terça-feira, 14 de junho de 2016

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.27



XERIFES


DOC HOLLIDAY – 1851 - 1887

John Henry “Doc” Holliday, nasceu em 14 de Agosto de 1851 e faleceu com 36 anos em 8 de Novembro de 1887. Teve como principal actividade profissional a de cirurgião dentista, com graduação na Universidade da Pensilvânia porém, foi afamado como jogador de póquer e, pistoleiro. É muito lembrado pela amizade que comungou com Wyatt Earp, e por ter participado no duelo de O.K.Corral.
Doc Holliday nasceu em Griffin, no Estado da Georgia, filho de Henry Burroughs Holliday e de Alice Jane Holliday. O pai combateu pelas tropas americanas nas guerras contra o México e na Guerra da Sucessão, donde trouxe um filho adoptado, chamado Francisco, que ensinou Doc Holliday a disparar.
Valdosta
Em 1864 a família transferiu-se para Valdosta, na Georgia, onde a sua mãe viria a falecer a 16 de Setembro de 1866 com tuberculose. Tinha Doc apenas 15 anos de idade. Aqui, o seu irmão adoptivo, aquele que o ensinou a disparar, acabou por morrer também, devido à mesma doença da mãe de Holliday, tuberculose. Foi nesta cidade que o Doc recebeu a sua instrução secundária. Três meses mais tarde do falecimento da mãe de Holliday, o pai volta a casar-se com Rachel Martin.
Em 1870, com 19 anos, deixa a sua última cidade para
Atlanta - 1834
frequentar um curso de odontologia em Filadélfia, onde dois anos mais tarde acaba por receber o diploma de curso, (1/3/1872). Depois de ter trabalhado como assistente juntamente com um companheiro de curso, A. Jameson Fuches, em St. Loius, no Missouri, parte para Atlanta, na Georgia, para casa de um tio, onde acaba por abrir um consultório, tendo como sócio, Arthur C. Ford.
 Em 1873, foi um ano determinante para o começo das suas acções de tiroteio. Holliday costumava frequentar o rio Suwannee com uns amigos para nadar. Um dia, o lugar estava ocupado com jovens negros. Holliday e os seus companheiros reclamaram o sítio só para eles, mas os do outro grupo não arredaram pé. Doc, enfurecido, foi buscar uma espingarda e começou aos tiros. Não se sabe ao certo se houve mortos no bando dos negros porém, soube-se que Holliday se mudou para outra cidade pouco tempo depois deste acontecimento. Foi em Setembro que Doc se transferiu para Dallas, no Texas, onde abriu um consultório de dentista, com um sócio chamado John A. Seegar, seu companheiro georgiano, na Rua Elm, nº. 56, perto do que é hoje a Dealey Plaza. Foi aqui que ganhou diversos prémios como dentista, tal a sua fama na época. Porém, para se sustentar, recorreu ao jogo, visto que a sua clientela se começava a afastar ao vê-lo sempre a tossir.
Neste ano foi-lhe diagnosticado tuberculose.
Dalas - 1912

