CHEFES GUERREIROS
GERONIMO
Geronimo, nasceu em 16 de Junho de 1829 e faleceu em 17 de Fevereiro de 1909. Foi um importante chefe guerreiro da América do Norte, comandando os Apaches Chiricahua, que durante muitos anos guerrearam o colonizador branco, pela sua imposição em reservas tribais, aos povos indígenas dos Estados Unidos da América.
Geronimo, inicialmente, foi guerreiro de Cochise, seu chefe tribal, e só à posteriori se lhe opôs aquando dos acordos com os americanos. Tornou-se o mais famoso dos chamados "índios renegados". Resistiu heroicamente, mas acabou por se render quando teve uma visão de um trem ao passar pelas suas terras. Foi preso e passou vinte e dois anos prisioneiros, até à data da sua morte.
O pai de Geronimo chamava-se Tablishim, e Juana era o nome da sua mãe. Foi educado de acordo com a tradição Apache. Casou com uma mulher Chiricauhua e teve três filhos. Em 5 de Março de 1851, uma Companhia de 400 soldados de Sonora, liderados pelo Coronel José Maria Carrasco, atacou o acampamento de Geronimo. No ataque foi morta a sua esposa Alope, seus filhos e mãe. O chefe da tribo, naquela altura, Mangas Coloradas, juntou-se à tribo de Cochise, que estava em guerra contra os mexicanos. Foi nessa época que se acredita ter Geronimo ganho o seu apelido, que seria uma referência dos mexicanos a São Jeronimo, depois de ter morto vários soldados à faca numa batalha.
Antes dos mexicanos, os apaches da região de Sonora lutaram contra os espanhóis em defesa das suas terras. Em 1835, o México estabeleceu recompensas pelos escalpes dos Apaches. Manga Coloradas começou a liderar os ataques aos mexicanos, dois anos depois.
Na sua luta com ele, Geronimo agia como um líder militar, sem ser chefe da tribo. Casou-se novamente, com Chee-hash-kish e teve mais dois filhos, Chappo e Dohn-say. Teve uma outra esposa, Nana-tha-thtith, e ganhou outro filho. Depois teria mais esposas: Zi-yeh,She-gha, Shtsha-she e Ih-tedda. Algumas foram capturadas, como Ih-tedda que se encontrava com Geronimo quando ele se rendeu.
Entre 1858 e 1886, Geronimo atacou tropas mexicanas e americanas, e escapou de diversas capturas. No final da sua carreira belicosa, o seu bando contava com apenas trinta e oito homens, mulheres e crianças.
Este grupo foi considerado como uma das maiores forças de índios renegados, ou seja, aqueles que recusaram os acordos com o Governo Americano. Geronimo rendeu-se em 4 de Setembro de 1886 às tropas do General Nelson A. Miles, em Skeleton Canyon, Arizona.
Este grande chefe e outros guerreiros foram feitos prisioneiros em Fort Pickens, Flórida, e suas famílias enviadas para o Fort Marion. Reuniram-se em 1887, quando foram transferidos para Mount Vernon Barracks, Alabama.
Em 1894, mudaram para Fort Sill, Oklahoma. No fim da vida, Geronimo tornou-se uma celebridade, aparecendo em eventos populares tais como na Feira Mundial de 1904 em St. Louis, vendendo souvenirs e fotografias dele mesmo. Geronimo nunca retornou à terra onde nasceu; morreu de pneumonia em Fort Sill, em 1909, e foi enterrado como prisioneiro de guerra.
Em 1905 Geronimo contou a sua história a S. M. Barrett, Superintendente de Educação de Lawton, Oklahoma. Barrett apelou ao Presidente Roosevelt para publicar o livro.
MULHER E FILHA - SEPULTURA EM OKLAHOMA |
TOURO SENTADO
(Sitting Bull)
Touro Sentado nasceu em 1830 e faleceu em 15 de Dezembro de 1890. Pertencendo à tribo Lakota Sioux (Hunkpata), nasceu no Estado americano do Dakota do Sul, em Grand River, e acabou por falecer numa Reserva Índia em Standing Rock.
Notabilizou-se principalmente pelo papel que teve na batalha de Little Bighorn contra o conhecido General Custer. Tratou-se da maior vitória ganha pelos índios, tendo como um dos grandes chefes no comando, Touro Sentado. Derrotou o Sétimo Regimento de Cavalaria Americana em 25 de Junho de 1876, e nesta batalha, faleceu o afamado defensor George Armstrong Custer.
GEN. CUSTER |
A nação americana receando que Touro Sentado influenciasse a guerra nativa dando apoio ao movimento “The Ghost Dance”, recolheu-o à Reserva de Standing Rock no Dakota do Sul, sob prisão. Acabaria por ser baleado pela polícia americana numa luta disputada com os seus seguidores. O seu corpo foi trasladado para as proximidades de Fort Yates, mas em 1953 as cinzas foram depositadas noutra localidade, perto de Mobridge, no Estado do Dakota do Sul.
Aos catorze anos participou num combate contra a tribo inimiga dos Crows e conseguiu dominar um guerreiro aquando da retirada a cavalo. Com tal peripécia, foi-lhe atribuída uma pena de águia, símbolo do seu troféu.
O seu primeiro casamento deu-se no ano de 1851 com Pretty Door ou, Light Hair, da qual teve um filho que morreu ainda jovem. Adoptou um sobrinho, e mais tarde, um outro que viria a chamar-se Jumping Bull, em gratidão para com o seu pai.
Entre os anos de 1850 e 1862 deram-se várias batalhas entre os Sioux e os colonizadores e comerciantes americanos, na região do Estado de Minnesota, ao longo do Rio Missouri. Foram conhecidas as batalhas de Dead Buffalo Lake, Stony Lake e Whitestone Hill. Em todas elas, foi vencedor a cavalaria americana tendo morto cerca de cem guerreiros e aprisionados cento e sessenta.
Após várias outras escaramuças, sempre derrotados pelo exército americano, foram forçados a retirarem-se para Sudeste.
Liderou vários ataques aos Fortes Berthold, Stevenson e Buford desde 1865 a 1868.
Apesar do tratado de paz firmado entre as tropas e os guerreiros comandados por Nuvem Vermelha, sucederam-se os ataques esporádicos dirigidos por Touro Sentado até aos limites de 1870 na parte superior da área de Missouri.
Muitos anos após a grande batalha contra o General Custer, Touro sentado, exilado no Canadá, regressou aos Estados Unidos com os duzentos guerreiros que restavam e rendeu-se a 19 de Julho de 1881. Assim, foi transferido para o Forte Yates, juntamente com um seu filho, Crow Foot, para perto da Reserva de Standing Rock.
Em 1885, Touro Sentado foi convidado pelo célebre batedor Buffalo Bill Cody para participar, como acrobata, no seu circo. Passou a ganhar cinquenta dólares por semana, simplesmente torneando a arena do circo, como sendo uma das famosas atracções artística da época.
SEPULTURA DE TOURO SENTADO Até breve O amigo Vítor Oliveira -- Ocart |
Sem comentários:
Enviar um comentário