CHEFES GUERREIROS
Cochise terá nascido em 1815 e faleceu em 8 de Junho de 1874. Foi um chefe Apache da tribo Chiricahua. Chefiou seus homens na guerra contra os americanos e mexicanos (Guerra Apache), com ataques iniciados em 1861.
Este chefe foi um dos mais afamados líderes Apaches (neste aspecto, rivaliza com Geronimo), que resistiu às intrusões em suas terras, feitas por colonos europeus durante o século XIX.
Ele e sua tribo viveram no agora nordeste do México, de Sonora até o Novo México e Arizona, região que foi anexada pelos EUA em 1850. Lutaram pela sua terra contra os espanhóis no século XVIII, até que o México se tornou independente em 1821. Os índios dependiam de suprimento de comida enviada pelas autoridades mexicanas, mas quando essa prática foi suspensa em 1831, os Chiricahuas começaram a organizarem-se em bandos para roubar comida.
Os mexicanos começaram uma série de campanhas militares contra os Chiricahuas, que conseguiram resistir. Mais tarde os mexicanos receberam ajuda de americanos e nativos mercenários ou, inimigos dos Apaches e mataram o pai de Cochise. Os mexicanos finalmente conseguiram capturar o líder Apache em 1848, em Fronteras, Sonora, que depois foi liberto.
Após a vitória dos EUA sobre os mexicanos em 1848 e uma aliança com os conquistadores dos seus antigos inimigos, Cochise e suas tribos experimentaram um período de relativa paz. Nessa época, Gerónimo se desligou do chefe e continuou a atacar os brancos, de forma independente.
Os conflitos com os americanos foram ainda reduzidos em função da Guerra Civil. Mas a paz para Cochise acabou em 1861 quando o gado foi roubado e o filho de um rancheiro foi raptado por Coyoteros, um grupo Apache, incidente que envolveu um dos filhos de Cochise. O líder e cinco familiares foram acusados falsamente pelo crime.
Os seis índios foram julgados e presos pelo Tenente George Bascom. Cochise escapou, mas foi ferido com três tiros. Ele e seus guerreiros tomaram reféns para negociar a libertação dos outros parentes, por sua vez reféns dos soldados. O incidente (Caso Bascom) acabou com ambos os lados matando seus cativos. Bascom enforcou o irmão de Cochise e dois de seus primos.
Cochise então se juntou a seu parente e chefe Apache Mangas Coloradas (também conhecido por Red Sleeves e Kan-da-zis Tlishishen), iniciando uma longa série de acções vingativas contra os fazendeiros. Muitos morreram em ambos os lados, até que o governo dosEUA enviou o General James Carleton para comandar a luta contra os rebelados.
Oficiais que lutaram contra Cochise Gen. Oliver O. Howard Gen. Joseph Rodman West Gen. George Crook |
Cochise e Mangas Coloradas, com cerca de 500 guerreiros, enfrentaram a força voluntária da Califórnia comandada pelo General Carleton.
E sofreram com o fogo da artilharia pesada. Em Janeiro de 1863, Mangas Coloradas foi enganado e capturado pelo General Joseph Rodman West, que estava sob as ordens do General Carleton. O líder Apache foi preso e executado. Cochise, revoltado, continuou a enfrentar americanos e mexicanos por toda a década de 1860.
Em 1871 o General George Crook assumiu a campanha e usando outros Apaches como batedores e informantes, conseguiu levar Cochise à rendição. Ele foi preso em Setembro daquele ano.
Em 1872, os Chiricahuas receberam ordens para mudar para a Reserva Tularosa, Novo México, mas recusaram deixar o Arizona. Cochise organizou uma resistência até que o General Oliver O. Howard, com ajuda de Tom Jeffords, irmão de sangue do líder, aceitou alguns termos dos Apaches. Cochise terminou seus dias numa Reserva do Arizona, onde morreu de causas naturais.
NUVEM VERMELHA
(Red Cloud)
Nuvem Vermelha (Red Cloud) nasceu em 1822 e faleceu em 10 de Dezembro de 1909. Foi um chefe guerreiro da tribo Oglala Lakota (Sioux). A sua chefia situa-se entre os anos 1868 e 1909. Um dos mais hábeis oponentes ao exército americano, liderou com sucesso o conflito de 1866-1868, conhecido como a guerra de Nuvem Vermelha, em que tomou o controlo de Powder River County no Nordeste de Wyoming e no Sul de Montana. Depois do tratado do Forte Laramie (1868), dirigiu o seu povo para uma reserva fixada pelo povo branco.
Nuvem Vermelha nasceu no actual estado de Nebraska, em Platte River. A sua mãe pertencia à tribo Oglala Lakota e o seu pai, também chefe guerreiro, pertencia à tribo Brulé Lakota – duas das tribos mais importantes dos sete ramos Lakotas. Foi criado pelo seu tio maternal, Old Chief Smoke, e ainda jovem mostrou o seu valor guerreiro no combate com os seus vizinhos Pawnees e Crows. Em 1851, foi assinado um tratado no Fort Laramie pelos Sioux, no qual os EUA estabeleciam limites para as terras indígenas. Em 1865, Nuvem Vermelha e outros líderes sentiram-se traídos com o estabelecimento de fortes militares no chamado Trilho Bozeman, considerando isto uma quebra do tratado. Em Junho de 1865 foi reunida uma assembleia formada pelos Woqini (Roman Nose) e Cheyennes, que atacaram um posto militar em North Platte River.
Pres. Ulysses Grant Família Red Cloud |
Batalha Tratado Forte Laramie |
A “guerra de Nuvem Vermelha” foi o nome que o exército americano atribuiu aos diversos conflitos tidos com os índios da Planície que viviam nos Estados de Wyoming e Montana. As batalhas foram travadas juntamente com os Cheyennes do Norte, Lakotas e Arapahos, contra os E. U., e durante os anos de 1866 a 1868. Novo tratado foi assinado no que foi apelidado de Tratado de Laramie, no qual ficou acertado que o exército abandonasse o trilho Bozeman e respeitasse as terras Lakota. Em 1871, Nuvem Vermelha foi até Washington D.C. e encontrou-se com o presidente Ulysses S. Grant. Em 1874, o General Custer fez uma missão de reconhecimento dentro do território Sioux, de onde surgiu a notícia de que havia ouro em Black Hills, uma terra sagrada para os índios. O exército comprometeu-se a manter os garimpeiros fora da área, mas não cumpriu, irritando novamente os índios.
Joseph-Touro Sentado-Gerónimo-N. Vermelha |
Nuvem Vermelha e outros líderes rejeitaram um novo tratado. Sem o acordo de paz, resulta outra guerra indígena, a Guerra Lakota-Sioux de 1876-1877, liderada por Cavalo Louco (Crazy Horse) e Touro Sentado (Sitting Bull). Com o fim da guerra, Nuvem Vermelha foi forçado a mudar-se para a Reserva de Pine Ridge.
Nuvem Vermelha continuou a luta do seu povo, agora estabelecido na Reserva. Em 1889 opôs-se a uma venda de terras Sioux e como duro negociador junto ao Dr. Valentine McGillycuddy, contrariou a Lei Dawes.
Apesar de estar em desacordo com as tomadas de resolução dos europeus em quererem fixar a sua tribo noutras paragens devido à corrida do ouro, Nuvem Vermelha não entrou na célebre guerra contra o General Custer. Aceitou transferir-se para o Missouri River, seguidamente para White River onde já tinha estado e, na actualidade, o seu povo encontra-se a viver no Dakota Sul, naquilo que se chama de Reserva Pine Ridge.
Morreu com 87 anos e foi sepultado na última reserva índia onde viveu (Pine Ridge Reservation).
O amigo Vítor Oliveira -- Ocart
Sem comentários:
Enviar um comentário