terça-feira, 27 de março de 2018

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.34



BANDIDOS


BUTCH CASSIDY – 1866 – 1908

Butch Cassidy, nasceu a 13 de Abril de 1866, na cidade de Beaver, no Estado de Utah, filho de Maximilliam Parker e de Ann Campbell Gillies, emigrantes britânicos pertencentes à religião Mórmom, chegados a Salt Lake City, em 1856. Butch foi o primeiro de mais doze irmãos. Faleceu em 3 de Novembro de 1908, com 42 anos, em S. Vicente, na Bolívia.
Tornou-se um assaltante de comboios e de Bancos, e liderou as quadrilhas “Hole”, “Wall Gang”, “Wild Bunch”, entre outras.
Nasceu com o nome e apelido de Robert LeRoy Parker. Ainda jovem adoptou o pseudónimo de Butch Cassidy, em homenagem ao velho salteador – Mike Cassidy, que o ensinara a roubar gado.
Por volta do ano de 1880, Butch com 14 anos entrou numa loja de roupas, levou um par de jeans e, deixou o recado que pagaria na próxima visita. Foi acusado e absolvido.
Até 1884, trabalhou em diversos ranchos, até que por fim se deslocou para Telluride, no Colorado, na procura de compradores para cavalos roubados.
Antes de 1887, teve como actividade a de cowboy, em Wyoming, Montana. Nesta cidade conheceu Mathew Warner, criador de cavalos de corrida.
Em 1889, Butch e mais três sócios assaltaram o Banco em S. Miguel Valley, Telluride, fugindo para Robbers Roost no Sudeste do Utah.
Em 1890, comprou um rancho em Dubois, Wyoming, local próximo do famoso “Hole-in-the-Wall”, formação rochosa que possibilitava protecção e servia de esconderijo para as actividades clandestinas. Sempre que os constituintes da quadrilha “Wild Bunch” se separavam após um assalto, reuniam-se mais tarde num local pré-determinado, tal como o esconderijo “Hole-in-the-Wall”, “Robbers Roost” ou, “o bordel de “Madame Fannie”, em S. António, Texas.

Em 1894, Parker (Butch Cassidy), envolveu-se romanticamente com uma rancheira fora da lei chamada Ann Bassett. O seu pai, o rancheiro Herb Bassett, entrou em negócios com Parker como fornecedor de carne de vaca e cavalo. Neste ano, Parker foi preso em Lander, Wyoming, por roubo de cavalos. Cumpriu 18 meses de prisão em Laramie, e foi libertado em Janeiro de 1896.

Neste ano associou-se a um círculo de criminosos composto por Elzy Lay, Harvey “Kid Curry” Logan, Ben Kilpatrick, Harry Tracy, Will “News” Carver, Laura Bullion e George Curry. Formando o bando “Wild Bunch”. Elzy Lay, acabaria por ter sido o seu melhor amigo com quem assaltou Bancos, comboios, carruagens pagadoras, cavalos e gado.

SUNDANCE KID E ETTA PLACE
A 13 de Agosto, Parker, juntamente com Lay, Kid Curry e um outro desconhecido, assaltaram o Banco em Montpelier, no Estado de Idaho. Foi nesta ocasião que recrutaram para a quadrilha o conhecido “The Sundance Kid” (Harry Longabaugh), oriundo da Pennsylvania – a dupla que se tornou lendária. Isto, após a prisão de Elzy Lay, o seu grande amigo. Afirma-se que, embora fosse assaltante e usasse arma, nunca matou pessoa alguma. 
Em 1897, Parker juntou-se ao grupo de “Robbers Roost” e, emboscados na pequena cidade mineira de Castle Gate, roubaram um saco carregado de ouro.
Em 1899, volta a actuar num roubo na Union Pacific, Companhia de caminhos-de-ferro, perto de Wilcox, Wyoming. Este assalto foi muito badalado porquanto, houve uma caça ao homem bastante intensa. No tiroteio que se seguiu com os homens da lei, Kid Curry e George Curry mataram o xerife Joe Hazen. Siringo, ficou encarregado de localizar o bando criminoso.
Em Julho, assaltaram mais um comboio perto de Folson, no Novo México. Neste assalto, Lay, amigo de Parker, matou o xerife Edward Farr e o detective Henry Love. O grupo assaltante “Wild Bunch”, após o assalto, separou-se. Reuniram mais tarde em Hole-in-the-wall nos arredores de “Robbers Roost”.

Em 1900, Parker, Longabaugh e outros membros do grupo assaltaram mais um outro comboio da Union Pacific, perto de Tripton, Wyoming. Neste ano, prenderam o irmão de Kid Curry (Lonny Curry) em casa do seu tio. Kid Curry e Bill Carver foram perseguidos pela milícia de St. Johns, Arizona.  Em Abril, George Curry foi morto pelo xerife John Tyler e pelo Deputado Sam Jenkins. No mês seguinte, Kid Curry (irmão de George e Lonny) cavalgou até Moab, no Utah, e assassinou Tyler e Jenkins, vingando a morte dos irmãos.
Parker, Longabaugh e Bill Carver deslocaram-se para Winnemucca, no Nevada, onde acometeram novo assalto ao First National Bank.
Kid Curry reagrupou o bando e conjuntamente com Parker e Longabaugh assaltaram mais um comboio da Union Pacific, em Wagner, Montana.
Curry, apesar de ser perseguido pelos detectives da Agência Pinkerton, regressou a Montana onde matou o rancheiro James Winters, responsável pela morte do seu irmão Johnny, anos atrás.
Em 1901, Parker e Longabaugh deslocaram-se para Nova York, e daqui para Buenos Aires, na Argentina. Com eles seguiu a namorada professora de Longabaugh (Sundance Kid), Etta Place.
Usando nomes falsos e vestidos com requintada elegância, hospedaram-se no melhor Hotel da cidade e depositaram cerca de 12 mil dólares na filial portenha do Banco de Londres (dinheiro oriundo do assalto a comboio, nos Estados Unidos). Tidos na conta de refinados cavalheiros, chegaram a fazer amizade com o vice-cônsul norte americano, George Newbery, e compraram uma fazenda na província de Chubut.
Entre 1902 e 1905, levaram uma vida confortável, na condição de fazendeiros, mas quando acabou o dinheiro que haviam trazido, só lhes restou retornar à única profissão em que eram mestres: a de ladrões.
                                           RANCHO DE CHOLILA E BANCO DE LA NACIÓN                                                           

Em 1905, Parker e Longabaugh assaltaram o Banco de Tarapacá Y Argentino, em Rio Gallegos, Santa Cruz, perto do Estreito de Magalhães. Em Maio, o bando vendeu o seu rancho na América do Sul (Cholila), receando serem capturados. A Agência Pinkerton sabia da sua localização. Frank Dimaio, um agente da lei foi encarregado para os prender. Secretamente, os bandidos foram informados da sua procura, e conseguiram escapar-se.
Seguiram para o Chile, mas no final do ano, regressaram à Argentina. A 19 de Dezembro, Parker, Longabaugh, Place e um outro desconhecido, tomaram parte noutro assalto a Banco de la Nación, em Villa Mercedes, Província de San Luís, a oeste de Buenos Aires. Perseguidos, conseguiram mais uma vez fugir ilesos para o Chile através das Pampas e dos Andes. 
Em 1907, Etta, namorada de Sundance Kid, doente, voltou para sua casa nos Estados Unidos, enquanto seus companheiros permaneceram na América do Sul, assaltando comboios, minas e Bancos na Bolívia, Peru e Chile, sempre perseguidos pelos policiais desses países.
Até que, em 1908, próximo a San Vicente, na Bolívia, Butch e Sundance foram acusados por soldados bolivianos, e liquidados com rajadas de metralhadora. 
 

 Até breve                                                                                   
O amigo 

Sem comentários:

Enviar um comentário