PALÁCIO DA BOLSA DO
PORTO
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, em Portugal na cidade do Porto, construído ao lado da Igreja de São Francisco, é um imponente edifício de estilo neoclássico construído em 1842 pelo motivo do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses em pleno ar livre.
Ao longo de três gerações, grandes nomes da arquitectura, da pintura, da escultura e das artes decorativas contribuíram para a criação de um património único no Palácio da Bolsa, uma jóia do estilo neoclássico do século XIX, do Arq. Joaquim da Costa Lima ao Arq. Marques da Silva, do Pintor António Ramalho, a Veloso Salgado, António Carneiro, Medina, Soares dos Reis ou ao entalhador Zeferino José Pinto e outros.
O salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e o tecto da sala.
O imenso Pátio da Nações, o interesse histórico do Tribunal do Comércio e a sumptuosa Sala do Presidente são dignos de referência.
Dados através de consulta em
Sem comentários:
Enviar um comentário