sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.24


XERIFES


WILD BILL HICKOK - 1837 – 1876


James Butler Hickok nasceu em Homer, no Estado de Illinois, em 27 de Maio de 1837, e
ficou conhecido como Wild Bill Hickok, figura lendária no Velho Oeste Americano. 

Foi condutor de diligências, soldado, guia, batedor, explorador, xerife, mineiro e jogador profissional.
Enquanto crescia, o rancho de seu pai tornou-se uma das paradas da rota secreta de fuga de escravos negros (Underground Railroad). Como protector dos escravos negros, o rancho foi alvo de ataques de anti-abolicionistas, e Wild e o pai valeram-se com armas para resolver muitos conflitos.
Em 1855 Hickok, então com 18 anos de idade, teve uma briga com Charles Hudson e ambos caíram num canal. Pensando ter morto Hudson, Hickok fugiu e juntou-se ao exército da União do Estado Livre do Gen. Jim Lane, onde ganhou amizade com o conhecido Buffalo Bill, que nessa altura servia de batedor no exército. Durante a Guerra Civil, maioritariamente nos Estados do Kansas e Missouri, foi conotado como um hábil explorador, tornando-se batedor do exército onde ganhou fama como bom atirador. 

Em 1857, Hickok fixou-se como rancheiro no Condado de Johnson, no Kansas, e em 1858 foi eleito como polícia nesse mesmo Estado. 
Em 1859 emprega-se como condutor de uma Companhia de transporte.
Em 1861 toma parte num tiroteio mortal com os McCanles, em Rock Creek Station. Davis McCanle e dois fazendeiros confrontam-se com Hickok, Horace Wellman (gerente da estação) e o empregado J.W. Brink. McCanles foi o primeiro homem morto por Hickok durante o confronto.
Em 21 de Julho de 1865, em Springfield, no Missouri, Hickok matou num duelo David Tutt. O incidente ocorreu devido a uma dívida de jogo, acirrado pela disputa de uma garota chamada Susannah Moore. Com a repercussão desse incidente, Hickok não conseguiu eleger-se delegado federal em Springfield. Deixando a cidade, foi recomendado para auxiliar do delegado de Fort Riley North, no Kansas.
Entretanto, Hickok envolveu-se nas guerras contra os índios e serviu como batedor do General Custer, na 7ª. Cavalaria.
Em 1869 foi eleito xerife em Ellis County, no Kansas, depois de fracassar como actor nas Quedas do Niagara, cuja peça se intitulava “The Daring Buffalo Chases of the Plais”.
Foi Hickok que tornou usual a prática de afixar cartazes.
Durante a Guerra Civil, Buffalo Bill serviu o exército como guia juntamente com Robert Denbow, David L. Payne, e Hickok. Todos eles criaram uma amizade que perdurou por décadas. Depois da Guerra, os quatro (Payne, Cody, Hickok e Denbow) tomaram parte na caça ao bisonte. Enquanto Payne se dirigiu para Wichita, no Kansas, em 1870, Denbow juntou-se a ele e, Hickok, tornou-se xerife em Hays, no Kansas. No seu primeiro mês, nesta cidade, matou dois homens em tiroteios - Bill Mulvey e Sam Srawhim.
Neste mesmo ano, também em Hays, envolveu-se num tiroteio com soldados desordeiros da 7ª Cavalaria, atirando e acertando em dois deles. Com este acontecimento, não foi reeleito para o cargo.
Em 1871 tornou-se Marechal em Abilene no lugar de Tom “Bear River” Smith, que havia sido morto em 1870. O fora-de-lei John Weslry Hardin teve um atrito com Hickok, nesta altura. Na sua autobiografia (escrita dois anos depois da morte de Hickok), Hardin comentou que desarmou o delegado, quando este tentou prendê-lo por entrar armado num Saloon. Acabou por deixar a cidade amigavelmente sem terem entrado em disputas. Em Abril deste mesmo ano, Hickok e Phil Coe, proprietário de um saloon, entraram numa disputa que acabou em tiroteio. Coe tinha como parceiro nos negócios o pistoleiro Bem Thompson. Em 5 de Outubro, Coe atirou duas vezes sobre Hickok quando este queria prendê-lo por estar armado na cidade. Hickok matou Coe e deixou o cargo dois meses depois da morte acidental de seu auxiliar Mike Williams.
Constou-se que Hickok apareceu em cena numa das representações de circo dirigidas pelo amigo Buffalo Bill, em 1873.
Em 1875 estabeleceu-se no Kansas.
Em 1876 Hickok foi diagnosticado com glaucoma e gonorreia.
Em 5 de Março, Hickok casou-se com Agnes Thatcher Lake, de 50 anos e proprietária de um circo. Este casamento foi reclamado por Calamity Jane na sua autobiografia. Segundo esta, Hickok teria contraído matrimónio com Jane. Mais tarde, ter-se-ia dado o divórcio libertando Hickok para Agnes. Após casamento deixou a noiva e foi em busca de fortuna nos campos auríferos do Dakota do Sul.
Em 2 de Agosto de 1876, enquanto jogava póquer no Saloon Nuttal Mann No. 10 em Deadwood, Dakota Sul, em Black Hills, Hickok não encontrou vazio o seu lugar acostumado, então sentou-se de costas para a porta. Recebeu um tiro na cabeça de um revólver calibre 45, dado por Jack McCall. A lenda diz que Hickok estava a jogar póquer quando foi morto, e que segurava um par de ases, um par de oito e uma dama. Essas cinco cartas ficaram conhecidas como a “Mão do Homem Morto”. Depois de dois julgamentos, McCall foi enforcado. 



Faleceu em 2 de Agosto de 1876, com a idade de 39 anos.

      LIVROS DA BANDA DESENHADA


Até breve
O amigo


2 comentários:

  1. Tantos mortos, tantos tiros....Cowboiadas.....Eu não conhecia ninguém. Só as senhoras. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faty, Bem, para te presentear com uma "cowboyada" em que aprecem mais mulheres de intervenção...vai ver o filme "Uma questão de coragem", com actores de envergadura - Tommy Lee Jones e Meryl Street. Saiu para projecção no dia 5/3/2015. Fica atenta na tua zona.

      Eliminar