terça-feira, 19 de setembro de 2017

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.30













BANDIDOS




JOHN WESLEY HARDIN – 1853 - 1895


John Wesley Hardin, nasceu em 26 de Maio de 1853, em Bonham, Fannin County, no Texas, e faleceu em 19 de Agosto de 1895, em El Paso, no mesmo Estado. Foi um fora-da-lei e pistoleiro no Velho Oeste Americano.
Um dos mais brutais, certeiros, e rápidos atiradores de todos os tempos. Chamado de “o último pistoleiro”, John Wesley Hardin matou entre 27 a 42 pessoas no decorrer da sua vida curta. Teve pelo menos um encontro com o lendário Will Bill Hickok, vulto histórico americano e figura notória do Velho Oeste. A vida de Hardin ficou marcada pelas mortes das suas vítimas, mas também pelas mortes do seu irmão Joe e sete primos que foram enforcados pelos Rangers do Texas, como vingança.
RANGERS DO TEXAS 
O seu pai, James G. Hardin, foi um ministro da Igreja Metodista. A sua mãe, Elizabeth, foi descrita por ele como sendo “loira, muito culta, e caridosa”. O pai de Hardin pregou no Texas até 1869, fixando-se em Sumpter, no condado de Trinity.
     Hardin, aos 12 anos já era um atirador exímio e quando tinha 14 anos, desejando defender uma colega de escola, atacou um companheiro com uma faca ferindo-o duas vezes. Com 15 anos, Hardin desafiou Mage, um ex-escravo do seu tio, para uma luta onde ele arranhou a face de Mage. No dia seguinte, Mage, escondido num caminho, atacou Hardin com um bastão. Mais tarde, Hardin viria a alvejar Mage no peito. Nesta altura, a lei ditava uma certa protecção aos ex-escravos e, este, para evitar surpresas, fugiu. No seu encalce seguiram 3 soldados porém, Hardin tinha sido avisado pelo seu irmão Joe. De surpresa, Hardin, atacou os soldados, matando-os. Decorria o ano de 1868.
Aos 17 anos, tinha morto 12 pessoas e, sobre a sua cabeça recaia uma recompensa de mil dólares.
Fugindo, Hardin percorreu o Texas para escapar à lei. Pouco antes de um duelo, Hardin, esteve a jogar às cartas com Jim Bradley, em Towash, no condado de Hill, no Texas. Hardin estava a ganhar, pelo que enfureceu Bradley, que o ameaçou se voltasse a ganhar. Hardin desculpou-se e deixou a mesa. Mais tarde Bradley procurou Hardin, e depois de o ter encontrado, disparou sobre ele. Hardin sacou das duas pistolas e disparou atingindo Bradley na cabeça e no peito. Este duelo foi assistido por muitas pessoas que viram o método utilizado por Hardin no sacar das suas armas
Os coldres estavam costurados às suas vestes com as coronhas apontadas para o peito. Cruzou os braços para sacar as armas. Hardin utilizava este processo para ser mais rápido e preciso, praticando-o diariamente.Um outro duelo teve acontecimento um mês depois em Horn Hill, no condado de Limestone, Texas, onde matou um homem. Uma semana depois, em Kosse, quando Hardin acompanhava uma rapariga de salão, foi abeirado por um homem que lhe pediu dinheiro. Hardin arremessou o dinheiro para o chão e quando o ladrão se inclinou para o apanhar, disparou e matou-o.
Depois destes incidentes, procurou refúgio no meio de familiares, na família Clemente. Foi informado que poderia ganhar a vida no Kansas. Assim, Hardin associou-se aos Clementes, conduzindo gado para Jake Johnson e Columbus Carol. Iniciou a sua saída para o Kansas ficando com a fama de ter combatido vaqueiros mexicanos, índios e vaqueiros arruaceiros, entre outros. 

Hardin foi preso em Janeiro de 1871 acusado de ter morto alguém em Waco, na cidade Marshall, no Texas, crime que ele dizia não ter cometido. Incapaz de se fazer crer, foi preso temporariamente em Marshall, aguardando transferência para Waco. Enquanto encarcerado, comprou a um companheiro de cela, um casacão de inverno e um revólver. Durante o percurso para a prisão de Waco, Hardin, conseguiu escapar-se tendo morto um dos dois guardas que o levavam prisioneiro. 

Mais tarde, Hardin empregou-se como chefe de um grupo de vaqueiros conduzindo manadas no trilho de Chisholm, para Abilene, no Kansas. Nesta cidade, Hardin encontrou-se com o famoso xerife Will Bill Hickok. Ambos evitaram os confrontos directos enquanto da permanência de Hardin nesta cidade. Consta-se que Hickok lhe pediu 
JOHN WESLEY HARDIN, XERIFE  REAGEN e WILL BILL HICKOK 

as armas enquanto Hardin permanecia na cidade, e que no momento de as entregar, executou a “road agent´s spin”, técnica na qual este revirava as armas de forma a apontá-las ao adversário no momento em que as entregava, apanhando este desprevenido. Contudo, pensa-se que isto não tenha acontecido dada a experiência como pistoleiro de “Will Bill” Hickok.
Ainda em 1871, em Agosto, depois de uma noite de jogo e bebida, John Wesley Hardin ficou
hospedado no American House Hotel onde, no quarto ao lado do dele, estava um homem chamado Charles Cougar a ressonar. Hardin, frustrado (e embriagado) disparou vários tiros na parede que dava para o outro quarto, eventualmente acertando na cabeça do homem, matando-o. Charles Cougar assustado, levantou-se, e a bala acabou por lhe acertar na cabeça. Logo de imediato, Hardin fugiu do hotel pela janela, em roupa interior, e seguiu a cavalo para Abilene, pois sabia que Hickok o mataria sem pedir explicações.Em Agosto de 1872, John Wesley foi ferido por Phil Sublett, num duelo durante um jogo de poker. Hardin foi atingido num rim e ficou de cama durante dois anos em restabelecimento. Nesta altura, resolveu entregar-se às autoridades para ser julgado pelos seus crimes. Ficou aprisionado na cidade de Gonzales sob a custódia do xerife Reagen.
Quando Hardin teve conhecimento que os crimes cometidos e a serem julgados eram imensos, serrou as barras da prisão e fugiu.

A 26 de Maio de 1874, Hardin, Jim Taylor e outros companheiros e familiares celebraram o seu 21º. Aniversário na cidade de Brown County, no Texas. Aqui, no reencontro com o xerife Charles Webb, que sacou das suas armas para prender Hardin, o xerife foi baleado e caiu morto. Dada a reputação deste xerife, Hardin foi procurado “vivo ou morto” por todo o Oeste, em cartazes que diziam dar uma recompensa de quatro mil dólares.
Em 1877 foi capturado, e condenado a 25 anos de prisão. Nesta situação e após uma movimentação de populares para enforcarem Hardin, os seus pais, irmão e primos, tentaram sanar a contenda contudo, um grupo de rangers do Texas rebentaram o gradeamento da prisão e enforcaram o irmão de Hardin e mais 7 dos seus primos.

Apanhar e prender Hardin não foi uma tarefa fácil. Os rangers do Texas conseguiram interceptar uma carta que foi enviada pelo seu sogro com destino a um cunhado de Hardin, o fora-da-lei Joshua Robert “Brown” Bowen. A carta referia o paradeiro de Hardin, nos limites fronteiriços entre os Estados de Alabama e Florida, sob o nome falso de James W. Swain. Hardin acabou por ser preso num comboio que seguia para Pesacola, na Florida, pelos rangers texanos e pela autoridade local.
O ranger John B. Armstrong disparou e matou um dos amigos de Hardin, prendeu Hardin e outros dois do grupo.
Hardin, ao longo dos anos de prisão, foi estudando direito com a ajuda de um irmão. Enquanto preso conseguiu formar-se e, após dezassete anos de cativeiro, saiu em liberdade condicional, decorria o ano de 1894. Nesta altura, dedicou-se a trabalhar como delegado na cidade de El Paso, no Texas.
A sua esposa que esperou por ele enquanto preso, viria a falecer um ano após a sua liberdade. Hardin, apesar de se ter formado em leis e exercer a profissão como delegado, continuou na bebida, no jogo, e na violência.
Em 1895 iniciou a escrita sobre a sua autobiografia e voltou a casar com Callie Lewis, casamento que definhou de imediato, sem ter sido dissolvido legalmente.
JOHN B. ARMSTRONG, JOHN SELMAN e M. G. SCARBOROUGH

     Em 19 de Agosto de 1895, o juiz John Selman prendeu a viúva Monrose, amante de Hardin, por ter empunhado uma espingarda em público. Hardin confrontou o juiz numa disputa verbal cerrada. John, pai do juiz, acalmou a contenda e, Hardin seguiu para o Salão de jogo, Acme Saloon, para jogar poker.
     Pouco antes da meia-noite, o mais velho dos Selman deparou-se com Hardin que caminhava à sua frente. Puxou da sua arma e apontou à cabeça de Hardin, matando-o instantaneamente. Hardin, ainda tombado no chão, foi cativo de mais três balas. Selmon foi preso, mas argumentou em sua defesa que Hardin o tinha visto através do espelho do saloon e que ele tentou defender-se antes que Hardin atirasse. Assim, foi libertado sob caução porém, acabou por morrer poucos meses após este acontecimento num duelo travado com o Marshal George Scarborough devido a uma zanga de jogo.


     Hardin  foi sepultado no cemitério de Concordia, em El Paso.


Até breve                                                                                   
O amigo 


Sem comentários:

Enviar um comentário