terça-feira, 1 de setembro de 2015

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.26


XERIFES

  


PAT GARRETT – 1850 - 1908

Patrick “Pat” Floyd J. Garrett, nasceu em Chambers, no Estado de Alabama, em 5 de Junho de 1850 e faleceu em 29 de Fevereiro de 1908 em Las Cruces, no Condado de Doña Ana, no Novo México. 
Pat Garrett foi um homem de leis no Velho Oeste, empregado de bar, agente alfandegário e xerife no Condado de Lincoln, no Novo México. Ficou conhecido por ter morto o famoso fora de lei, Bill The Kid.
Nascido no Estado do Alabama, cresceu numa plantação próspera de Louisiana, perto de Haynesville, a Norte de Claiborne Parish. Filho de John Lumpkin e de Elizabeth Ann Garrett, foi o filho mais velho. O pai era um próspero fazendeiro, dono de uma plantação de algodão. No final da Guerra Civil a produção foi confiscada pela União e a família teve problemas financeiros. Dizia-se que Pat teria atirado e morto um simpatizante nortista próximo do fórum local, o que nunca foi provado. Sua mãe morreu em Março de 1867 aos 37 anos, e seu pai em Fevereiro do ano seguinte.
Pat Garrett partiu de casa em 1869 e procurou trabalho como vaqueiro em Dallas, no Texas. Em 1875, deixa a vida de vaqueiro e dedica-se como guia e a caçar bisontes noutras paragens. Depois de ter morto um companheiro de caça, (Joe Bristoe) por questões de negócio de peles de bisonte, ruma, em 1878 para Fort Summer, no Novo México, onde trabalhou como barman no saloon de Beaver Smith. Aqui, fica conhecido por “Long John” por ser muito alto.


   Em 1879, Garrett casou com Juanita Gutierrez que viria a falecer no ano seguinte ao seu casamento. Em 1880, voltou a casar com uma irmã de Gutierrez, chamada de Apolinária, da qual viria a ter nove filhos.
A 7 de Novembro de 1880 o xerife George Kimbell renunciou ao cargo no Condado de Lincoln, no Novo México. Garrett foi nomeado xerife e encarregado de prender Henry McCarty ou, Henry Antrin, William Harrison Bonney ou, mais propriamente o conhecido “Bill The Kid”. McCarty foi
um assassino que participou na Guerra em Lincoln e era notado por ter morto 21 pessoas – uma por cada ano da sua vida, mas que na verdade se resumia apenas a 9 mortes. O Governador Lew Wallace apelou a uma recompensa de $5000 dólares pela captura de McCarty, no Novo México. Em 19 de Dezembro de 1880, e num tiroteio, Garrett matou Tom O´Folliard, um dos membros do bando de McCarty. Dias mais tarde, os ajudantes do xerife mataram Charlie Bowdre e capturaram Bill The Kid, assim como os seus capangas, tendo sido colocados como prisioneiros em Mesilla, no Novo México, para julgamento. Antes que fossem julgados, Bill consegui escapar-se da sua cela em 28 de Abril de 1881, depois de ter morto os guardas J. W. Bell e Bob Olinger.
Em 14 de Julho de 1881, Garrett deslocou-se ao Fort Summer para interrogar um amigo de Bill e saber sobre o seu paradeiro. Foi informado que Kid se encontrava em casa dum amigo chamado Pedro Maxwell, filho do grande proprietário Lucien Maxwell. Cerca da meia-noite, Garrett dirigiu-se a casa de Maxwell. Bill The Kid encontrava-se a dormir numa das divisões da casa e, a meio da noite, acordou esfomeado. Quando se dirigia à cozinha notou uma figura nas sombras e perguntou quem era e, Garrett, sem se fazer esperar disparou duas vezes, acertando-lhe no coração. Existem versões diversificadas quanto a este caso sobre a morte de Bill The Kid. Uma delas, foi que Garrett amarrou a mulher do fazendeiro (Paulita Maxwell) no quarto. Quando Kid se dirigiu ao quarto, Garrett crivou-o com uma rajada da sua espingarda Sharps. Garrett, para defender a sua boa reputação, declarou que Bill tinha entrado no quarto com a pistola em punho porém, não foi encontrada qualquer arma na posse do morto. Pat, depois de terminar o seu mandato como xerife em Lincoln, tornou-se rancheiro e, em 1881, com a ajuda do seu amigo Ash Upson, colaborou na obra sensacionalista “The Authentic Life of Billy The Kid”, que ajudou a popularizar muitas lendas infundadas sobre o fora-de-lei.


     Em 1884, deixou o Novo México e ajudou a fundar e a chefiar a Companhia dos Rangers do Texas. Em 1885 regressou ao Novo México e, em 1889, concorreu como xerife na cidade de Chaves, mas perdeu. A sua popularidade tinha sido abalada com a morte de Bill The Kid, figura estimada pelo público, apesar de ter sido um bandido. Garrett abala do Novo México em 1891 para Uvalde, no Texas, e regressa em 1896 a fim de efectuar uma investigação sobre o desaparecimento de Albert Jennings Fountain e do seu filho Henry.
DESAPARECIMENTO DE ALBERT JENNINGS FOUNTAIN
    
Em Janeiro de 1896, o Coronel Fountain, como promotor de justiça, dirigiu umas investidas contra vaqueiros que constantemente causavam sarilhos na cidade de Lincoln, no Novo México. Após o seu trabalho terminado, Fountain deixou Lincoln com o seu filho Henry de 18 anos. Ambos não completaram a sua viagem de regresso a casa. No terceiro dia de viagem dá-se o desaparecimento de ambos nas proximidades de White Sands. Este acontecimento mistério, causou grande afronta em toda a região. Para maior espanto soube-se que os prováveis criminosos teriam sido a equipa de xerifes composta por William McNew, James Gililland e Oliver M. Lee. O Governador do Novo México apercebeu-se de que para resolver esta situação teria que recorrer a ajuda externa e convidou Pat Garrett a fazer a investigação necessária. Havia um problema porquanto, a equipa de xerifes incriminados estava ligada ao poderoso ex-juiz, advogado e político Albert B. Fall. Garrett foi proposto a candidatar-se a xerife no Condado de Doña Ana em 10 de Agosto de 1896, e eleito a 4 de Janeiro de 1897. Acreditava que não era possível ter uma audiência honesta enquanto o político e juiz Fall estivesse no controlo dos tribunais. Assim, Garrett esperou dois anos para preparar a audiência e assegurar as acusações contra os suspeitos xerifes. McNew foi preso imediatamente, e Lee e Gililland fugiram. Numa busca constante foram detectados e apanhados em 12 de Julho de 1898 pela milícia de Garrett. Numa disputa, Kurt Kearney foi morto e Garrett e a sua milícia retiraram-se enquanto Gililland e Lee escapavam mais uma vez. Mais tarde, estes, acabaram por se renderem, mas não sob a entrega directa a Garrett. Ambos foram submetidos a julgamento e ambos foram absolvidos. A localização e os restos mortais dos assassinados, família Fountain, permaneceram como mistério até aos dias de hoje.

ANOS FINAIS

Em 20 de Dezembro de 1901, Theodore Roosevelt, tornando-se amigo pessoal de Garrett, propôs-lhe a missão de dirigir a alfândega de El Paso, no Texas, onde Garrett serviu durante cinco anos. Após este período, Garrett não foi reeleito nesse cargo porque embaraçou Roosevelt. Tinha juntado Tom Powers, jogador profissional, numa fotografia conjunta com Roosevelt, causando má popularidade para o Presidente. Seguindo-se este acontecimento, Garrett regressa ao seu rancho no Novo México, mas com dificuldades financeiras. Endividado, começou a beber e a jogar excessivamente. Cruzava-se com os velhos xerifes suspeitos dos crimes dos Fountains – Oliver M. Lee e Gililland.
     Em 29 de Fevereiro de 1908, enquanto viajava de comboio para Las Cruces, numa troca azeda de palavras relacionadas com disputas de propriedades entre Carl Adamson e Jesse Wayne Brazel, acaba por ser assassinado. E embora Brazel tenha confessado o crime, existem aqueles que ainda duvidam da versão oficial. Foi sepultado em 5 de Março de 1908 junto à sepultura da sua filha Ida, que o tinha precedido na morte já há oito anos.      
Cruces, numa troca azeda de palavras relacionadas com disputas de propriedades entre

LIVROS DA BANDA DESENHADA



Até breve
O amigo



Sem comentários:

Enviar um comentário