terça-feira, 26 de março de 2024

PEDACITOS NOSTÁLGICOS DE UM PASSADO QUE JÁ LÁ VAI!...


Vamos recuar à fase que antecedeu a de “mancebo” que tanto temos falado nesta página porque, também fomos alunos da Primária. E há sempre recordações da nossa meninice que, no momento presente, já com idades avançadas, vêm há luz constantemente! Prelúdio de um “ciclone” que chegará um dia, mas que convém afastar essa ideia, aiiindaaa…
Da 1ª. Classe lembro-me da primeira lição e, nunca me fugiram da memória estas imagens!... 


Da 2ª. Classe e porque gostei muito da minha Mãe, relembro-me deste texto que sintetizo: - José!...São horas, meu filho. Levanta-te para não chegares tarde à escola – Diz a mãezinha.  

E, debruçada sobre a minha cama, vai-me afagando o rosto e os cabelos e, deste modo, acaba de me despertar…

Da 3ª. Classe todos nós ainda soletramos “A NEVE”: Batem leve, levemente; Como quem chama por mim; Será chuva? Será gente; Gente não é certamente; E a chuva não bate assim…,…Mas, as “Vozes dos Animais”  tinham mais ritmo!...

E, por fim, a 4ª. Classe - a última da Primária, aquele ano em que fazíamos três exames: A 4ª. Classe, e as Admissões ao Liceu e às Escolas Industriais e Comerciais.

Lembram-se da “MOLEIRINHA” de Guerra Junqueiro?
Pela estrada plana, toc, toc, toc
Guia o jumentinho uma velhinha errante.
Como vão ligeiros, ambos a reboque,
Antes que anoiteça, toc, toc, toc,
A velhinha atrás, o jumentinho adiante!

Ao longo dos quatro ou, mais anos da Primária, havia uma ficha atribuída a cada aluno para registo das faltas, comportamentos, datas da realização de exames, vacinas, filiação, nomeação do encarregado de educação, etc.

Após a aprovação no exame da 4ª. Classe, obtinha-se este valioso Diploma, idêntico para todo o País!...

 Aos professores era-lhes concedido o Termo de posse do lugar

ACRESCENTANDO COM OS MEUS REGISTOS PESSOAIS!...
A MINHA ESCOLA DA 1ª. CLASSE NO ANO LECTIVO DE 1956 / 1957

OFERTA DESTE LIVRO ATRIBUÍDO PELA PROFESSORACOMO 3º. PRÉMIO DAS MINHAS “Competências” 1956

A MINHA PROFª. DA 1ª. CLASSE
AINDA VIVA, COM 90 ANOS, NATURAL DE CONDEIXA
E RESIDENTE EM LEIRIA

SEMANÁRIO DA MINHA CIDADE EM REPORTAGEM
DO ENCONTRO DOS “VELHOTES” 

OS DIVERSOS ENCONTROS








LIVROS QUE ESCREVI PARA HISTORIAR TODA ESTA MINHA INFÂNCIA







Por: Vitor Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário