terça-feira, 9 de junho de 2020

BANDEIRA MONUMENTO


A obra é constituída por um mastro de 75 metros de altura e 25 toneladas de peso, sob uma base de 1,5 metros de diâmetro, constituída por cerca de 200 metros cúbicos de betão armado, enquanto no topo, de 30 centímetros, está incrustada uma luz de sinalização aeronáutica.
O mastro, que pode oscilar até um metro para os lados, suporta uma Bandeira Nacional, com 18 metros de comprimento e 12 de largura, pesando cerca de 40 quilos, cujo material de confecção (pano) está preparado para suportar adversidades do tempo, mormente ventos de até 200 quilómetros por hora.


A Bandeira Nacional, saliente-se, tem duas cores dispostas em igual número de faixas horizontais, sendo a superior e de cor vermelha-rubra e a inferior preta, representando:
A vermelha-rubra, o sangue derramado pelos angolanos durante a opressão colonial, a luta de libertação nacional e a defesa da pátria, enquanto a preta, o Continente africano.
Ao centro, figura uma secção constituída por uma semi-Roda Dentada, símbolo dos trabalhadores e da produção industrial, uma Catana, em homenagem aos camponeses, a produção agrícola e a luta armada, por fim uma Estrela, que representa a solidariedade internacional e o progresso.

http://youtu.be/x0oQ9AJ-wG0


Sem comentários:

Enviar um comentário