quarta-feira, 13 de junho de 2018

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.38




O VELHO OESTE EM FICÇÃO E BANDA DESENHADA – ANOS 60
O BUCK JONES - Nome artístico de Charles Frederick Gebhart, de Indiana, nascido em 12 de Dezembro de 1891 e falecido em Boston, Massachusetts, a 30 de novembro de 1942. Foi um actor americano conhecido pelos seus papéis de cowboy em inúmeros filmes do Velho Oeste Americano desde os tempos do cinema mudo. Silver, foi o seu cavalo muito conhecido e apreciado!...
CISCO KID – Cisco Kid e o seu companheiro inseparável Pancho, dupla de justiceiros
em imitação a Robin Hood ou, Dom Quixote. Cowboy fictício, criado em 1907 pelo escritor norte-americano O. Henry para o conto “The Caballero´s Way”, publicado na colectânea Heart of the West.
O seu cavalo foi o célebre Diablo


COMANCHE – Personagem criada por Rodolphe Greg e Michel Rouge Hermann, em 1969. Greg representa-se como sendo a proprietária do rancho “Triplo seis”, Comanche. E Red Rust, como o cowboy solitário, capataz do mesmo rancho. Palomino, o cavalo nas pradarias de Wyoming 



DURANGO KID – Cowboy fictício. Surge pela 1ª. vez em 1940. Vestia-se de negro e cobria o rosto com um lenço da mesma cor. No cinema, foi interpretado por Charles Starrett, nascido no Massachussetts em 1903.

LÚCIO O XERIFE – Cowboy fictício exercendo a função de xerife. Príncipe foi o seu cavalo favorito.

KANSAS KID – Típico justiceiro solitário do Velho Oeste. Capataz do Rancho “Duplo D”. Aparece em BD em 1948, desenhado por R. C. R.

MARSHAL MATT DILLON – Cowboy fictício. Delegado oficial federal de Dodge City, no Kansas, por volta de 1870, que procurava manter a lei e a ordem nessa violenta fronteira do Velho Oeste. Série de 1949. Matt Dillon teve como auxiliares, Chester, Doc Adams e Miss Kitty Russel, a garota do saloon. O seu cavalo foi o Buck.


PECOS BILL – Lendário do Velho Oeste. Tenta mostrar a coragem, humor, força e habilidade. Teria sido criado por um coiote fêmea. Conhecido por ter montado e domado um ciclone. O seu cavalo foi o Widowmaker e, a sua namorada, a Slue-Foot. Pecos Bill foi escrito por Edward O´Reilly, em 1923.
RED RYDER – Vaqueiro rude do Oeste Selvagem, em que por volta de 1890 trabalhava no Rancho “Painted Valley”, situado na cordilheira de San Juan. Vivia com a sua tia, a duquesa, o Pequeno Castor e o seu cavalo Papoose. No Rancho, juntava-se-lhe o capataz Buckskim Blodgett, a namorada de Red, Beth, e o bandido Ace Hanlon. As figuras de Red Ryder foram criadas por Stephen Slesinger e Fred Harman em 1938 e as histórias publicadas até 1964. Trovão, foi o cavalo de Red Ryder.
ROY ROGERS – Foi adaptado para os quadradinhos entre 1940 e 1950. Roy Rogers, no cinema, fez-se representar por Leonard Franklin Slye. Roy Rogers foi considerado o Rei dos Cowboys, e o seu magnífico cavalo Trigger foi apelidado de “O cavalo mais inteligente do cinema”. Existe uma estátua deste cavalo, no museu Roy Rogers-Dale Evans, em Victorville, na Califórnia. Para além do afamado cavalo…havia também o cão Bullet. 
TEXAS KID - Criado em 1948, na Itália, por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini. O personagem Tex logo alcança um enorme sucesso. Publicado no formato semelhante a um talão de cheques de hoje, com 32 páginas, Tex é um homem rude inserido no ambiente selvagem do oeste americano.

ZORRO – Personagem de ficção criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Representa o Don Diego de la Veja, aristocrata californiano. Bandido mascarado e vestido de preto e que defendia o povo da Califórnia. Usava balas de prata e nunca atirava para matar. O seu cavalo foi o Silver e, o companheiro – o Tonto.
WILL BILL HELLIOT – Cowboy fictício representado na figura de Gordon A. Nance. Actuou por volta de 1944 e, as suas acções versavam a vida real de Wild Bill Hickok.



BONANZA - Série televisiva com emissão em Portugal nos anos 60. Trata a saga do rancheiro viúvo Bem Cartwright e os seus filhos de mães diferentes (Adam, Hoss e Little Joe), na defesa do seu rancho Ponderosa, no Nevada. O filme piloto foi escrito por David Dortort.


BANDA DESENHADA DA NOSSA MOCIDADE


Até breve                                                                                   
O amigo 






Sem comentários:

Enviar um comentário