TRIBOS ÍNDIAS
CREEKS
Os Creeks ou, Muscogees, são um povo indígena norte americano que viviam junto do rio Mississipi, nos Estados do Alabama, Georgia, Oklahoma e Flórida, antes da colonização europeia.
Tinham como construções típicas, casas sobre plataformas térreas, integrando a cultura Mississipiana. Os primeiros povos europeus que os contactaram foram os espanhóis em 1513 com Juan Ponce de Léon e Lucas Vázquez de Ayllón, aquando duma expedição no Sul do Estado da Carolina.
Outros povos europeus se seguiram como colonizadores, e entre eles, foram os franceses, ingleses, escoceses, irlandeses e alemães.
Juntamente com esta tribo viviam os vizinhos Cherokees, Chickasaws, Choctaws, Shawnees e Seminolas – povos do Sudeste americano.
Entre muitas batalhas travadas com colonos ingleses, ficou conhecida a que de deu em 30 de Agosto de 1813, em que os Red Sticks, bando pertencente aos Creeks e liderado pelo chefe Red Eagle, atacou o Forte de Mims, perto da cidade de Mobile no Estado de Alabama. Apareceram de surpresa e mataram cerca de duzentas e cinquenta pessoas, compreendendo mulheres, crianças e aliados índios de outras tribos que lá se encontravam para defenderem o Forte.
Os Estados de Tennessee, Georgia e Mississipi agruparam um exército comandado pelo General Andrew Jackson e, juntamente com os aliados indígenas Cherokees, venceram os Red Sticks (Creeks), na batalha de Horseshoe Bent, junto do rio Tallapoosa, onde viriam a falecer cerca de três mil combatentes, em 27 de Março de 1814.
Sujeitos a morrerem de fome, este bando de Red Sticks (Creeks), renderam-se às tropas de Jackson em Wetumpka, junto à cidade de Montgomery, no Alabama.
Outros Creeks, em bandos, recusaram a rendição e fugiram para a Flórida juntando-se aos Seminolas. Muitos Creeks foram deslocados para reservas próprias no ano de 1834 e para o Estado do Alabama.
ESTAJOCA e HOPOTHLE MICO |
No presente, os Creeks são reconhecidos como pertencentes à Nação índia e encontram-se radicados em Okmulgee, no Oklahoma, tendo como chefe A. D. Ellis. Perfazem 72 000 habitantes e, para além do Estado de Oklahoma, vivem em Alabama, Louisiana e no Texas, aliados a outros povos autóctones – nações denominadas por “Cinco Tribos Civilizadas” – Cherokees, Chicksaws, Chockaws, Seminolas e Creeks.
CROWS
INDIO CROW A CAVALO |
A população índia conhecida pelos Crows vivia no vale do rio Yellowstone. Presentemente, estão inseridos em reservas no Sul de Billings, no Estado de Montana.
A denominação Crow aparece com referência ao nome de uma ave com a aparência de um gaio, com a cauda em forma de forquilha.
O primeiro contacto com o povo europeu deu-se no ano de 1743, e há registos de dois exploradores franceses, os irmãos Verendryes, que oriundos do Canadá se deslocaram até às proximidades do Estado de Montana, mais propriamente, junto à cidade de Hardin.
Estes indígenas viviam em tendas feitas com peles de bisonte e paus de madeira. As camas dispunham-se em redor e no interior da tenda, tendo uma fogueira no centro. O fumo escapava-se através dum orifício situado no topo.
Vestiam-se de peles de veado e de bisonte, decoradas com dentes de alces. Protegiam as pernas com polainas e calçavam mocasins. As mulheres usavam o cabelo curto, contrariamente aos homens.
CURLEY |
Possuíam muitos mais cavalos de que as outras tribos da planície e tinham o cão como segundo animal mais utilizado pelo bando. Diferentemente às outras tribos, o cão, não era servido como base alimentar.
Os batedores do General Custer pertenciam à tribo Crow. Seu chefe chamado Curley viria a falecer na famosa batalha de “Little Big Horn”, em 1876, contra os Sioux e Cheyennes, assim como o próprio General e tantos outros militares americanos.
Vivendo em reservas, somam na actualidade, 12 000 habitantes.
Vitor Oliveira OPCART
Sem comentários:
Enviar um comentário