terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.31



BANDIDOS



BILLY THE KID – 1859 – 1881

William Henry McCarty nasceu em 23 de Novembro de 1859 em Nova Iorque e faleceu em 14 de Julho de 1881. Mais conhecido por Billy The Kid e, também, por outros nomes falsos ou, supostos. Exemplos disso surgiram os nomes de William Antrim e William Harrison Bonney.
Famoso fronteiriço, pistoleiro, ladrão de gado e cavalos, e combatente na guerra de Lincoln County. De acordo com a lenda, teria morto 21 homens, um por cada ano da sua vida.
Estatura com 1,73 m, franzino, olhos azuis, bochechas lisas, dentes sobressaídos. Por vezes, amistoso, por outras, irritável e determinado – características que o levaram a ser um pistoleiro perigoso a juntar à sua perícia em tiro e extrema habilidade com armas.
Teria nascido em Allen Street, na parte oriental baixa de Manhattan Island, em Nova Iorque. Os seus pais, emigrantes da Irlanda, católicos, teriam sido Catherine McCarty ou Katherine McCarty Bonney e William Bonney ou Patrick Henry MaCarty, que provavelmente teria morrido nos términos da Guerra Civil, ainda Billy era uma criança.
Em 1868, a sua mãe juntou-se a William Antrim e, depois de muito viajar, por Indiana, Wichita, Santa Fé, acabaram por se fixar em Silver City, no Novo México, em 1873. Antrim empregou-se como barista, carpinteiro e, mais tarde, prospector e jogador em salões. A mãe de Bill, com a indigência do companheiro, tomou a iniciativa de receber hóspedes a fim de poder prover a seus filhos. Contudo, afectada com a tuberculose, apesar de jovial e afincada no trabalho, viria a falecer em 16 de Setembro de 1874.
Billy, apenas com 14 anos, ficou ao cuidado duma família vizinha, a qual dirigia um Hotel na cidade.
Em 23 de Setembro de 1875, foi preso por ter escondido roupas duma lavandaria chinesa, mas dois dias após a sua detecção, conseguiu escapar pela abertura da chaminé. A partir desta data tornou-se num permanente fugitivo.
Procurando trabalho para seu sustento, empregou-se como pastor no Sudeste do Arizona e, em 1877 tornou-se num vaqueiro, encaminhando o gado até ao destino de abate no Fort Grant Army Post, no Arizona e, em simultâneo, arrancador de cepos num campo de madeiramentos. O ferreiro, trabalhador neste campo de madeiras, Frank “Windy” Cahill, intimidava constantemente Billy The Kid e, em 17 de Agosto, este Cahill atacou o Billy após uma discussão mais acesa, e arremessou-o ao chão. “The Kid” sacou da sua arma e atingiu o ferreiro, vindo este a falecer no dia seguinte. Mais uma vez ficou sob custódia, no campo de madeiramento, a aguardar pela chegada do Marshall local. Todavia, antes que o Marshall chegasse, Billy escapou-se.
Numa roda-viva de fugas, deu com uma casa isolada na pradaria e apresentou-se sob o nome de “William H. Bonney” – casa pertencente à família de Heiskell Jones, em Pecos Valley, no Novo México. Nesta fuga, os Apaches tinham-lhe roubado o cavalo e Billy foi forçado a caminhar milhas e milhas até encontrar guarida. A esposa do proprietário deparando-se com o estado miserável de Billy, tratou-o até se restabelecer por completo. Cuidou-o, e ofereceu-lhe um cavalo para ele prosseguir o seu caminho.
No Outono de 1877, Bonney deslocou-se para o Condado de Lincoln, no Novo México, e tornou-se num assalariado como vaqueiro sob as ordens do capataz John Henry Tunstall, na propriedade do grande jurista Alexander McSween. Nesta ocasião, os conflitos entre os rancheiros e os negociantes de gado sucediam-se amiudamente. Ficou conhecida pela Guerra do Gado no Condado de Lincoln. Os episódios tornaram-se violentos e, a 18 de Fevereiro de 1878, enquanto o capataz, desarmado, se encontrava a guardar o gado nos limites do rancho, foi surpreendido e assassinado.
Este crime enfureceu Bonney e outros rancheiros. Assim, formaram o seu próprio bando sob a denominação de Regulators, (Os Vigilantes), entregaram as rédeas do comando do rancho a Richard “Dick” Brewer, e encetaram uma busca constante direcionada a dois do grupo que mataram Tunstall. Capturaram Bill Morton e Frank Baker a 6 de Março e, três dias mais tarde mataram-nos perto de Agua Negra. No regresso para o Condado de Lincoln assassinaram um outro membro do grupo, McCloskey, suspeito de ser outro traidor.      
Em 1 de Abril, o bando dos Regulators, com Jim French, Frank McNab, John Midleton, Fred Waite, Henry Brown e Bonney emboscaram o Sheriff William J. Brady e o seu delegado, matando-os na rua principal da cidade. Bonney ainda foi atingido por Brady, enquanto recuperava a sua arma.
Três dias mais tarde, seguindo a pista dum caçador de búfalos, Buckshot Roberts, suspeito na morte de Tunstall, assassinaram-no. Contudo, antes de falecer, Roberts disparou a sua arma e abateu Dick Brewer, que tinha sido até ao presente o chefe dos Regulators. Dois outros dos companheiros de Bonney foram feridos durante o encontro em Blazer´s Mill. A chefia ficou ao encargo de Billy The Kid (Bonney) após a morte de Brewer. Debaixo de acusação formal pela morte do xerife Brady, Bonney e o seu bando permaneceram fugidos durante meses e acabaram por ser cercados na casa de McSween, em Lincoln, a 15 de Julho de 1878 e, pelos membros dos “The House” e alguns homens de Brady. Passados cinco dias de cerco, a casa de McSween foi incendiada. Bonney e um outro companheiro do bando dos Regulators conseguiram fugir. Bonney, na sua fuga, ainda matou um membro dos “The House” (Bob Beckwith) e, talvez outros mais. McSween, o dono da casa, faleceu ao ser alvejado enquanto tentava apagar o fogo. Com a sua morte, a Guerra do Gado no Condado de Lincoln, deu-se como terminada.
No Outono de 1878, o general Lew Wallace, fundador da Union Army, foi nomeado governador do território do Novo México. A fim de restabelecer a paz no condado de Lincoln, Wallace proclamou uma amnistia para todo aquele que estivesse envolvido na Guerra do Gado, em Licoln, mas que ainda não houvesse sido declarada a acusação formal. Bonney, que tinha fugido para o Texas depois de ter escapado da casa de McSween, já com a acusação formal, supôs entregar-se mesmo assim. Em Março de 1879 Wallace e Bonney encontraram-se no Condado de Lincoln para discutirem e formularem um acordo. Bonney aceitou ser detido até ao depoimento final. Não obstante Bonney ter sido assistido pelo delegado John Dolan, um dos chefes do grupo “The House” desconsiderou a ordem do general Wallace. Bonney retornou à prisão em Junho de 1879, mas acabou por fugir mais uma vez.
Durante aproximadamente ano e meio, Bonney sobreviveu em diversos empregos precários e, no jogo de salão. Em Janeiro de 1880, durante uma discussão, matou Joe Grant no salão de Fort Sumner. Grant vangloriava-se que ainda mataria “Kid” quando o encontrasse, não supondo que “Kid” fosse o seu adversário no jogo do pocker, naquele instante. 
Em Novembro de 1880, a milícia perseguiu e encurralou o bando de Bonney no rancho do amigo James Greathouse em Anton Chico, no território de White Oaks. Um dos membros da milícia, James Carlysle, na posse duma bandeira branca, aventurou-se a entrar no rancho a fim de tentar negociar a rendição do bando de Billy, tendo Greathouse sido feito refém pela milícia, para assegurar a pacificação.
A determinada altura no decurso da noite, pareceu a Carlysle que os fora-da-lei estavam de facto encurralados, quando subitamente se ouviu um disparo no exterior da casa do rancho. Carlysle, julgando que um dos membros da milícia tivesse baleado Greathouse, decidindo tentar salvar-se, arremessou-se pela janela fora tombando na neve. Os membros da milícia, no exterior, tomando Carlslysle, como um fora-da-lei, dispararam e mataram o companheiro por acidente. Desmoralizados com o acontecimento, dispersaram-se permitindo a Bonney e ao seu bando escaparem-se. 
Mais tarde, Bonney escreveu ao Governador Wallace clamando inocência pela morte de Carlysle e insolvência sobre os desacatos sobre a Guerra do Gado.
No decorrer deste tempo, Kid desenvolveu amizade com um ambicioso negociante e antigo caçador de búfalos chamado Pat Garrett. Pat, prometendo acabar de vez com os arruaceiros da cidade, foi eleito xerife e prometeu prender Bonney, conhecido nesta altura por Billy The Kid, propondo até 500 dólares de recompensa pela sua cabeça.
Em 19 de Dezembro, Bonney escapou a uma emboscada feita à meia-noite, no Fort Sumner, durante a qual um dos companheiros do bando, Tom O´Folliard, foi baleado e morto.  
PAT GARRETT, TOM O'FOLLIARD e CHARLIE BOWDRE   


A 23 de Dezembro, Bonney dirigiu-se para uma casa abandonada localizada num lugar remoto chamado Stinking Springs. Enquanto Bonney e o seu bando dormiam profundamente, Garrett e a sua milícia cercaram a casa e aguardaram pela melhor surpresa. Na manhã seguinte, um rancheiro chamado de Charlie Bowdre apeou-se no exterior para dar de comer ao seu cavalo. A milícia de Garrett julgando ser Bonney, dispararam e mataram o rancheiro. Um dos companheiros de Bonney, do interior da casa, tentou puxar a corda que prendia o cavalo do rancheiro, mas Garrett, do exterior, disparou e matou o cavalo que causou o entrave da porta, única saída para o exterior. O grupo da milícia, nos arredores da casa, acenderam uma fogueira a fim de prepararem o pequeno-almoço e, neste intervalo de tempo, Garrett e Bonney travaram conversa à distância. Garrett convidou Bonney para a refeição e Bonney respigou mandando-o para o “inferno”. O bando, compreendendo que não tinha facilidade em fugir e, famintos, renderam-se, acabando a manhã a comerem todos juntos.
Bonney foi preso na cidade de Mesilla aguardando pelo julgamento com data marcada para Abril de 1881. Nesse permeio de tempo, passou os dias a dar entrevistas para jornais e apelando por clemência ao Governador Wallace. Este, recusou intervir.
Foi decidido em julgamento que Bonney teria morto o xerife Brady. Em 13 de Abril, Bonney foi sentenciado à morte através da forca, pelo juiz Warren Bristol. Foi marcada a data de 13 de Maio, e Bonney foi deslocado para Lincoln, sob a guarda de dois milícias de Garrett, James Bell e Robert Ollinger. Billy, permanecia preso no edifício do tribunal e prisão de Lincoln quando, em 28 de Abril, na ausência de Garrett, matou os guardas e escapou-se.
LINCOLN - TRIBUNAL e PRISÃO

Esta fuga ainda permanece numa incógnita porém, acredita-se que um dos simpatizantes do bando Regulator, deixou propositadamente um revólver dentro da latrina de Kid, que o mesmo costumava utilizar.
Os rumores ditavam que Billy The Kid estaria escondido nos arredores do Fort Sumner passados três meses da sua fuga.
A 14 de Julho de 1881, o xerife Garrett e mais dois auxiliares, interrogaram um residente citadino, amigo de Bonney, chamado Pedro Maxwell. Enquanto permaneciam dentro de casa, na conversa, mais propriamente no quarto de Maxwell e, às escuras, Bonney, inesperadamente entrou no quarto sem conhecimento da presença do xerife.
Segundo uma das versões sobre os acontecimentos deste dia, há o que quando Kid entrou no quarto, não pôde reconhecer Garrett devido à pouca luminosidade da divisão. Perguntou “Quien es?”. Garrett, reconhecendo a voz de Billy The Kid, sacou do revólver e disparou duas vezes, tendo a primeira bala atingido Bonney um pouco abaixo do coração matando-o instantaneamente. Supõe-se também, que a irmã de Pedro Maxwell, Paulita, era a namorada de Bonney, e que este frequentava a casa por diversas vezes à calada.
Henry McCarty ou, Henry Antrim ou, William H. Bonney e, por fim Billy The Kid, foi sepultado no dia seguinte no cemitério militar de Fort Sumner, no mesmo túmulo dos seus companheiros – Tom O´Folliard e Charlie Bowdre. Há outra versão sobre o fim de Billy The Kid!… Conta-se, também, que no momento crucial, Garrett deixou fugir Bonney cedendo-lhe um cavalo e, indicou-lhe o México. Provavelmente, o corpo de Billy estará sepultado nas proximidades de algum rancho!


SEPULTURAS DE BILLY THE KID, TOM O´FOLLIARD E CHARLIE BOWDRE























Foi McDaniels que o apelidou de “Billy The Kid” (Billy, o Menino), por causa da sua aparência juvenil, e o apelido permaneceu pelo resto da sua vida!... 


Até breve
O amigo


Sem comentários:

Enviar um comentário