sábado, 5 de maio de 2018

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.35




RANCHEIROS
“COWBOYS”



CHARLES GOODNIGHT – 1836 – 1929

Charles Goodnight nasceu em 5 de Março de 1836 e faleceu em 12 de Dezembro de 1929. Foi criador de gado no Oeste Americano e, talvez o mais conhecido no Texas.
Nasceu no condado de Macoupin, a Este de St. Louis, no Missouri, tendo sido o quarto filho de Charles Goodnight e de Charlotte Collier.
Goodnight viajou para o Texas em 1846 com a sua mãe e o padrasto, Hiram Daugherty.
Em 1856, alistou-se como milícia para combater as incursões dos Comanches e, em 1857, juntou-se aos Rangers do Texas, tendo-se destacado como guia e descoberto o acampamento índio onde uma rapariga branca se encontrava aprisionada, Cynthia Ann Parker.

Durante a Guerra Civil, serviu como militar nos Estados Federados Americanos tomando a acção de defender as fronteiras contra os “peles vermelhas”. No final da Guerra, regressou ao Texas tendo recolhido muito gado tresmalhado nas planícies, devido ao combate entre tropas.
Em 1866, ele e um sócio chamado Oliver Loving, conduziram a sua primeira manada pela rota de Goodnight Loving Trail. Este trilho iniciou-se no Fort Belknap, no Texas, passando por Butterfield Overland, pela parte central do Texas, margens do rio Pecos, Novo México até o Fort Sumner. Loving, continuou com os restos da manada pelo Colorado fora, até à cidade de Denver, Wyoming, percorrendo duas mil milhas. Para estas deslocações, Goodnight criou um tipo de carruagem própria para transportar utensílios de cozinha e alimentos a fim de serem cozinhados ao longo da viagem.

Quando chegaram ao Novo México, formaram sociedade com o rancheiro John Chisum, outro dos grandes criadores de gado nesta época. A carne era vendida para o exército dos E.U.A., aquartelado em Fortes pelo Velho Oeste.
Após o falecimento de Oliver Loving, Goodnight e Chisum expandiram o negócio da carne para os Estados de Colorado e Wyoming.
Em 1870, Goodnight casou com Mary Ann “Molly” Dyer, professora em Weatherford, lugar situado a Oeste do Fort Worth. Ambos criaram a Academia Goodnight para a educação primária de centenas de crianças, filhos de vaqueiros.
No intuito de ter sempre à sua disposição pasto suficiente, madeira, água e caça, construiu em 1876 um rancho no Texas, mais propriamente em Palo Duro Canyon, denominado como “Panhandle”. Partilhou a sociedade com um irlandês chamado de John Geoge Adair. Mais tarde, Goodnight abandonou este rancho entregando a sua parte a Tom Blasingame que o dirigiu durante setenta e três anos, tornando-se no rancheiro mais velho do Oeste Americano.

CORNELIA ADAIR
Em 1880, fundou a Panhandle Stockman´s Association procurando improvisar métodos de criação de gado e reduzir a ameaça de arruaceiros e foras-de-lei.
Após a morte do seu sócio Adair, em 1895, Goodnight continuou associado à viúva, Cornelia Wadsworth Ritchie Adair.
Em 1919 negociou as suas propriedades com um amigo prospector de petróleo, W. J. McAlister, com a condição de poder permanecer nas mesmas com a sua mulher até à morte do último.
Para além da criação de gado, Goodnight protegeu as manadas de bisontes americanos, que ainda sobrevivem na actualidade. Fez o cruzamento do bisonte com o gado doméstico resultando no que viria a ser chamado de “Cattalo”.
Depois de deixar de ser rancheiro, Goodnight envolveu-se noutras actividades, incluindo na feitura de um Colégio na cidade de Armstong, trabalhando como editor jornalístico e banqueiro, tendo ainda feito investimentos em minas de prata no Novo México.
Depois de “Molly” ter falecido em 1926, Goodnight esmoreceu. Foi tratado por uma enfermeira, jovem de 26 anos, natural de Montana, chamada de Corinne Goodnight, que se correspondia com Goodnight por partilharem o mesmo sobrenome, mesmo não sendo familiares.
Em 1927, Goodnight já com 91 anos casou com a jovem Corinne Goodnight, que por esta coincidência de sobrenome, ficou a ser conhecida por Corinne Goodnight Goodnight.
Profundamente religioso e protector da natureza, ligou-se à Igreja Apostólica e batizou-se meses antes de falecer.
No fim da sua vida ainda se interessou na feitura de filmes. Faleceu em Tucson, no Arizona, justamente antes dois anos de ter surgido o filme sonoro.
Entre outras particularidades conhecidas conta-se que quando jovem fumava cerca de cinquenta cigarros por dia, mudando para o cachimbo já na idade madura.
 Na sua última crise doentia ofereceu o seu relógio de bolso, em ouro, ao seu pastor de igreja, Ralph Blackburn. 
A sua casa, em Amarillo, foi restaurada e destinada a museu, aparentando uma construção de 1887. Era nesta casa que a esposa “Molly” ensinava as crianças na mesma divisão onde dormiam os vaqueiros, retirando e repondo o mobiliário, consoante a função do momento.
Como grandes criadores de gado, para além dele e dos seus sócios John Chisum e Oliver Loving, foram também conhecidos Robert Benjamin Masterson, Theodore Roosevelt e George Washington Littlefield.

Encontra-se sepultado junto da campa da sua primeira esposa, Mary Ann, no cemitério de Goodnight, perto da cidade de Amarillo.


Até breve                                                                                   
O amigo 



Sem comentários:

Enviar um comentário