terça-feira, 4 de julho de 2023

4 DE JULHO DATA DA DIVISÃO DA LUNDA

Máscara Mwana Pwo, termo que significa mulher jovem - foto de Raul Sousa Machado


45° Aniversário da divisão da Lunda homenagea a Figura de Mwana Pwô.
A “Mwana pwô”, representa uma personagem ancestral, adulta, madura, cheias de dignidade, graciosidade e espiritualidade, a força da juventude, a fertilidade, entre todos os atributos positivos da mulher ideal, simbolizando a beleza e a ancestralidade feminina “Cokwe”.
A máscara "Mwana Pwô" é exibida nas grandes manifestações culturais do grupo étnico Cokwe e é sempre usada por um homem que se disfarça de mulher, que usa roupas, seios falsos e uma saia de algodão.
Durante a apresentação, Mwana Pwo imita e exagera os movimentos femininos e assim assume a função de ensinar e de transmitir valores cívicos e morais para toda a sociedade no que diz respeito as mulheres Cokwe.
A máscara "Mwana Pwo", simboliza a mulher ou rapariga que floresce e garante a procriação, em suma a continuidade da sociedade na qual está inserida
A mascara Mwana Pwô é uma mascara viva, integrada na comunidade, faz-se presente em ocasiões especiais para educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe.
Mwana Pwô dá vida às noções espirituais de grande significância.
Referir que os cokwé formam a maioria dos habitantes da Lunda Sul coabitando com os Bângala, Xinge, Minungo, Luvale, Mbunda e Baluba (grupo étnico resultante da mistura dos povos da região do Moxico e Lunda Norte).
A criação da Província da Lunda- Sul no dia 4 de Julho de 1978 abriu pontes para a livre circulação de pessoas e bens numa região até então fortemente marcada pela exploração diamantífera na altura.



GCS- GOVERNO PROVÍNCIAL DA LUNDA SUL

Sem comentários:

Enviar um comentário