ARAPAHO
Tribo pertencente aos nativos norte americanos e que viviam originariamente nas pradarias do leste dos Estados do Colorado e Wyoming. Estavam intimamente ligados aos “Cheyennes” e alinhavam com os “Sioux”.
Por volta de 1850, o grupo Arapaho, dividiu-se em duas tribos -- Arapaho do Norte e, a do Sul.
A tribo do Norte fixou-se em 1878 na reserva de “Wind River Reservation”, a sétima maior nos Estados Unidos. A do Sul, vive conjuntamente com os “Cheyennes”, em Oklahoma.
Antes da expansão europeia em território índio, os Arapahos estavam também espalhados no Dakota do Sul, Nebraska e Kansas, para além dos já mencionados Estados do Colorado e Wyoming.
Viviam em tendas feitas de pele de bisonte manufacturadas pelas mulheres.
No inverno, e antes de serem encaminhados para reservas, tinham necessidade de fazerem migrações distantes das suas aldeias para procurarem a caça e seguirem as manadas de bisontes. Por essas ocasiões, transportavam todos os seus haveres e separavam-se em pequenos grupos abrigando-se nas colinas das Montanhas Rochosas (Colorado).
Nos finais de cada Primavera, regressavam às suas aldeias situadas nas grandes planícies.
Antes de tomarem o contacto com o povo europeu, esta tribo não conhecia o uso do cavalo. Utilizavam o cão para puxarem os seus objectos domésticos. Mais tarde, aperceberam-se de que poderiam percorrer os seus territórios de forma mais veloz utilizando o cavalo. Assim, começaram por roubar este tipo de animal às tribos vizinhas – aos “Pawnees” e “Comanches”.
Tornaram-se grandes comerciantes na venda de peles, tanto para venderem a outras tribos, como para com os europeus.
Cor. John Chivington |
Este povo já praticava diversos jogos utilizando a raquete de rede e dardos para arremesso.
Foi célebre a grande batalha de “Sand Creek Massacre”. Aconteceu em 1864 numa aldeia índia “Cheyenne” e “Arapaho” em que o Coronel John Chivington, pertencendo ao “Union Army”, vitimou um grande número de índios destas tribos.
Eugene Ridgely, um artista contemporâneo “Cheyenne-Norte Arapaho, relata este acontecimento como verdadeiro, e retém-no no historial da nação Arapaho.
No presente, e em reservas próprias, existem cerca de cinco mil habitantes desta tribo, concentrando-se principalmente nos Estados do Colorado, Oklahoma, Wyoming e Nebraska. Falam inglês e arapaho e estão relacionados com os “Cheyennes”.
APACHES
Os Apaches habitavam uma enorme área no lado oriental do Novo México, prolongando-se pelo Texas e pelo México. Isto, em torno do ano 850 D. C.
Povo orgulhoso e guerreiro e que se dividia em diversos grupos, sendo os mais conhecidos -- os “Jicarillas”, “Mescaleros”, “Chiricahuas”, entre outros.
Os primeiros povos europeus a invadirem o território Apache, foram os espanhóis por volta de 1 500 D. C.
Havia diferenças entre os vários grupos de Apaches, principalmente no modo de vestir e nos acessórios que utilizavam. Uns, dedicavam-se mais ao pastoreio e à caça do bisonte, animal que garantiu a sua sobrevivência durante séculos. Outros, voltaram-se para os saques em fazendas e povoados, como os “Mescaleros”, que viviam nas montanhas.
Chefes Apaches |
Filho de Cochise |
Os feiticeiros eram muito respeitados nas tribos e detinham muitos poderes, frequentemente influenciando os chefes nos Concelhos tribais, em que tomavam as suas decisões mais importantes.
Por serem grandes guerreiros e como precisavam de se locomoverem com frequência, as suas tendas eram feitas de lã e pequenos paus, para montar e desmontar de forma rápida.
Jerónimo |
A tribo Apache “Mescalero” encontra-se nas montanhas Sacramento no Sul do Novo México, assim como os Apaches “Lipan” e “Chiricahua”. A tribo Apache “Jicarilla” está fixada nas montanhas de San Juan no Norte do Novo México, mesmo junto à fronteira do Estado do Colorado
Historicamente, os “Jicarillas” faziam comércio e agricultura junto aos “pueblos” de Taos e Picuris.
Historicamente, os “Jicarillas” faziam comércio e agricultura junto aos “pueblos” de Taos e Picuris.
Dentro de uma boa dúzia de afamados guerreiros, destacaram-se pela sua valentia – Mangas Coloradas (1837 – Novo México); Cochise (tribo “Chiricahua” – 1858); e por último, o grande Gerónimo (1886).
Sem comentários:
Enviar um comentário