domingo, 5 de fevereiro de 2017

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.28
















XERIFES


BAT MASTERSON – 1853 - 1921

William Barclay “Bat” Masterson, nasceu em 27 de Novembro de 1853 e faleceu em 25 de Outubro de 1921. Foi caçador de búfalos, batedor no exército, jogador e apostador, delegado, Marshal e colunista no jornal “New York Morning Telegraph”. Teve dois irmãos que foram xerifes; James e Ed Masterson, e foi bisavô de Robert Ballard, o cientista marinho que pesquisou os restos do navio naufragado –  Titanic.Conta-se que o apelido de “Bat” (morcego), surgiu quando um destes animais sibilou pela igreja enquanto o  baptizavam. 
Nasceu em Henryville, no Quebec, Canadá, com o nome de Bartholomew Masterson. Posteriormente, alterou o seu nome para “William Barclay Masterson”. 















O pai, Thomas Masterson, nasceu no Canadá, com proveniência duma família irlandesa, e a sua mãe, Catherine McGurk, nasceu na Irlanda. Todos tiveram estadia em fazendas no Quebec, passando por Nova York e Illinois, até que por fim se fixaram em Wichita, no Kansas. Nos términos da sua adolescência, ele e os seus irmãos (Ed e Jim) deixaram o seio familiar para se tornarem caçadores de búfalos. Numa das suas deslocações, sem a participação dos irmãos, Bat interveio numa batalha contra os Comanches – Batalha de Adobe Walls, no Texas. Tratou-se dum ataque organizado pelas tribos vizinhas contra trinta caçadores de búfalos, onde se encontrava Bat Masterson, decorria o ano de 1874. A partir desta altura, e por algum tempo, auxiliou o exército Americano como batedor nas campanhas contra as tribos de índios Kiowas e Comanches. Depois, como xerife, participou num duelo em Sweetwater, no Texas, em 1876, com motivo numa mulher. Num salão de baile, o Sargento Corporal Melvim A. King atingiu mortalmente Mollie Brennman e feriu Bat Mastersen. Bat, atingido na bacia, ainda conseguiu disparar matando o soldado.













Em 1877, juntou-se aos seus irmãos em Dodge City, no Kansas. Jim era o xerife e, o seu irmão ED, o seu ajudante. Quando Bat Masterson chegou à cidade, gerou-se um conflito com o Marshal por causa de um cidadão que tinha sido detido. Bat foi preso e multado porém, a sua multa foi anulada pela Junta.
No percurso da sua vida, serviu como ajudante ao famoso xerife Wyatt Earp e, mais tarde, foi eleito xerife em Ford County, no Kansas. Tornou-se adversário na construção da linha férrea de Rio Grande, juntando-se aos seus adeptos de Santa Fé, no Colorado. Razões em dívidas por pagar por conta da Sociedade dos Caminhos de Ferro do Pacífico. 












Manteve-se como xerife em Ford County até 1879. Neste ano, o seu irmão ED era Marshal em Dodge City, onde fora morto num tiroteio. Foi atingido pelo vaqueiro Jack Wagner, que também ficara ferido. Bat Masterson, ao atravessar a rua em seu auxílio, disparou contra Wagner e contra o seu capataz, Alf Walker. Wagner viria a falecer no dia seguinte resultado das balas disparadas por ED e pelo Bat Masterson.
Nos anos sucessivos, Bat levou uma vida como apostador e jogador, movendo-se por várias cidades do Velho Oeste. Esteve com Wyatt Earp, em Tombstone, no Arizona, momentos antes do célebre tiroteio na cidade de Trinidad, no Colorado.
Em 1883 participou num conflito sangrento contra pistoleiros, conhecidos pela guerra de Dodge City. 












Em 1889 foi viver para Denver, no Colorado, onde se envolveu com Soapy Smith numas eleições tornadas escandalosas. Comprou o “Palace Variety Theater” e casou com a atriz Emma Walters em 21 de Novembro de 1891                             
Em 1892 geriu o “Denver Exchange Club”, em Creed, no Colorado e, seguiu para outras cidades movimentadas do Oeste, jogando, apostando e promovendo combates de boxe. Tornou-se colunista escrevendo artigos de desporto para o “George´s  Weekly”, jornal de Denver, e abriu um ginásio, “The Olimpia Athletic Club”, para a prática de boxe.
Apesar de Bat ter tido mais fama, o seu irmão James participou em mais duelos.
Em 1902, Bat Masterson abandonou o Oeste e fixou-se em Nova York onde foi preso por ter participado em jogos ilícitos.













O Presidente Theodore Roosevelt, por recomendação do seu amigo Alfred Henry Lewis, nomeou Masterson como ajudante de Marshal, num dos distritos de Nova York, sob as ordens de William Henkel. Roosevelt encontrou-se em várias ocasiões com Bat, estreitando a sua amizade com ele. Masterson dividiu a sua ocupação como jornalista e homem de lei durante o período compreendido entre 1908 e 1912.
Bat Masterson trabalhou como redator desportivo e editor, desde 1883 até à sua morte em 1921.
Morreu com 67 anos, em 1921, enquanto vivia e trabalhava em Nova York. Tombou de uma cadeira vitimado com um ataque cardíaco contraído pelo excesso de tabaco que sempre fumou, após ter redigido uma coluna final para o “New York Morning Telegraph”.
Foi sepultado no cemitério de Woodlawn, em Bronx, Nova York. O seu nome completo de William Barclay Masterson aparece gravado numa lápide de granito. 















Até breve                                                                                   
O amigo



Sem comentários:

Enviar um comentário