quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.22


PIONEIROS / EXPLORADORES



“TEXAS JACK”
 JOHN BAKER OMOHUNDRO – 1846 - 1880


John Baker Omohundro, nasceu em 26 de Julho de 1846 e faleceu em 28 de Junho de 1880. Conhecido por “Texas Jack”, foi explorador, cowboy e actor. Nasceu na localidade de Pleasure Hill, perto da cidade de Palmyra, no Estado da Virgínia. Filho de John B. e de Catherine Omohundro. Deixou o lar ainda jovem e fez-se ao caminho em direcção ao Texas, tornando-se cowboy. Devido à sua tenra idade, ficou impossibilitado de se alistar no exército da Confederação, em 1861. Como tal, enveredou por servir a tropa como mensageiro especial, e batedor. Em 1864, alistou-se sob o comando do General James Ewell Brown Stuart


     Após a guerra civil americana, Omohundro exerceu a sua profissão como cowboy, no Texas. Participou na condução de gado por trilhos imensamente praticados e conhecidos para a época, como o de Chisholm Trail. Numa das grandes conduções de gado até às Estações de Caminho-de-ferro, atravessado todo o Estado de Arkansas até ao de Tennessee, a população agradecida pelo feito corajoso, alcunhou-o de “Texas Jack”.
     Em 1869, deslocou-se para Cottonwood Springs, no Estado de Nebraska, perto do Forte
NED BUNTLINE
McPherson e exerceu a profissão de batedor e caçador de bisontes. Foi nesta altura que Texas Jack conheceu o famoso Buffalo Bill. Ambos participaram no combate aos índios, na caça aos bisontes, serviram como guias para figuras notáveis, tais como Earl of Dunraven e lideraram uma caçada real, em 1872, para o Grão Duque Alexei Alexandrovich da Rússia .


     Omohundro e Cody (Buffalo Bill), viajaram para Chicago em Dezembro de 1872 a fim de estrearem uma peça no Show do Oeste Selvagem produzida por Ned Buntline. Texas Jack foi o primeiro acrobata a introduzir no circo, o acto de laçar animais. Durante os anos de 1873 e 1874, tanto ele, como Buffalo Bill, convidaram o seu amigo James Butler Wild Bill Hickok a juntar-se à sua equipa de circo para actuação da peça “Scouts of the Plains”.

     A 31 de Agosto de 1873, Omohundro casa-se com Giuseppina Morlacchi, dançarina e actriz natural de Milão, que actuou com ele em espectáculos dirigidos por Buffalo Bill.
     Em 1877, ele próprio, dirigiu um grupo de actores, em S. Louis. Escreveu também artigos sobre as suas caçadas e experiências como batedor, que foram publicadas em jornais e revistas na Costa Este. Assim nasceram as lendas e aventuras escritas por Col. Prentiss Ingraham.


Texas Jack morreu em 1880, de pneumonia, em Leadville, Colorado, e foi sepultado em Evergreen.   


“CALAMITY JANE”
 MARTHA JANE CANNARY BURKE – 1852 – 1903

Martha Jane Cannary Burke, conhecida como “Calamity Jane”, nasceu no dia 1 de Maio de 1852 e faleceu no dia 1 de Agosto de 1903. Foi uma exploradora e batedora muito admirada por Wild Bill Hickok e, também, aplaudida pelas suas gentes como guerreira na luta contra os índios. Nasceu na cidade de Princeton, no Missouri. Os seus pais, Robert W. e Charlotte Cannary, viviam em 1860 a onze quilómetros a Nordeste de Princeton, em Ravanna. Martha Jane foi a mais velha de seis irmãos.
     Em 1865, Robert juntou a sua família e deslocou-se numa caravana, do Missouri para a cidade de Virgínia, em Montana. Charllotte, sua mãe, faleceu no percurso, em Black Foot, Montana, em 1866, de pneumonia. Ao chegarem à cidade de Virgínia, na primavera de 1866, Robert, seu pai, levou os seus seis filhos para a cidade de Salt Lake, no Utah. Chegaram no verão, e Robert iniciou a sua lavoura numa propriedade com 160.000 metros quadrados. Permaneceu neste rancho apenas por um ano devido à sua morte precoce, em 1867. Martha Jane tomou conta da família, deixou o rancho, e dirigiu-se em caravana para o Forte Bridger, no território de Wyomming, onde chegaram em Maio de 1868. Após esta viagem atribulada, seguiram de comboio para Piedmont, onde se empregou para sustentar a sua família alargada. Conheceu diversos empregos como ajudante de cozinheira, cozinheira, criada, dançarina por conta de Madam Dora DuFran, enfermeira e vaqueira, e em 1874 enveredou por ser guia no Forte Russel.

     Extraído da sua autobiografia de 1896, Martha Jane escreve acontecimentos do seu tempo:

“Em 1865 saímos dos nossos lares no Missouri, em caravanas com destino à cidade de
Virgínia,em Montana, levando cinco meses no percurso. Pelo caminho, caçava na companhia de caçadores experientes e membros da caravana. Foi nessa altura, até que chegássemos a Virgínia, que fui considerada como uma atiradora notável e cavaleira destemida para a minha idade. Frequentemente, na travessia das montanhas do Missouri para Montana, as condições eram péssimas e tínhamos que fazer descer as carroças através de cordas por desfiladeiros íngremes. Outras vezes, eramos forçados a atravessar rios agitados e com areias movediças e lugares pantanosos.
Todo o cuidado era pouco para evitarmos a perda de cavalos e haveres. Surgiam perigos eminentes com correntes de águas fortíssimas que dificultavam a nossa marcha, assim como pesadas chuvas caídas. Nestas ocasiões, os homens mais conhecedores selecionavam os melhores locais para atravessar as correntes e, eu própria, montava o meu cavalo para verificar o tipo de corrente que seguia no rio. Todos os obstáculos foram vencidos por nós até ao nosso derradeiro destino, a cidade de Virgínia. A minha mãe acabaria por falecer em Black Foot, Montana, em 1866, onde foi sepultada. Um pouco mais tarde, na primavera de 1866, deixei Montana e parti para Utah, chegando à cidade de Salt Lake no Verão desse mesmo ano.” 

BATEDORA – 1870 a 1876

     Vestindo um uniforme de soldado, Martha Jane começou como batedora. Em conformidade com a sua autobiografia, juntou-se ao Coronel Custer porém, crê-se mais que tivesse servido o General George Crook que se encontrava no Forte Fetterman, no Wyomming.

     Aborda-se contudo, que Martha Jane tivesse participado numa Campanha conjunta com o Coronel Custer na primavera de 1872. Custer e o General Miles , encaminhavam as suas tropas para apaziguarem as revoltas dos índios perto de Sheridan, no Estado de Wyomming.


    Martha Jane, numa passagem da sua autobiografia, refere como lhe foi colocada a alcunha de “Calamity Jane”:
“Aconteceu durante uma Campanha contra a revolta de um bando de peles vermelhas, perto de Goose Creek, no Wyomming. O capitão Egan comandava as suas tropas a fim de pacificarem os revoltosos e, nessas escaramuças, morreram seis homens, e outros
foram severamente feridos. No regresso ao Forte, houve uma emboscada a meio caminho. O capitão Egan foi atingido e, na sua cavalgada dava sinal que viria a cair. Guiei o meu cavalo, regressei ao seu encontro, e evitei que ele tombasse enquanto galopava. Ajudei-o a mudar-se para o meu cavalo e coloquei-o à minha frente na sela, encaminhando-o para o Forte. Quando o capitão Egan recuperou, riu-se e comentou: “Passo a chamar-te de Calamity Jane, a heroína das planícies”. Desde essa altura que carrego essa alcunha.”
     Em 1876, Calamity Jane fixou-se nas proximidades de Deadwood, no Dakota Sul, nas
montanhas Black Hills. Nesta ocasião, tornou-se amiga de Wild Bill Hickok, famoso xerife, que muito admirou pela sua personalidade e estilo de vida.

     Depois que Hickok foi morto durante um jogo de poker em 2 de Agosto de 1876, Calamity Jane afirmou ter sido casada com ele e que o mesmo seria o pai da sua filha Jane – que teria nascido em 25 de Setembro de 1873 e adoptada por Jim O´Neil e sua mulher. Apesar desta versão, Hickok, na altura da sua morte, encontrava-se casado com Agnes Lake Thatcher. Posteriormente, foram encontrados registos sobre a descendência de Martha Jane com Hickok e sobre o provável casamento na cidade Benson, no Estado de Montana, no dia do nascimento da filha de ambos. Esses registos estavam inseridos numa Bíblia, assinados por dois reverendos e numerosas testemunhas.

Aquando do assassinato de Hickok, Jane procurou o seu assassino, Mc Call, para o matar com um cutelo porém, o mesmo, acabaria por ser enforcado pelo crime cometido.

     Em 1881, comprou um rancho perto de Yellowstone River. Em 1884, mudou-se para El Paso, onde viria a casar-se com um texano, Clinton Burke. Separados em 1885, segue rumo para Boulder, onde tentou a sua sorte nos negócios.

     Em 1893, Calamity Jane aparece em representação no circo de Buffalo Bill´s Wild West Show, montada num cavalo e como atiradora. Participou também, no Pan-American Exposition, mas nessa altura, encontrava-se já deprimida devido ao seu estado alcoólico.
     Em 1903, Jane regressa a Black Hills. Durante alguns meses ganha o sustento cozinhando num estabelecimento, tipo bordel, em Belle Fourche. Em Julho, viaja para
Terry no Dakota do Sul. Enquanto permanecia no Hotel Calloway, em 1 de Agosto de 1903, apanhou uma pneumonia, da qual viria a falecer com 51 anos de idade.


     Foi sepultada no cemitério de Mount Moriah no Dakota do Sul, perto da sepultura de Wild Bill Hickok.


Até breve                                                                                   

O amigo Vítor Oliveira  -- Ocart

Sem comentários:

Enviar um comentário