terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.25


XERIFES


WYATT  EARP - 1848 – 1929

Wyatt Berry Stapp Earp, nasceu em Monmouth, no Estado de Illinois, em 19 de Março de 1848 e faleceu em 13 de Janeiro de 1929. Wyatt Earp foi agricultor, condutor de diligências, ocasionalmente caçador de bisontes, mineiro, empresário de salões e jogador. Ocupou vários postos policiais no Oeste Americano. Temido xerife de fronteira, operou nas cidades de Wichita e Dodge city, Kansas, entre outras. Foi um dos protagonistas do tiroteio em O. K. Corral, em Tombstone, Arizona, juntamente com Doc Holliday, Virgil Earp e Morgan Earp. Faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos registados na história do Velho Oeste Americano, inspirando numerosos Westerns. Wyatt passou a maior parte da vida a viajar pelos desertos do sudoeste com os seus quatro irmãos – Virgil, Morgan, James e Warren, além da esposa Josie.    
     O pai de Wyatt, chamado de Nicholas Porter Earp, já viúvo em 1840, voltou a casar com Virginia Ann Cooksey em Hartford, no Kentucky. Em 1850, a família Earp deixa Monmouth e parte para a Califórnia, fixando-se como agricultores a Nordeste da cidade Pella, Iowa.

      Em 1856, vendem a sua propriedade da Califórnia e regressam a Monmouth, em Illinois porém, o pai de Wyatt, na impossibilidade de trabalhar como tanoeiro ou agricultor, torna-se polícia durante três anos a fim de sustentar a família. Segundo rumores da época, tinha como outros recursos ilegais, a venda e contrabando de bebidas alcoólicas. Foi condenado em 1859 a pagar multas impostas pelo tribunal e, na impossibilidade do pagamento solicitado, as suas propriedades foram colocadas em leilão. Parte novamente para Pella, Iowa e, passado algum tempo, deslocou-se para Monmouth para confirmar e concluir a venda das suas propriedades no intuito de liquidar as suas dívidas e acabar com os seus processos judiciais.
VIRGIL EARP
Durante a sua estadia em Pella, rebentou a Guerra Civil, e três irmãos de Wyatt (Newton, James e Virgil) alistaram-se na União, em Novembro de 1861. Nesta altura, Wyatt tinha 13 anos, mas tentou em várias ocasiões escapar-se para seguir a vida destes irmãos. Enquanto o pai recrutava e exercitava diversos grupos para a guerra, Wyatt e os seus irmãos mais jovens (Morgan e Warren) cultivavam as suas terras.
     Em 1863, James, ferido em guerra na localidade de Fredericktown, no Missouri, regressa a casa. Tanto este meio-irmão, como Virgil, debateram-se em diversas batalhas no Este, e pela Guerra Civil Americana.
MORGAN EARP
     Em 1864, toda a família segue para Colton, perto de San Bernardino, na Califórnia, onde Wyatt se tornou empregado nos caminhos-de-ferro. Em 1865, Wyatt e o seu irmão Virgil empregam-se como condutores de diligências na Companhia de Phineas Banning Stage.
     Em 1866 mudam de Companhia e passam para a Sociedade Chris Taylor exercendo a mesma actividade de condutores de diligências. Percorriam a rota de Wilmington, Califórnia, até Prescott no território do Arizona. Faziam o caminho de San Bernardino por Las Vegas, no território de Nevada até à cidade de Salt Lake, numa outra rota.

     Na Primavera de 1868, Wyatt foi contratado por Charles Chrisman para transportar abastecimentos relacionados à construção da linha férrea do Pacífico. Neste mesmo ano, toda a família se fixa na cidade de Lamar, no Missouri, onde o pai se torna polícia.
     Em 1869, o pai, resignando-se ao cargo de polícia, aponta o seu filho Wyatt como substituto.
     Em 1870, em Lamar, Wyatt casa pela primeira vez com Urilla Sutherland, filha de William e Permelia Suderland, provenientes de Nova Iorque. Este casamento teve uma vida curta, que se supõe que a mulher tenha morrido de tifo ou, por ter abortado no parto. Durou cerca de um ano, no máximo. Com a morte repentina da sua esposa, voltou para o território selvagem.
     Entre 1871 e 1874, Wyatt ocupou-se na caça de bisontes no Estado do Kansas, e
BAT MASTERSON
vagueou pelas Grandes Planícies, refugiando-se de vários problemas tidos no Missouri e relacionados com a justiça. Constou-se que foi durante esta ausência que se encontrou pela primeira vez com o seu maior amigo Bat Masterson, conhecido xerife, em Salt Fork, no Arkansas.
     Em 1875 torna-se xerife na cidade de Wichita, local onde as manadas de gado chegavam do Texas para seguirem de comboio para o Leste. Teve acção preponderante na prisão de ladrões de cavalos e de salteadores de comboios.
DOC HOLLIDAY
     Em 1876, Wyatt perdeu o cargo de xerife de Wichita em prol de Meagher, e mais uma vez toma outro rumo dirigindo-se para Dodge City, no Kansas. Esta cidade substituiu Wichita na recolha de gado que era encaminhado pelo trilho de Chisholm após 1875. Wyatt toma o cargo de assistente do xerife Larry Deger, depois de se ter tornado em negociante, delegado e dono de um Salão de jogo. De assistente passa a xerife da cidade e reencontra-se com Bat Masterson.
     Em 1877, Earp deixa Dodge City por um curto período de tempo, dedicando-se ao jogo em terras Texanas. Esteve em Fort Griffin onde encontrou um dos maiores jogadores de cartas do Oeste – o dentista Doc Holliday.
CELIA ANN BLAYLOCK
     Em 1878 regressa a Dodge City e toma o cargo de assistente policial de Charlie Bassett. Holliday, segue-lhe as pisadas fixando-se na cidade em Julho deste mesmo ano. Wyatt juntou-se a Celia Anne “Mattie” Blaylock. Esta companheira viveu com ele cinco anos. Chegou a Dodge City com Wyatt, e partiu mais tarde para Las Vegas, no Novo México, juntos. Companheira de vida durante estes anos, conhecida na vida de Salões.
     Wyatt era conhecido por usar revólveres de cano comprido.
     Neste ano, Dora Hand, actriz famosa, foi assassinada enquanto convidada na casa da família Kelly, em Dodge City. O assassino tinha na mira matar o dono da casa porém, à noite, disparou para o quarto a pensar que Kelly ali se encontrava. Earp organizou uma milícia composta por famosos homens de lei (Bat Masterson, Bill Tilghman, Charlie Bassett e William Duffy), e capturaram o fugitivo. Earp ao disparar o primeiro tiro feriu o cavalo, e Masterson feriu o assassino, que viriam a descobrir tratar-se de James “Spike” Kenedy, filho do grande rancheiro e criador de gado, Miflin Kenedy, do Texas.
WYATT E A COMISSÃO DE PAZ
Em 1879, Wyatt e os seus irmãos mais velhos, James e Virgil, mudam de cidade e fixam-se em Tombstone, conhecida pelas minas de prata. Wyatt, ao estabelecer-se nesta cidade adquiriu um Salão de jogos. Dedica-se também, à exploração de minas, e mantém trabalho como condutor de diligências para a Firma Wells Fargo. James emprega-se como empregado de bar e Virgil é nomeado xerife. Foi aqui que Wyatt conheceu a sua terceira mulher, Josie.
     Em 1880, outros irmãos de Wyatt, Morgan e Warren Earp, juntaram-se a ele, assim como o amigo Doc Holliday. Morgan torna-se ajudante de xerife do irmão Virgil. Em Julho deste ano, Virgil, que impunha a lei na cidade de Tombstone já como Marechal, acusou um vaqueiro (Frank McLaury) de ter roubado seis cavalos ao exército do Camp Rucker. Este incidente precipitou a inimizade entre os McLaury e os Earp. Nesta altura, Wyatt foi nomeado xerife numa localidade próxima chamada Pima County.

     Em 1881 Wyatt Earp foi destituído de ser xerife e juntou-se aos seus irmãos na exploração de minas na área restringida a Tombstone. Em complemento a esta actividade, associou-se a Lou Rickbaugh numa concessão de jogo no Salão Oriental.

TIROTEIO EM O. K. CORRAL


     Tomaram parte neste tiroteio – Wyatt Earp, o amigo Doc Holliday e os irmãos de Wyatt – Virgil e Morgan Earp, contra os seus inimigos Ike Clanton, Billy Claiborn e outros vaqueiros do mesmo bando.
     Doc Holliday foi o primeiro a fazer fogo acertando em Frank McLaury na barriga, e Morgan Earp sacou as armas imediatamente ferindo Billy Clanton. Nesta confusão de tiros Tom Mclaury, escondido e enquanto cavalgava, disparou nas costas de Morgan Earp. Tom McLaury foi apanhado por Doc Holliday e Virgil Earp, que cambaleando até à Rua Fremont, caiu morto. O fogo cruzado continuou com Billy Clanton e Frank McLaury feridos. Ambos acertaram numa perna de Virgil Earp. Deste combate, Doc Holliday, Virgil Earp e Morgan Earp saíram feridos e, Wyatt Earp, ileso. Da outra parte, Bill Clanton, Tom McLaury e Frank McLaury foram mortos.

     Em Março de 1882, Morgan Earp foi assassinado por um pistoleiro que escondido disparou através duma janela para a sala de jogo de bilhar onde Morgan se encontrava a jogar. Uma outra bala passou a rasar à cabeça do irmão Wyatt. Testemunhas deste assassinato acusaram as figuras de Spence, Stilwell, Frederick Bode e “Indian Charlie”. Este último foi morto por Wyatt e, seguidamente foi Curley Bill, os supostos assassinos de Morgan Earp. Estava feita a vingança de O. K. Corral.


     Depois deste tiroteio, os Earp abandonaram o Arizona, passaram pelo Colorado onde estiveram por pouco tempo em Coeur D´Alene, Idaho, e rumaram para a Califórnia, juntando-se a Virgil que já se encontrava em S. Francisco. Do grupo dos Earp, Doc Holliday seguiu para Pueblo e, posteriormente, para Denver. Texas Jack, assentou arraiais nas cercanias de Gunnison, no Colorado.
     Em 1886, Earp e Josie, mudaram-se para San Diego onde investiram em propriedades e Salões de jogos, permanecendo nesta cidade por quatro anos.
     Em 1890, rumam a S. Francisco para se juntarem à família de Josie, sua esposa. Ele, nesta altura, ligado aos cavalos e aos combates de boxe, como apostador.
     Em 1897, ele e Josie partem para o Alaska, na célebre corrida ao ouro. Em Nome, cidade do Alaska, Wyatt dedicou-se a dirigir Salões de jogos.

SALÃO DE JOGOS EM NOME – ALASKA - 1897


     Em 1901 retornam ao Velho Oeste com fortuna e instalam-se em Tonopah, no Nevada, onde retoma à actividade de Salões, jogo e exploração de minas.
WYATT E JOSIE - 1902
Em 1906 regressa à Califórnia, e explora diversas minas de ouro e cobre perto de
Vidal, no rio Colorado e regista algumas minas nas montanhas de Whipple. Mais tarde, relaciona-se com Hollywood, onde se depara com famosos artistas de cinema. Aqui, torna-se amigo pessoal de John Wayne. Foi Wayne que mais tarde confessou a Hugh O´Brian ter-se baseado na imagem de Wyatt Earp para se realizar como actor nos filmes de cowboys.


Wyatt Earp veio a falecer em casa, num pequeno apartamento em Los Angeles, vitimado por cancro, a 13 de Janeiro de 1929, com a idade de 80 anos. Foram os actores William S. Hart e Tom Mix que pegaram no seu caixão. As cinzas foram depositadas em Colm, na Califórnia. Josie, sua mulher, faleceu em 1944 e, as suas cinzas foram espalhadas junto às cinzas de Wyatt Earp, seu marido. 

LIVROS DA BANDA DESENHADA




Até breve                                                                                   
O amigo 



Sem comentários:

Enviar um comentário