terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

ENVELHECER ACTIVAMENTE


Envelhecer com saúde e activo exige independência, autonomia motora e a manutenção das capacidades cognitivas. 

     É da persistência das funções intelectuais que dependem todos os outros condicionantes de envelhecer bem. 

     O cérebro pode sempre aprender, em qualquer idade. O cérebro é um órgão que se atrofia pelo desuso. Parar de o usar é condená-lo a perder memória, raciocínio lógico, identidade, autonomia. 

SUGERE-SE: 

1 – Ler, discutir, fazer exercício de estimulação mental, continuar informado e a viver os problemas da família, do país e do mundo é importante para não perder capacidades intelectuais. O modo como se vive o dia-a-dia é crucial e explica por que muitas pessoas atingem idades avançadas mantendo as capacidades intelectuais intactas.

2 – Para um envelhecimento activo é necessário fazer-se exercício físico. O exercício físico mantém a mobilidade articular, combate a atrofia muscular, ajuda a manutenção ou a perda de peso, baixa a tensão arterial, melhora a função respiratória e previne a depressão. Deve-se iniciar novas actividades como dançar, nadar, escrever, estudar um assunto, jardinar…que são modos de continuar activo. 

3 – Manter uma vida social activa, como: Encontro regular com amigos, descobrir novas amizades, inscrever-se em associações desportivas ou culturais. Nunca viver fechado consigo mesmo, fixado nas recordações do passado. 

Pablo Neruda escreveu: Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos incomoda, é não ver o futuro que nos convida.

4 – Fazer uma alimentação saudável…já conhecida por todos!...Fugir dos sentimentos negativos para evitar a depressão, ansiedade, raiva, vergonha…

5 – Desenvolver e assumir atitudes positivas em relação a si próprio e ao mundo. 

Buda aconselhou: Que o segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem adiantar-se aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.

6 – Não alterar a atitude e o comportamento. As pessoas são as mesmas que sempre foram. Será o próprio que tem que definir o que quer e pode fazer, abolindo para sempre o preconceito: Já não tenho idade!

7 – Manter bem forte a vontade de viver, como escreveu Fernando Pessoa: 
Não importa se a estação do ano muda…
Se o século vira, se o milénio é outro.
Se a idade aumenta…
Conserva a vontade de viver,
Não se chega a parte alguma sem ela…



Nota: Recolha dum texto do Prof. João Gorjão Clara que foi trabalhado por mim, estreitando, adequando e “suavizando-o” … para o ajustar à nossa página.

   
VÍTOR OLIVEIRA 

Sem comentários:

Enviar um comentário