terça-feira, 30 de abril de 2024

COUTO MISTO, O PAÍS INDEPENDENTE QUE EXISTIU ENTRE PORTUGAL E ESPANHA, DESCONHECIDO POR MUITOS


Sabiam, que durante 800 anos, existiu um pequeno país entre Portugal e Espanha , perto de Montalegre e Chaves ? 

Tratava-se de um estado independente situado no território atualmente português e espanhol, possuía cerca de 27 km2 e situava-se na fronteira entre Montalegre e a província de Ourense. 
Assim sendo, os habitantes de Couto Misto falavam português e espanhol, considerando os dois países como seus, celebrando a sua história, a sua cultura e tradições. 
O Couto Misto é um microestado localizado na região de Trás-os-Montes, no norte de Portugal. Não há registo de uma data concreta em relação à sua origem, mas considera-se que seja anterior à independência de Portugal do Reino de Leão, que ocorreu em 1139. 
Algumas teorias sugerem que o Couto Misto foi criado legalmente pelo rei português D. Sancho I através de uma Carta de Foral , enquanto outras indicam que foi concebido como um refúgio para criminosos. 
Há ainda uma tradição oral que conta a história de uma princesa grávida que foi resgatada pelos habitantes da região durante um nevão, concedendo a independência e privilégios a esses habitantes, como forma de gratidão.

Os habitantes do Couto Misto gozavam de privilégios especiais em relação aos cidadãos de Portugal e Espanha. Eles podiam escolher a sua nacionalidade no dia do casamento, sem restrições, e caso escolhessem não ter nenhuma nacionalidade, não eram obrigados a prestar serviço militar em nenhum dos dois países. Além disso, o Couto Misto estava isento de pagamento de impostos e taxas aos Reis de Portugal e Espanha, e os seus habitantes podiam cultivar o que queriam.


A estrada chamada Caminho do Privilégio atravessava o Couto Misto e ligava as suas três principais localidades a Tourém. Qualquer pessoa poderia passar por esta estrada e as autoridades não poderiam prender ou perseguir alguém na estrada, mesmo que esta pessoa transportasse contrabando. 
O microestado oferecia asilo a qualquer pessoa, mesmo que fosse criminosa, e não podia ser presa ou privada das suas riquezas e direitos dentro do microestado. O microestado era governado pelas cabeças de família, que elegeram um governo para administrá-lo. No entanto, as autoridades de Portugal e Espanha nem sempre respeitaram os direitos do Couto Misto e havia relações tensas entre este e os dois países. Em 1864, o Tratado de Lisboa pôs fim ao pequeno país e dividiu o seu território entre Portugal e Espanha.


O Couto Misto, que está localizado na província de Ourense, pode ser visitado e oferece caminhos e trilhos para percorrer, além de outras atrações, como pinturas que foram descobertas em 2013. Ele fica dividido entre as vilas de Baltar e Calvos de Randín e faz fronteira com as freguesias de Padroso, Donões e Mourilhe, em Montalegre. É recomendável passar algum tempo explorando essas regiões.



por: Ana Melo Cano, em Canal Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário