quarta-feira, 14 de março de 2018

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.33


BANDIDOS


TEXAS JACK – 1862 – 1950

Nathaniel “Texas Jack” Reed, filho de Mason Henry Reed e de Elizabeth Prater, nasceu no Condado de Madison, no Arkansas, em 23 de Março de 1862, e faleceu em 7 de Janeiro de 1950. 
O seu pai foi morto enquanto combatia pelo exército da União durante a Guerra Civil da América, na batalha de “Campbell´s Station”, em 16 de Novembro de 1863. Jack viveu com os avós maternos até 1883, quando aos 21 anos se deslocou para o Oeste Americano.
Trabalhou em diversas profissões nos Estados de Idaho, Wyoming, Colorado, Texas, até que em Oklahoma se tornou num cowboy hábil por conta do rancheiro Tarry. Em 1884, o seu capataz convidou-o para um assalto a um comboio na cidade de “La Junta”, no Colorado. Enquanto praticava o assalto, Jack entrou na carruagem dos passageiros, disparando a sua arma para o ar, a fim de os manter sob controlo. Bem-sucedido, veio a receber muitos dólares na sua partilha. Encorajado com este sucesso, Texas Jack abandonou o trabalho de vaqueiro e dedicou-se à prática dos assaltos.

Soldado da União

Foi um fora-da-lei responsável por muitos assaltos a diligências, bancos e comboios no percurso do Sudoeste Americano, (Montanhas Rochosas e Território Índio) durante a década de oitenta do século dezanove.
Fazia os assaltos por conta própria ou, em bando, sendo ele o chefe da quadrilha na maioria das vezes.
Texas Jack foi o assaltante mais activo dos quarenta e sete fora-da-lei no território Índio.

Na companhia do bando de Dalton, participou no assalto a dois bancos em Coffeyville, em 1892, assim como no tiroteio de 1893, em Ingalls. 
Frank Dalton, Grat Dalton, Bill Doolin e Henry Starr

Por volta de 1894, enquanto vivia perto de Muskogee, em Oklahoma, Texas Jack teve conhecimento dum carregamento de ouro que seguiria de Dallas, no Texas, até à cidade de St. Louis, no Missouri. Reuniu a quadrilha com Buss Luckey, William Smith e Tom Root e escolheu a localidade de Blackstone Switch, em Wybark, para fazer o assalto. O plano consistia em desviar os carris do comboio, entrar pelas laterais das carruagens e, utilizar dinamite para fazer rebentar o cofre do ouro.
Root, um índio alto e forte, conhecido por Cherokee Bill, estava encarregado de abrir as caixas fortes e trazer para o exterior a carga do ouro. 
Cherokee Bill
Smith empunhava a sua arma apontada ao maquinista e ao fogueiro, enquanto Luckey segurava os cavalos.
Nesta manobra, coube a Texas Jack acionar os carris, tarefa que estava incutida ao bandido Jim Dyer, que não compareceu para o assalto. Texas Jack, acionou os carris demasiado cedo, e o maquinista Joseph Hotchkiss parou o comboio logo que avistou o sinal vermelho a curta distância do desvio. 
Texas e os companheiros foram forçados a correr em direcção ao comboio gritando e disparando as suas armas. Hotchkiss e o fogueiro deram o alerta usando o alarme, saltaram do comboio, e esconderam-se numa pequena ravina.
Texas e os companheiros foram forçados a correr em direcção ao comboio gritando e disparando as suas armas. Hotchkiss e o fogueiro deram o alerta usando o alarme, saltaram do comboio, e esconderam-se numa pequena ravina.
A Companhia de Caminho de Ferro desconfiando duma possibilidade de assalto, colocou o xerife e o seu grupo de guardas num comboio e, a carga de ouro, noutro.       Neste, seguiam os guardas armados, incluindo Bud Ledbetter, Paden Tolbert, Sid Johnson, Frank Jones, quando Texas Jack e os companheiros se aproximaram para o roubo. Texas e o companheiro Tom Root ainda puderam proteger-se com as árvores e começaram a disparar para a carruagem. Os defensores do cofre, incluindo o xerife Paden Tolbert encetaram um tiroteio que durou cerca de uma hora. Contou-se que um dos homens de Texas Jack tenha falecido. Mesmo em perigo, Texas Jack saltou para o comboio, pela carruagem dos passageiros, e roubou os objectos de maior valor colocando-os num saco, e fugiu com os restantes assaltantes.
Paden Tobert, The American Express Cª. e Texas Jack

Ao fugirem, Texas Jack foi atingido por Bud Ledbetter. Com ferimento grave, foi abandonado pelos companheiros do assalto já pela calada da noite. Jack entregou parte da pilhagem e ficou com o restante dentro do saco que lhe serviu de almofada enquanto jazia escondido numa gruta. Foi encontrado protegido com uma manta de cavalo, por uma índia que o curou e o trouxe de volta à vida.
A Companhia de Comboios “The American Express Company” ofereceu uma recompensa de duzentos e cinquenta dólares pela captura de cada bandido do grupo assaltante.

A caça ao homem foi conduzida pelo Marshall George Crump, S. Morton Rutherford e um grupo de voluntários que se deslocaram para o território Índio e para a Nação dos Creek.
Na queima de um canavial, um dos guardas encontrou restos de uma sela pertencente a Texas Jack. O proprietário daqueles terrenos foi ameaçado de lhe serem destruídas as culturas se os assaltantes não fossem apanhados. Sob aviso, Texas Jack deixou o território e dirigiu-se para Seneca, no Missouri, chegando a esta cidade a 9 de Dezembro de 1894, onde Bill Lawrence o tomou a seu cuidado.

Isaac Park
Depois da recuperação, Texas Jack voltou ao Arkansas em 1895, onde acompanhou o seu irmão no Condado de Madison. Decidido a retirar-se da vida criminosa, escreveu ao juiz Isaac Parker concordando depor contra o homem que tinha planeado o assalto ao comboio e, em troca, receber a liberdade condicional. Smith, desapareceu de vez, mas o Marshall Newton LaForce conseguiu seguir a pista de Luckey e Root nas proximidades de Broken Arrow, quinze milhas a Sul de Tulsa, em Oklahoma. Foram abatidos num tiroteio levado a cabo por LaForce.

Apesar da promessa de imunidade proferida pelo juiz Isaac Parker, Texas Jack foi condenado a cinco anos de prisão que, cumpriu por apenas um ano.
Liberto, tornou-se num evangelista, caminhando pelas ruas de Tulsa a pregar contra os perigos da criminalidade. Escreveu as suas memórias “The Life of Texas Jack”que foram publicadas em 1936, dando a conhecer os bandos de Dalton, Bill Doolin, Henry Starr e outros bandidos do Velho Oeste, e comentou ter ajudado Cherokee Bill, famoso fora-da-lei no território índio, a fugir do Forte Smith, em 1880. A sua obra foi vendida antes de falecer, em Tulsa, no Estado de Oklahoma, com a idade de 87 anos.
Participou em espectáculos como actor no “Oeste Selvagem” em diversos Estados, à imitação do conhecido Buffalo Bill.
Já em convalescença e, pouco antes de falecer, descreveu a um historiador pormenores dos seus assaltos e, entre muitos, os seguintes: “O Expresso se Santa Fé, no Colorado, em 1884; O Banco de Riverside, no Texas, em 1888; Um Banco no Texas em 1891; Em 1892, duas Diligências Postais perto de Canyon Cap, no Colorado, e outra em Stº. António, no Texas; Um Banco em Southwest City, no Missouri, em 1893 e a Ferrovia de Blackstone, em Oklahoma, em 1894 enfim … em dez anos de assaltos embolsou cerca de 1.465,72 dólares, montante que viria a confessar não ter valido a pena a vida que tinha seguido!...

  TEXAS JACK - foi sepultado em St. Paul, no Arkansas, a 7 de Janeiro de 1950


Até breve                                                                                   
O amigo 


1 comentário:

  1. Gostei de beber cultura " american wild west " pela escrita do meu amigo Vitor, será um prazer ler os teus próximos westerns, quem sabe se não vem aí Bill the Kid...Alamo...Custer ou Buffalo Bill.

    ResponderEliminar