TRIBOS ÍNDIAS
KIOWAS
Os índios pertencentes à tribo Kiowa emigraram do Canadá, no século XVII, para o Sudoeste do Estado de Oklahoma, nos E.U.A., tendo como sede principal a cidade de Carnegie.
No presente, formam uma pequena nação com cerca de onze mil e quinhentos membros.
O termo “kiowa” significa na linguagem tribal o “povo principal”.
Nos começos da Primavera de 1790 no local onde hoje se situa a cidade de Las Vegas, no Novo México, os Kiowas comandados pelo chefe Guikate fizeram uma aliança com o líder dos Comanches, Nokoni. Ficou combinado entre as duas tribos que deveriam comungar o mesmo território de caça e actuarem na defesa dos mesmos interesses. Nessa altura, ambas as tribos caçavam, viajavam e faziam guerra de comum acordo. Mais tarde, os Apaches, índios da planície, filiaram-se na mesma combinação de amizade.
Nómadas, sobreviviam da caça ao bisonte e no cultivo de cereais. Viviam em tendas e dependiam dos seus cavalos para o uso da caça e acção militar. O cavalo foi adquirido aquando dos seus contactos com os primeiros brancos espanhóis, colonizadores fixados a Sul do Rio Grande.
Percorriam as regiões a Sul do Rio Arkansas até à parte Oeste do Grand Canyon, fronteira do México, América central e parte Norte até ao Canadá.
Os chefes mais notáveis da tribo Kiowa foram: Tanhawsin, Little Mountain, Guipago, Old Chief Lone Wolf, Satanta e Satank. Contudo, Dohosan, foi considerado por muitos outros Kiowas como sendo o maior chefe da tribo tendo tido o comando no período compreendido de 1805 a 1866.
Em 1867, com o tratado de “Medicine Lodge”, os Kiowas foram obrigados pelo exército americano a fixarem-se numa reserva no Sudoeste de Oklahoma. Alguns bandos da tribo dispersaram-se porém, renderam-se em 1875.
As tribos inimigas desta população indígena foram os Cheyennes e os Sioux, que rivalizavam pela posse das terras conquistadas.
CHEFES GUERREIROS
KICKING BIRD DOHASAN GUIPAGO |
MESCALEROS
CHEFES GUERREIROS
Os Mescaleros ou, Apaches Mescaleros, era uma tribo de raiz atabascana.
Vivem actualmente na reserva índia Apache Mescalero, no Novo México, e somam cerca de quatro mil nativos.
Os Mescaleros aceitaram nas suas terras outras tribos apaches, como os Chiricahuas e os Lipans.
A reserva índia desta tribo apache foi estabelecida em 1873 por ordem do Presidente americano Ulysses Grant. Inicialmente, localizava-se perto do Forte Stanton.
O nome Mescalero é proveniente duma planta chamada “Mescal” que era procurada por este povo aquando das crises de fome. Servia como último recurso na sua alimentação e dava para a sua sobrevivência.
Esta tribo era constituída por nativos guerreiros que percorriam todo o Sudoeste americano, Novo México, Texas e Arizona, e causaram o terror aos colonizadores espanhóis, mexicanos e americanos.
ALDEIA ÍNDIA MESCALERO |
CHEFE MANUELITO |
A nação dos Navajos estende-se pelo Arizona, Utah e Novo México. A sua população cifra nas cento e oitenta mil cabeças, sendo a tribo mais numerosa da América.
Em 1863/64, com a imensa procura de terras por parte dos colonizadores Anglo- saxónicos, o Governo forçou cerca de nove mil navajos a percorrerem 480 Km em direcção ao “Bosque Redondo” – Forte Summer, no Novo México, a fim de se fixarem numa reserva. Esta situação foi ordenada na presidência de Andrew Jackson e deveu-se ao resultado de diversas guerrilhas entre os navajos e os colonizadores. Assim, em 1861, o Brigadeiro-general James H. Carleton iniciou algumas incursões militares contra os navajos. Foi nesta altura que o famoso batedor, Kit Carson, foi ordenado por Carleton para conduzir uma expedição ao território Navajo e decretar a rendição desta tribo em 1863. Com esta rendição iniciou-se a famigerada “Longa Caminhada”, com cinco meses de duração, em que morreram na extrema miséria muitos nativos, - a maioria crianças, velhos e mulheres.
Alguns navajos conseguiram escapar e refugiaram-se nas montanhas ao longo do rio Colorado e no Grand Canyon.
MULHER E CRIANÇA CRIANÇA GUERREIRO NAVAJO |
Navajos e Apaches tiveram a sua origem no Noroeste do Canadá e Este do Alaska.
Em meados do século XVI já os espanhóis conviviam com este povo que assimilou a cultura espanhola no que trata da criação dos rebanhos de ovelhas, transformação da lã em vestuário e na prática da agricultura.
Os Navajos só viriam a ter contacto com o povo americano por volta do ano de 1846 quando o General Stephen W. Kearny invadiu Santa Fé com mil e seiscentos homens durante a guerra contra o México.
A habitação dos Navajos, diferente da maioria dos índios de outras tribos, era feita de barro cru e terra e tinha como denominação de “Hogan”. A porta apresentava-se sempre voltada para Este para dar as boas vindas ao Sol da manhã.
HOGAN GUERREIROS A CAÇAR |
Até breve
O amigo Vítor Oliveira -- Ocart
Sem comentários:
Enviar um comentário