A profissão eunuco não existia por si só, mas era uma condição física exigida pra exercer certas funções. Talvez a mais conhecida delas seja a daquele cara que ficava de guarda nos haréns – o local onde habitavam as esposas e concubinas do sultão. A origem do nome vem do grego eunoukhos, e a tradução já diz tudo: “guardião da cama”.
E pra realizar esse trabalho, o sultão não abria mão: ficar perto da mulherada, só se não tivesse bilau! Esses pobres coitados eram escravos e já entravam na faca antes mesmo de serem vendidos. Depois da cirurgia, hemorragias e infecções eram comuns e matou muita gente.
Além do Oriente Médio, existiram eunucos em diversas civilizações e épocas. Tinha até uns malucos que arrancavam o membro fora por conta própria! Eram os chineses.
Em 1540, houve um “concurso” pra 3 mil vagas de eunuco. Eu não li o edital, mas com certeza um dos requisitos era o pacote completo – na China era assim: não queriam que ficasse nenhum resquício do falecido. E adivinha? Apareceram 20 mil candidatos! Pra arrumar uma boquinha no palácio imperial, davam adeus pra minhoca. Deviam viver numa miséria terrível…
Muitos eunucos alcançaram altos cargos por estar tão próximos dos governantes e pela crença de que, por não terem descendentes pra deixar herança, seriam menos ambiciosos e corruptos. Será?
Se engana se pensa que no Ocidente não rolou esse tipo de coisa. Já ouviram falar dos Castrati? Eram cantores de ópera que fizeram um tremendo sucesso na Itália nos séculos 17 e 18. Retiravam os testículos desses carinhas quando ainda eram garotos, pra que mantivessem a voz aguda. Tudo isso pra suprir a falta da mulherada, pois a Igreja Católica tinha proibido que elas se apresentassem em público. Senhor, tende piedade de nós!
Em algumas sociedades antigas, estupradores, homossexuais e adúlteros eram punidos com a castração pra que não cometessem mais esse tipo de ato. Porém, se tivessem somente os testículos arrancados, a pipa desses sujeitos ainda poderia subir, caso a cirurgia fosse feita após a puberdade. É que a partir desse período, o hormônio fundamental da ereção, a testosterona, passa a ser fabricado nas glândulas suprarrenais. Como vivi até hoje sem saber disso é um mistério…
Caro leitor, aquela questão dos capados serem menos corruptos não sai da minha cabeça. Já pensou se a moda pega por aqui? E você? Pra conseguir um carguinho comissionado no Estado se sujeitaria a virar um eunuco? Eu, nunca!
Autor: Ronaldo Capra
Eunuco... Chiça
ResponderEliminar