segunda-feira, 25 de julho de 2011

"A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO"


TRIBOS ÍNDIAS


KIOWAS

     Os índios pertencentes à tribo Kiowa emigraram do Canadá, no século XVII, para o Sudoeste do Estado de Oklahoma, nos E.U.A., tendo como sede principal a cidade de Carnegie.
     No presente, formam uma pequena nação com cerca de onze mil e quinhentos membros.
     O termo “kiowa” significa na linguagem tribal o “povo principal”.
     Nos começos da Primavera de 1790 no local onde hoje se situa a cidade de Las Vegas, no Novo México, os Kiowas comandados pelo chefe Guikate fizeram uma aliança com o líder dos Comanches, Nokoni. Ficou combinado entre as duas tribos que deveriam comungar o mesmo território de caça e actuarem na defesa dos mesmos interesses. Nessa altura, ambas as tribos caçavam, viajavam e faziam guerra de comum acordo. Mais tarde, os Apaches, índios da planície, filiaram-se na mesma combinação de amizade. 
MOCCASINS                                        SACO                                         PINTURA
     Nómadas, sobreviviam da caça ao bisonte e no cultivo de cereais. Viviam em tendas e dependiam dos seus cavalos para o uso da caça e acção militar. O cavalo foi adquirido aquando dos seus contactos com os primeiros brancos espanhóis, colonizadores fixados a Sul do Rio Grande.
     Percorriam as regiões a Sul do Rio Arkansas até à parte  Oeste do Grand Canyon, fronteira do México, América central e parte Norte até ao Canadá.
     Os chefes mais notáveis da tribo Kiowa foram: Tanhawsin, Little Mountain, Guipago, Old Chief Lone Wolf, Satanta e Satank. Contudo, Dohosan, foi considerado por muitos outros Kiowas como sendo o maior chefe da tribo tendo tido o comando no período compreendido de 1805 a 1866.
     Em 1867, com o tratado de “Medicine Lodge”, os Kiowas foram obrigados pelo exército americano a fixarem-se numa reserva no Sudoeste de Oklahoma. Alguns bandos da tribo dispersaram-se porém, renderam-se em 1875.
     As tribos inimigas desta população indígena foram os Cheyennes e os Sioux, que rivalizavam pela posse das terras conquistadas. 


CHEFES GUERREIROS

 KICKING BIRD                                         DOHASAN                                          GUIPAGO

MESCALEROS


CHEFES GUERREIROS
  CHEFE MESCALERO                         FEITICEIRO                                          CHATTO
        
     Os Mescaleros ou, Apaches Mescaleros, era uma tribo de raiz atabascana.
     Vivem actualmente na reserva índia Apache Mescalero, no Novo México, e somam cerca de quatro mil nativos.
     Os Mescaleros aceitaram nas suas terras outras tribos apaches, como os Chiricahuas e os Lipans.
     A reserva índia desta tribo apache foi estabelecida em 1873 por ordem do Presidente americano Ulysses Grant. Inicialmente, localizava-se perto do Forte Stanton.
     O nome Mescalero é proveniente duma planta chamada “Mescal” que era procurada por este povo aquando das crises de fome. Servia como último recurso na sua alimentação e dava para a sua sobrevivência.
     Esta tribo era constituída por nativos guerreiros que percorriam todo o Sudoeste americano, Novo México, Texas e Arizona, e causaram o terror aos colonizadores espanhóis, mexicanos e americanos.
                               ALDEIA ÍNDIA MESCALERO
                                                                                         
 NAVAJOS


 CHEFE MANUELITO
     A nação dos Navajos estende-se pelo Arizona, Utah e  Novo México. A sua população cifra nas cento e oitenta mil cabeças, sendo a tribo mais numerosa da América.
     Em 1863/64, com a imensa procura de terras por parte dos colonizadores Anglo- saxónicos, o Governo forçou cerca de nove mil navajos a percorrerem 480 Km em direcção ao “Bosque Redondo” – Forte Summer,  no Novo México,  a fim de se fixarem numa reserva. Esta situação foi ordenada na presidência de Andrew Jackson e deveu-se ao resultado de diversas guerrilhas entre os navajos e os colonizadores. Assim, em 1861, o Brigadeiro-general James H. Carleton iniciou algumas incursões militares contra os navajos. Foi nesta altura que o famoso batedor, Kit Carson, foi ordenado por Carleton para conduzir uma expedição ao território Navajo e decretar a rendição desta tribo em 1863. Com esta rendição iniciou-se a famigerada “Longa Caminhada”, com cinco meses de duração, em que morreram na extrema miséria muitos nativos, - a maioria crianças, velhos e mulheres.
     Alguns navajos conseguiram escapar e refugiaram-se nas montanhas ao longo do rio Colorado e no Grand Canyon.

MULHER E CRIANÇA                                     CRIANÇA                                                     GUERREIRO NAVAJO  

     Navajos e Apaches tiveram a sua origem no Noroeste do Canadá e Este do Alaska.
     Em meados do século XVI já os espanhóis conviviam com este povo que assimilou a cultura espanhola no que trata da criação dos rebanhos de ovelhas, transformação da lã em vestuário e na prática da agricultura.
     Os Navajos só viriam a ter contacto com o povo americano por volta do ano de 1846 quando o General Stephen W. Kearny invadiu Santa Fé com mil e seiscentos homens durante a guerra contra o México.
    A habitação dos Navajos, diferente da maioria dos índios de outras tribos, era feita de barro cru e terra e tinha como denominação de “Hogan”. A porta apresentava-se sempre voltada para Este para dar as boas vindas ao Sol da manhã.

HOGAN                                                                                 GUERREIROS A CAÇAR 



Até breve
O amigo Vítor Oliveira  -- Ocart

Sem comentários:

Enviar um comentário