terça-feira, 25 de novembro de 2025

GRUTA DAS LAPAS


UMA REDE DE CAVERNAS MISTERIOSAS DEBAIXO DE UMA ALDEIA

Situam-se na freguesia de Lapas, concelho de Torres Novas, e são um dos mais enigmáticos conjuntos subterrâneos artificiais de Portugal.

A sua origem remonta ao Neolítico, cerca de 10.000 a.C., mas acredita-se que foram os romanos os primeiros a explorá-las para a extração de tufo calcário, utilizado na construção civil.

A estas grutas estão associadas várias lendas, sendo uma das mais populares a que afirma a existência de um túnel subterrâneo que as ligaria ao Castelo de Torres Novas. No entanto, não existem evidências concretas que comprovem esta ligação, sendo a história mantida viva pelo folclore local.

A verdade é que estas cavidades são o resultado da ação humana sobre o maciço calcário da região, tendo sido escavadas ao longo dos tempos para extração de pedra.

Nos anos 30 do século XX, foram descobertos, junto ao rio Almonda, artefatos neolíticos e ossadas, colocando a hipótese de que as grutas poderiam ter servido de abrigo a povos ainda mais antigos do que os romanos.

Atualmente, as Grutas das Lapas estendem-se por toda a aldeia, estando muitas delas sob habitações particulares, utilizadas como caves ou espaços de armazenamento. Apenas uma parte do complexo está protegida e aberta ao público, permitindo visitas a cerca de 700 metros quadrados do monumento natural.

O centro interpretativo, recentemente inaugurado, pretende valorizar este património pouco explorado, proporcionando aos visitantes um percurso seguro e educativo. O espaço inclui informação sobre a formação geológica das grutas, fósseis e explicações científicas sobre a sua história.


Entre história e lenda, as Grutas das Lapas continuam a fascinar quem as visita.

Para os habitantes locais, sobretudo para figuras como Vítor “Cartaxo”, guia tradicional do espaço, o mistério destas grutas é um dos seus maiores atrativos.

Segundo a tradição oral, no seu interior foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora da Vitória, atualmente exposta na Igreja da aldeia. Histórias como esta fazem parte do imaginário da região e ajudam a manter viva a curiosidade sobre este património subterrâneo.

Com um potencial turístico ainda por explorar, as Grutas das Lapas são um testemunho fascinante da relação do homem com a paisagem ao longo dos séculos.

A valorização deste monumento não só preserva a memória do passado, como pode transformar-se num importante ponto de interesse para o turismo cultural e científico em Portugal.

Nota: Pesquisa no “portal Portugal no Mundo”. Resumo e acrescento com imagens feito por V. Oliveira

 


Sem comentários:

Enviar um comentário