Em 1874, Holliday e mais 12 jogadores de salão foram processados em Dallas pela ilegalidade do jogo.
Em Janeiro de 1875, após uma troca de tiros com um proprietário de salão de jogos, chamado Charles Austin, Doc, foi preso. Depois de ter cumprido pena, abandona a cidade de Dallas e estabelece o seu consultório na cidade de Denison, no Texas. Ainda neste ano, multado pelas apostas ilegais, saiu deste Estado e fixou-se em Denver onde trabalhou como intermediário para John A. Babb, proprietário do Teatro Cómico. Aqui, envolveu-se numa discussão com Bud Ryan, afamado jogador. Ambos lutaram corpo a corpo e Doc feriu-o com uma faca.
Em Fevereiro de 1876, com a descoberta de ouro em Wyoming, seguiu para Cheyenne onde trabalhou como distribuidor para o sócio de Babb, Thomas Miller, dono de uma Cantina chamada de “Bela União”. No Outono deste ano, Miller transferiu essa Cantina para Deadwood, Dakota do Sul, onde se encontravam os mineiros da célebre corrida do ouro. Doc, acompanhou o seu patrão.
Em 1877, Holliday regressou a Cheyenne e a Denver, passando pelo Kansas para visitar uma tia. Saiu do Kansas e regressou ao Texas, estabelecendo-se como jogador na localidade de Breckenridge. Em Julho, viu-se envolto noutra quezília com outro jogador chamado Henry Kahn. Ambos foram multados e expulsos da cidade. No dia em que foram expulsos, Kahn atingiu Holliday que se encontrava desarmado, ferindo-o com gravidade. Devido a este
Big Nose Kate
acontecimento trágico, o seu primo, George Henry Holliday deslocou-se ao Oeste para cuidar de Doc até à sua recuperação. Depois de recuperado, Holliday mudou-se para Fort Griffin, no Texas, onde se enamorou com Mary Katharine Honory, alcunhada de “Big Nose Kate”. Foi nesta altura que Doc Holliday teve a primeira oportunidade de se ter encontrado com Wyatt Earp que lhe fora apresentado por um amigo comum, John Shanssey. Wyatt Earp encontrava-se nesta cidade a caminho de Dodge City, Kansas, para tomar posse do cargo de ajudante do xerife Charlie Bassett.    
Em 1878, num verão quente, Holliday ajudou Wyatt Earp numa discussão com bandidos. Segundo o que se contou, um pistoleiro chamado Ed Morrison, a quem Wyatt tinha humilhado em Wichita, entrou a cavalo na cidade, juntamente com Tobe Driskill e mais 50
homens texanos armados. Começaram a disparar antes de entrarem na Cantina “Long Branch” a fim de chamarem a atenção de Wyatt Earp. Wyatt sem ter dado conta do que se estava a passar dirigiu-se à porta principal, onde todo o bando se encontrava com as armas apontadas à sua figura. Alguém destacado pronunciou estas palavras: “Reza…porque chegou a tua hora Earp”. Holliday, que se encontrava a jogar às cartas, apercebeu-se da situação, e por detrás do bando apontou um revólver à cabeça do chefe Morrison e disse: “Não amigos ou, se retiram, ou o mano cai. Se alguém sacar da arma, o vosso chefe perderá a vida”. Earp tornou-se um amigo inseparável de Doc a partir deste momento de salvação.  
Em 1879, Julho, quando Holliday e o pistoleiro John Joshua Webb se encontravam sentados no salão de Las Vegas, um ex-soldado do exército, Mike Gorgon, persuadiu uma das empregadas a sair com ele. Quando ela se negou, Gordon ficou zangado e começou a disparar. Quando viu Doc a esgueirar-se, dirigiu-lhe um tiro, errando o alvo. Antes que Gordon voltasse a disparar, Holliday sacou da sua arma e abateu-o. Presente ao tribunal, foi absolvido tendo como testemunha de defesa o pistoleiro Web.
Antes de sair de Las Vegas, Holliday envolveu-se noutro tiroteio com Charles White. Holliday ao entrar num salão com o revólver em punho, exigiu a White a devolução de certa quantia em dinheiro. White, que estava a atender os seus clientes escondeu-se por detrás do balcão e começou a disparar contra Holliday. Doc disparou, acertou na cabeça de White e retirou-se para Dodge City. White ainda conseguiu sobreviver, apesar do disparo certeiro de Doc.
Ainda neste ano de 1879, Doc Holliday decide mudar-se conjuntamente com os irmãos Earp (Wyatt, Morgan e Virgil), para Tombstone, no Arizona, estabelecendo-se nesta cidade em 1880.
Wyatt Earp - Virgil Earp - Morgan Earp - Bat Masreson

Entre 1880 e 1882, Holliday viveu em Tombstone acompanhando de perto a vida de Wyatt Earp e a dos seus irmãos, Virgil e Morgan.  Virgil Earp foi o Marshall da cidade, tendo como seu auxiliar, o Wyatt Earp. Foi nesta altura que se deu o duelo conjunto dos irmãos Earp com Holliday, contra os seus inimigos Tom McLaury, Ike Clanton, Curly e Bill Brocius. O tiroteio ficou conhecido por O.K. Corral, e teve repercussão em terras do Novo México e Colorado. 
Tombstone 1881 e O.K. Corral local do duelo
TIROTEIO DE O. K. CORRAL
Localizado em Tombstone, Arizona, o Corral tinha uma cerca de madeira, uma ferraria, e espaço para meia dúzia de carroças e cavalos, que geralmente chegavam exaustos e bebiam água. No dia 26 de Outubro de 1881, três irmãos da família Earp -  Wyatt, Morgan e Virgil, reforçados pelo dentista Doc Holliday, resolveram fazer justiça num duelo contra Ike e Billy Claton, Frank e Thomas McLaury, e Bill Brocius. Matar ou morrer, e nenhuma opção pelo meio. Quando as balas pararam de voar, só 30 segundos depois, havia três mortos sangrando no meio da poeira: os dois McLaury e o mais jovem dos Clanton, Billy. Ike e Brocius tiveram tempo para se escaparem.
Ike Clanton, Tom McLaury, Frank Mc Laury e Doc. Bat. Wyatt

Em 1882, Maio, souberam-se outras más notícias sobre Doc Holliday
Encontrava-se preso por ter participado no assassinato de Frank Stiwell. Foi Wyatt Earp que ao temer que Doc não pudesse ser defendido correctamente das prisões do Arizona, que solicitou a intervenção do célebre xerife Bat Masterson. Foi este xerife do Colorado que intervencionou esta situação pelo lado positivo para Doc. Bat, conhecia as acções atribuladas de Doc, sabia doutro caso que deu que falar, mas que acabou por ter sido abafado…Confidenciou que quando Holliday se encontrava em Jacksonboro, na Carolina dos Sul, houve um tiroteio em que um soldado de cor morreu com um tiro. Esta história foi relatada pouco tempo depois pelo historiador Gary L. Roberts que encontrou registos sobre um oficial, Jacob Smith, que tinha sido assassinado a tiro naquele local por um “atacante desconhecido”. Neste ano, Holliday fixa-se em Denver sem progressos sobre a sua doença. 
Em 1887, já muito enfraquecido pela doença, pelo alcoolismo e droga para as dores frequentes, encaminhou-se para tratamentos para o Hotel Glenwood, perto de Glenwood Springs, no Colorado. Esperançou-se no tratamento com águas medicinais cujos vapores sulfurosos poderiam nutrir efeitos positivos. Porém, a suposta cura tornou-se maléfica e, o seu estado piorou. 

Em 1896, Wyatt Earp, num artigo sobre Holliday, descreveu-o como dentista, e não homem de lei ou, assassino. Que a necessidade o encaminhou para o jogo do póquer e que a sua tuberculose o tornou num vagabundo. Filósofo, vigoroso, rápido e mortífero com as armas, leal e bom companheiro. Relata também, que Holliday teve um duelo com um jogador, Ed Bailley, em Fort Griffin, e que esfaqueou outro que lhe tinha apontado uma arma. 

Foi um dos maiores mitos do Velho Oeste, apesar de ter sido dentista, profissão da qual se orgulhava. O seu sustento era derivado da sua habilidade à mesa do póquer, como jogador. Devido à sua doença, Doc tornou-se dependente do álcool, sempre na busca em aliviar os sintomas da sua enfermidade. Viajou para a região desértica do Arizona, procurando um clima seco que o levasse a menorizar a sua doença pulmonar. Foi um cavalheiro de estatura elevada, elegante, culto, familiar com o Latim, Grego e Francês. Dificilmente passava despercebido e tinha grande capacidade para fazer inimigos. Doc, foi uma fortaleza mental, detentor de uma inteligência cáustica que contribuía para que ele manifestasse indiferença profunda em situações perigosas. 

Teve na sua posse e uso, como armas, uma espingarda de dois canos, com coronha e canos cerrados, calibre 10 da marca Meteor, suspensa numa bandoleira sob o casaco. Um revólver Colt, modelo 1851, convertido na fábrica para cartuchos .38 de fogo circular. Uma pistola Remington Derringer de dois canos, calibre .41, que lhe fora oferecido pela sua namorada Kate “Big Nose” Fisher. E uma faca Bowie pendurada numa “bainha” sob a axila.
DOC Holliday, falecido em 1887, foi sepultado no cemitério de Linwood, em Glenwood Springs, no Colorado.

Até breve                                                                                   
O amigo 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário