                            

Em 16 de Janeiro de 1847, o comodoro Stockton nomeou Frémont “Governador Militar da Califórnia”, mas o general Kearny declarou nula essa nomeação. Kearny alegava que tinha instruções do Presidente dos E. U. e do Secretário de Guerra para assumir ele mesmo esse cargo. Frémont rejeitando ser retirado do seu cargo teve que se submeter a um Conselho de Guerra na cidade de Washington. O próprio Presidente dos E. U., James K. Polk, aprovou a sentença retirando-lhe as funções de militar.
    
De 1878 a 1881, Frémont foi governador do Arizona. Destituído do cargo, a família ficou subjugada aos ganhos de publicação da sua esposa Jessie.
Depois dum percurso político atribulado e de negócios mal geridos, Frémont radicou-se em 1887 na Califórnia. Carregado com problemas económicos gravíssimos, veio a falecer em 1890 num hotel de Nova York, vítima duma peritonite. Foi sepultado no cemitério de Rockland, em Sparkill, N. Y.
     Pouco antes de morrer tinham-lhe reconhecido uma pensão vitalícia pelos serviços que prestou ao país porém, a mesma chegara tarde demais…

Até breve, o amigo

                                                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário