PONTE DA BARCA
TEM COMO DESTAQUE A PEDRA DOS NAMORADOS!...
Ponte da Barca é uma bonita Vila do Norte de Portugal, Sede de município, situada numa região abençoada pela natureza, pautada pelo verde da rica vegetação e pela calma do Rio Lima.
A sua história precederá ainda a tempos pré-romanos, e da época de ocupação romana chegaram aos nossos tempos vários vestígios, com especial destaque para a Pedra dos Namorados, uma figura de um homem e de uma mulher em baixo relevo, exposta no Museu da freguesia da Ermida.
Outrora apelidada de “Nóbrega”, topónimo de provável origem celta, com o crescimento da localidade, e séculos mais tarde, foi apelidada de “Barca”, devido ao atravessamento do Rio Lima ser efectuado por meio de uma Barca, e, posteriormente, aquando a construção de finais do século XVI do símbolo da cidade, a sua bonita Ponte, passou a ser conhecida por “Ponte da Barca”.
Com a construção da ponte, a localidade reforça a sua importância no domínio comercial, constituindo um forte ponto de passagem, centro e eixo regional na direcção do litoral. Ponte da Barca foi também local de passagem de peregrinos e fiéis, por ser local de cruzamento de dois caminhos de ligação a Santiago de Compostela.
Integrada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Ponte da Barca denota a influência económica desta indústria vinícola através das suas graníticas casas brasonadas, solares e pequenos palacetes que a enfeitam e enriquecem.
O centro histórico de Ponte da Barca é lindíssimo, e toda a vila está embelecida com diversos monumentos como as belas Igrejas Matriz do século XVIII e a Misericórdia do século XVI, as Capelas de Nossa Senhora da Lapa do século XVII, a de Santo António dos séculos XVII e XVIII, e a de São Bartolomeu. Frente ao central Pelourinho, encontra-se o Antigo Mercado do século XVIII, uma das obras emblemáticas da Vila.
Portugal…é bonito!
Nota: Compilação e arranjo feito por V. Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário