PAIUTES
Os Paiutes, como raça indígena norte americana, abrangem três grupos: Os Paiutes do Norte, do vale Owens, e os do Sul. A localização destes nativos situa-se nos Estados da Califórnia, Idaho, Nevada, Oregon, Arizona e Utah.
Provavelmente, teriam chegado ao território americano por volta de 1 000 A.C. Tiveram os seus primeiros contactos com o povo branco (espanhóis) por altura do séc. XVI. Em 1775 foram visitados pelos missionários Francisco Garcés, Francisco Atanásio Dominguez e Silvestre Vélez de Escalante, que em 1776 cruzaram o rio Colorado. No início do séc. XIX adoptaram o cavalo e atacaram os colonos de Humbolt (Oregon).
O contacto deste povo indígena com os euro-americanos deu-se nos inícios de 1800, e com a colonização progressiva do povo branco, provocaram-se várias batalhas – Pyramid Lake War, em 1860; Owens Valley Indian War, em 1861/64; Snake War, em 1864/68 e a Bannock War, em 1878. Nesta última batalha os Paiutes juntaram-se à tribo Shohones.
CASAS TIPICAS PAIUTES |
O Governo americano começou por fixá-los numa reserva na parte Este do Oregon, a Malheur Reservation.
Devido às más condições, estes nativos deixaram a reserva e partiram para outras zonas onde puderam caçar e sobreviverem.
Cultivavam cereais, girassol e outras plantas características da região, e caçavam pequenos animais, tais como o coelho e o veado.
SARA WINNEMUCCA |
Viviam em refúgios de pouca altura, feitos de paus e com a forma de cúpula. O vestuário era reduzido e elaborado principalmente de pele de lebre. Faziam cestos de muito boa qualidade e tinham como armas os arcos, flechas e a faca. Acreditavam na imortalidade da alma e quando morriam eram incinerados.
O território dos Paiutes fez parte da rota dos pioneiros de 1827-1848 na célebre corrida para o ouro da Califórnia.
Em 1856, uma epidemia (varíola) dizimou uma grande parte deste povo.
Actualmente, na ordem de 13 500 Paiutes, vivem em reservas no Nevada, Arizona e na Califórnia.
POVO PAIUTE |
SIOUX
Os Sioux, também conhecidos por Dakotas, Nakotas e Lakotas, pertencem a um grupo de nativos americanos. Eram um dos três grupos de sete tribos que formavam a Grande Nação Sioux e que falavam três variedades linguísticas, que incluía o Lakota, Santee e Yankton.
Aquando dos combates contra os brancos, os Sioux habitavam as planícies da América. Eram nómadas, deslocando-se conforme a movimentação das manadas dos bisontes nas suas migrações.
Viviam em tendas (tipis) cónicas, adequadas para a sua vida de nómadas, por serem facilmente transportáveis. O tipi consistia em varas largas de madeira cobertas de pele de bisonte que se podia armar e desarmar. Disto, se encarregavam as mulheres.
Actualmente e quanto à distribuição por tribos, os Santee ocupam as reservas de Minnesota e Nebraska; os Yanktonai, Montana; os Yankton, Dakota do Norte; e os Teton, o Dakota do Sul.
Num censo de 2001 contava-se existirem cerca de 124 000 Sioux.
Sobre os costumes, variavam consoante os grupos de Sioux (Dakotas, Nakotas e Lakotas).
Os Dakotas, viviam nos bosques de Minnesota. Utilizavam casas largas semelhantes às dos Iroqueses e cultivavam arroz nas margens dos largos, pescavam e colhiam frutos dos bosques.
Os Nakotas, viviam nas margens dos rios Mississipi e Missouri. Tinham casas de terra, grandes e com a forma de cúpula. Caçavam o bisonte e eram artistas na decoração floral.
Os Lakotas, típicos das planícies, viviam no Dakota do Sul com o seu centro nas colinas negras (Black Hills), que era um lugar sagrado para este grupo.
Utilizavam tendas feitas de peles decoradas com pinturas de caçadas e com figuras geométricas. Geralmente caçavam o bisonte e eram guerreiros temidos que adoptaram o cavalo e as armas de fogo. Praticavam o escalpe e influenciaram as tribos dos Cheyennes, Arapahos, Kiowas, Comanches, Crows e Pés negros. Mantiveram fortes raízes de unidade entre si.
Celebravam a “Dança do Sol” nas sessões religiosas.
Os franceses foram os primeiros europeus a encontrar os Sioux na parte ocidental do lago Superior, nos Estados actuais do Minnesota e do Wisconsi. Aconteceu entre 1670 a 1680 quando os Sioux se encontravam aglomerados em grandes aldeias. Durante o séc. XVIII começaram a migrar para o oeste, para as bandas do rio Mississipi, onde o bisonte pastava.
Em 1750 deixam o MIssissipi e invadem as Colinas Negras.
Em 1830, os Sioux ocupavam um vasto território que se estendia pelo Missouri até aos montes de Little Bighorn (actuais Dakotas) e parte dos Estados do Minnesota, Wyoming e Nebraska.
Entre muitas batalhas célebres ficou famosa a batalha de Little Bighorn, onde foi morto o Coronel Custer, em 1876/7.
Até breve
O amigo Vítor Oliveira - Ocart
Sem comentários:
Enviar um comentário