terça-feira, 18 de outubro de 2022

DISSERTAÇÃO HISTÓRICA SOBRE ANGOLA


Com referência a Angola, embora nos tempos primórdios não houvesse uma História escrita, cada pessoa idosa tentou constituir um alter-ego fidedigno ao transmitir, à sua posteridade, toda uma história verbal, tentando preservá-la verdadeira e incólume. 
Toda a história, ao passar de geração a geração, de uma forma verbal, vai sendo, paulatinamente, amalgamada com um pouco do cunho pessoal dos narradores, pois é sempre notória a espantosa fertilidade da imaginação dos expositores…

E alguns desses expositores abordam essa história assim:

A GRANDE FAMÍLIA AFRICANA



A primeira população a invadir Angola foi a BANTU, a chamada “expansão BANTU”. Esta população era oriunda da África Central. Fixou-se a Norte e a Sul do Rio Zaire e, a Noroeste do território Angolano. Este povo dominava, com grande engenho, a siderurgia do ferro. 
Mais tarde, vieram a formar o povo BAKONGO de língua Kikongo. 
Outros povos, talvez atraídos pela grande espacialidade ou da riqueza da flora e da fauna, atravessaram o Alto Zambeze até o Cunene, formando os designados NGANGUELA, os OVAMBO e os XINDONGA. 



No ano de 1568, há uma nova invasão, vinda do Norte, pelo povo chamado JAGAS. Na luta contra os BAKONGO estes, tendo recuado, apossaram-se da região de Kassanje.

No Seculo XVI Angola foi invadida por mais três povos:

Os NHANECAS ou VANYANEKA. 
OS HEREROS ou OVAHELELO e 
os PORTUGUESES.

Os NHANECAS ou VANYANEKA, vindos pelo sul de Angola e percorrendo toda a região do Cunene, acamparam no planalto da Huíla.

OS HEREROS ou OVAHELELO vindos do Centro de África – após terem atravessado os Grandes Lagos - caminhado pelo extremo leste de Angola e atravessado todo o planalto do Bié, fixaram-se nas regiões que medeiam o Deserto do Namibe e a Serra da Chela, no sudoeste Angolano. 
Este era um povo ligado a pastorícia. 
Os PORTUGUESES, instalaram-se no local que passaram a chamar São Paulo da Assunção de Luanda, a actual cidade de Luanda.

No século XVIII os OVAMBOS ou WAMBOS, e os QUIOCOS ou TCHOKWES entram em Angola.
Os OVAMBOS vindos do baixo Cubango estabelecem-se entre o Alto Cubango e o Cunene. (Estes eram grandes técnicos na arte de trabalhar o ferro).

Os QUIOCOS OU TCHOKWÉS tendo abandonado Catanga e atravessado o rio Cassai instalaram-se, inicialmente, na região da Lunda, no nordeste de Angola, fazendo mais tarde migração para a parte Sul.
Por último, no século XIX chega um povo vindo de Orange, África do Sul, em 1840, tendo por chefe um destemido guerreiro chamado Sebituane. Instala-se no Alto Zambeze e é chamado de CUANGARES ou OVAKWANGALI.

Este povo também ficou conhecido por MACOCOLOS. Do Alto Zambeze alguns fixaram-se no Cuangar Sudoeste Angolano, entre os rios Cubango e Cuando.

Eram frequentes as guerras entre estes povos. Migrantes mais tardios combatiam os grupos já estabelecidos para lhes usurpar as terras.
Muralhas, à volta das sanzalas, formavam fortalezas. Podemos observá-las em certos lugares, de Angola, obviamente em ruínas, antigas muralhas em pedra, especialmente no planalto do Bié e no planalto da Huíla. Nestes mesmos lugares existem túmulos construídos em pedra e galerias de exploração de minério que notabilizam uma civilização que nos pode deixar estupefactos tal o seu avanço !

Na Lunda Zaire e Cuangar foram encontrados, feitos pelos homens do Paleolítico, instrumentos de pedra e de outros materiais.

No Deserto do Namibe existem gravuras rupestres desenhadas nas rochas.

As fábulas e provérbios eram o género literário mais generalizado entre o povo.

 As fábulas visualizavam, sempre, enaltecer o mais fraco – que vencia pela sua argúcia e tenacidade o mais forte e prepotente.

Os protagonistas eram sempre animais.

O poema era cantado ao som do batuque e do quissange.




Nota: Apanhado escrito da autoria de Filomena Gomes Camacho

Londres, 22/02/13

Com arranjo de imagens e pequenos acrescentos de Vítor Oliveira 

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