terça-feira, 16 de abril de 2024

O CASTIGO DA ACTRIZ ESTHER LEÃO


Venho aqui prestar homenagem a uma actriz Portuguesa, reconhecida no Brasil por cá nem se fala nela. Refiro-me á actriz Esther Leão, nasceu em 1892 em Lisboa e veio a falecer no Brasil em 1971.
Estreou-se no antigo teatro Dona Amélia na peça O assalto, integrou-se, depois, no teatro Politeama e fez algumas peças e operetas; o êxito faz com que Esther Leão seja accionista da companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, no teatro Nacional, onde foi protagonista da peça A severa de Júlio Dantas .
Naquele tempo as companhias para irem de tournée a África tinham de ter uma licença passada pelo ministério dos assuntos das coloniais. Esther Leão foi para África fazer teatro e esteve-se nas tintas para a licença e foi para S. Tomé e Príncipe onde foi muito amada pela população de raça negra que viam nela uma deusa tal era o seu encantamento.
Algum tempo depois voltou para Lisboa e o ministério impôs-lhe um castigo, ela não podia trabalhar no teatro como actriz por não ter acatado a lei! Esther Leão mulher de muita coragem bateu com a porta, fez as malas e foi para o Brasil onde deu lições da arte de dizer e representar.
Logo foi convidada para encenar e dirigir actores, o seu primeiro espectáculo foi em 1939 no teatro estudante do Brasil, em 1940 foi convidada pela companhia Eva Todor para dirigir as peças Feia, Romeu e Julieta e Morte de um caixeiro viajante. A sua ultima encenação foi na peça A menina sem nome.
Todas as grandes actrizes que começaram nos anos 40 e 50 passaram pela sua mão como Cacilda Becker, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg , etc
Ela foi a grande responsável pelo moderno teatro Brasileiro com a sua técnica e arte!
Deixou escola.
Uma actriz tão esquecida em Portugal e tão amada e venerada em terras Brasileiras

Por:

Paulo Vasco em em RECORDAÇÕES & ARTISTAS FB

Sem comentários:

Enviar um comentário