terça-feira, 11 de agosto de 2020

A COLUNA DE TRAJANO


NO CORAÇÃO DE ROMA, RESIDE UM MISTÉRIO!...

A Coluna de Trajano é um dos monumentos mais impressionantes que sobreviveu à queda do Império Romano. Investigadores ainda tentam perceber como, realmente, foi construída. Recuando no tempo podíamos contemplar a construção desta fantástica façanha de engenharia. 

ANO DE 113 D.C., ROMA, ITÁLIA

A coluna foi mandada construir pelo Senado romano, em 113 D.C., em honra do Imperador Trajano, que tinha acabado de vencer os dácios, varrendo-os da face da Europa. 
Pensa-se que o arquitecto tenha sido Apolodoro de Damasco, que já tinha desenhado o Fórum de Trajano. 
Com 38 metros de altura, foram precisos 29 blocos de mármore, cada um pesando entre 25 a 77 toneladas. Foram trazidas de uma pedreira no Norte de Roma, pelo rio Tibre, para o local de trabalho. 
Em cada bloco foram abertas janelas e uma escada para permitir acesso ao topo. 
Segundo uma teoria local, diz-se que os blocos foram empurrados para a base de uma torre elevatória, um sofisticado sistema de andaimes para os puxar para o alto. Para prender os blocos, abriram-se ranhuras no mármore onde se inseriram cavilhas metálicas que os seguravam por dentro. Depois, cordas eram atadas a cada cavilha. Para se elevar os blocos, fazia-se girar, simultaneamente, uma série de guinchos, cada um puxado por cerca de 12 homens bem como por cavalos. A eles se atavam umas cordas que se prendiam ou soltavam por entre a torre elevatória. Deste modo, podia-se levantar um bloco de mármore muitos metros acima do solo. 

Colocados os blocos, os pedreiros alisam a superfície do mármore e começam a trabalhar nos 200 metros do friso que relata as vitórias do Imperador Trajano. O friso ascende em espiral pela coluna como uma desenhada gigante composta por 155 cenas diferentes. E, provavelmente, estava pintada com cores vivas, apesar de já não restarem vestígios. Uma estátua de bronze de Trajano foi colocada no topo. Mas, em 1588, um papa substituiu-a por outra de S. Pedro. A estátua de Trajano perdeu-se para sempre. 
O pedestal é feito de oito blocos de mármore e alberga a urna de Trajano. 
A Coluna de Trajano mantém-se de pé há mais de 1.900 anos e tornou-se um ícone de Roma. 
Ao longo dos tempos, enquanto outros marcos da cidade ruíram, esta coluna nunca deixou de fascinar e inspirar. 




















Nota:
Recolha de um texto da National Geographic, resumido e trabalhado por V. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário