sábado, 18 de fevereiro de 2012

"A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO"


CHEFES GUERREIROS

CAVALO LOUCO

(Crazy Horse)

          
     Cavalo Louco nasceu em 1840 no que é hoje o Rapid  City, no Dakota da Sul, para Este de Paha Sapa, em Black Hills, e faleceu a 5 de Setembro de 1877. Pertenceu à tribo Lakota (Sioux) que lutou, com o seu povo, contra o governo Americano durante a segunda metade do século XIX, nas chamadas Guerras Indígenas.
     Ao lado do famoso chefe Touro Sentado, conduziu os seus guerreiros na batalha de Little Bighorn, evento no qual viria a falecer o histórico General Custer.
     Descendia de Black Buffallo, um dos índios que travaram a expedição de Lewis & Clark, em Bad River, e foi casado com três mulheres (Black Buffallo Women, Black Shawl e Laravie). A sua única filha faleceu quando tinha três anos de idade.
     Além das lutas acometidas contra a Cavalaria Americana, Cavalo Louco participou de inúmeras batalhas contra tribos rivais: Crow, Shoshone, Pawnee, Blackfeet e outras.
     A sua reputação como guerreiro cresceu entre os anos de 1850 e 1860, e mais precisamente quando defendeu uma mulher da sua tribo contra o ataque dum indígena da tribo Shoshone. 
                             LEWIS & CLARK                                                       GEN. CUSTER                                    GEN. GEORGE CROOK 
    Depois do massacre de 1864, em Sand Creek, os Lakota (Sioux) juntaram-se aos Cheyenne contra a Cavalaria. Demonstrando uma ousada valentia, em 1865, Cavalo Louco tornou-se “Ogle Tanka” – Senhor da Guerra dos Índios.
     Em 2 de Agosto de 1867, este chefe participou no ataque a Wagon Box Fight, próximo do Fort Phil Kearny, na sequência da guerrilha levada a cabo por Nuvem Vermelha, outro grande chefe da mesma tribo.
     Depois dos mineiros de Black Hills terem desrespeitado o Tratado do Forte Laramie (1868), assinado pelo chefe Cheyenne, Little Wolf, para pôr fim à guerra, e depois da morte do índio Little Hawk – Cavalo Louco e Touro Sentado realizaram o primeiro grande ataque às tropas no que ficou conhecido pela Batalha de Arrow Creek, em Agosto de 1872. 
NUVEM VERMELHA                                        CAVALO LOUCO                                                        LITTLE WOLF  
     Em 17 de Junho de 1876, Cavalo Louco e mais 1 500 índios atacaram o General George Crook na Batalha de Rosebud, dando início à chamada Guerra Sioux. A Batalha fez com que o General Crook ficasse sob as ordens do General Custer.
                                 BATALHA DE LITTLE BIGHORN                                                     RENDIÇÃO EM CAMP SHERIDAN
     Em 25 de Junho de 1876 Custer atacou um acampamento de Lakotas e Cheyennes dando início à Batalha de Little Bighorn, na qual viria a falecer juntamente com os seus homens.
     Cavalo Louco empreendeu uma outra grande Batalha contra a Cavalaria, em 8 de Janeiro de 1877, em Wolf Mountain, no Estado de Montana. Em 5 de Maio de 1877, com o seu povo cansado e faminto, rendeu-se às tropas do General Crook, no Estado de Nevada.
     Em 5 de Setembro de 1877 Cavalo Louco foi morto enquanto prisioneiro. Depois de uma tentativa de fuga, foi atravessado por uma baioneta de um dos guardas do Camp Robinson, - o soldado Williams Gentles, irlandês do 14º. Regimento de Infantaria.
    Soube-se mais tarde que a tentativa de fuga foi motivada pela doença da sua mulher. Apenas desejava levá-la para casa dos seus parentes… 
FORT PHIL KEARNY
TÚMULO- DAKOTA DO SUL

QUANAH PARKER

    Quanah Parker nasceu em 1852 e faleceu em 23 de Fevereiro de 1911. Foi um chefe índio, filho de Peta Nocona, da tribo Comanche, e duma mulher branca (emigrante europeia), de nome Cynthia Ann Parker.
    Quanah Parker foi o último chefe guerreiro dos Quahadi Comanche. A mãe deste ameríndio pertencia à família do mesmo nome (Parker) que se tinha fixado num colonato a Este do Texas, em 1830. Foi raptada em 1836 pela tribo dos Comanches numa emboscada feita ao Fort Parker, perto do que é hoje a cidade de Groesbeck, no Texas. Os índios apelidaram-na de Nadura (alguém encontrada) e foi adoptada pelo bando do chefe Nocona. Cynthia Ann acabaria por casar com este guerreiro chefe, conhecido pelos brancos como Peta Nocona, já por si sendo um Mexicano capturado ainda jovem.
QUANAH PARKER                                   CYNTHIA A.PARKER                                                 PETA NOCONA
LAWRENCE S. ROSS
    Cynthia teve como primeiro filho o Quanah. Seguiu-se um outro chamado de Pecos, e uma filha, Topsana (pradaria em flor). Cynthia viria a ser resgata pelos Rangers Texanos, em 1860, aquando da batalha de Pease River, sob as ordens de Lawrence Sullivan Ross. O filho, o marido e outros índios da tribo, encontravam-se a caçar quando foram surpreendidos pelas tropas de Ross, que os cercou.
    Cynthia reuniu-se à sua família Parker porém, o contacto por tantos anos com uma vida indígena, tornou-a numa pessoa diferente. Inadaptada à vida dos brancos, solicitou com frequência o seu regresso à aldeia índia, desejando reencontrar o seu marido contudo, isso nunca lhe foi permitido fazer. Após a morte da sua filha Topsana, em 1863, por doença, Cynthia Ann, mãe de Quanah Parker, deixou de se alimentar e veio a falecer poucos anos depois, em 1870.                                            
FORT PARKER                                                                            BATALHA DE PEASE RIVER
    Logo a seguir à batalha de Pease River, Peta Nocona tornou-se um homem quebrado pela tristeza. Ferido num combate contra os Apaches, viria a falecer pouco tempo depois. Porém, antes de partir, contou ao seu filho Quanah, que a sua esposa, mãe de Quanah, tinha sido recapturada pelo povo branco.
    Com a morte de Nocona, o bando Comanche dividiu-se e Quanah juntou-se ao bando de Destanyuka comandado pelo chefe Wild Horse que o reteve como seu protegido.
Tornou-se um guerreiro de grande reputação, mas sempre desejou formar o seu próprio grupo reafirmando-se como chefe dos “Antelope Eaters”.
    Crescendo em número, alargaram a tribo Comanche formando uma pequena nação e Quanah Parker acabou por ser reconhecido como chefe do Quahadi, liderando a sua tribo por largos anos.
    Em Outubro de 1867, reagrupou os grandes chefes Comanches aquando do Tratado de Medicine Lodge e participou como observador.
    Depois de terem sido aprisionados os chefes Kiowa (Satank, Big Tree e Satanta), as tribos pertencentes aos Kiowa, Comanche e Cheyenne juntaram todas as suas forças e deram guerra aos brancos. Foi quando surgiu o Coronel Ranald Mackenzie com um destacamento para os combater e encaminhar para a Reserva Índia.

         COR. R. MACKENZIE                                        WILD HORSE                                                   PRES. ROOSEVELT

    Sem recursos alimentares e sempre sob a pressão da guerra por parte do exército americano, os Comanches Quahadi acabaram por se renderem no ano de 1875 e deslocaram-se para o Sudoeste de Oklahoma. O bando de Quanah Parker foi o último a render-se, e após a sua rendição toda a nação Comanche se subordinou a Parker devido à sua demonstração de líder experiente.
QUANAH E ESPOSAS

    Na Reserva Índia soube dirigir os seus negócios tornando-se, à época, um dos índios mais ricos. Soube respeitar a cultura branca e tirou proveito dos seus ensinamentos chegando a participar em caçadas com o Presidente Theodore Roosevelt. Apesar de tudo, rejeitou sempre a monogamia e o protestantismo em prol do movimento religioso da sua tribo.
    Teve cinco esposas e vinte e cinco filhos e fundou a Igreja Nativa Americana. Um dos seus filhos, White Parker, tornou-se mais tarde num Ministro Metodista.
Quanah Parker, num curto espaço de tempo passou dum simples “homem das cavernas” para encarnar o papel de cidadão da era industrial, e nunca tendo perdido uma guerra contra os brancos, aceitou o desafio e a responsabilidade de liderar a nação Comanche numa existência difícil.
    Falecendo em 1911, foi sepultado no cemitério de Fort Sill no túmulo da sua mãe e da sua irmã.

                           FORT HILL                                                                                             T’UMULO DOS PARKER

     Nesse túmulo foram gravadas estas frases:

     Resting Here Until Day Breaks

     And Shadows Fall and Darkness

     Disappears is

      Quanah Parker Last Chief of the Comanche

      Born 1852

      Died Feb. 23, 1911  




Até breve
O amigo Vítor Oliveira  -- Ocart

Sem comentários:

Enviar um comentário