sexta-feira, 9 de maio de 2014

MERCADO ROQUE SANTEIRO

Roque santeiro, já foi considerado o maior mercado de África
Esteve localizado em Luanda, capital de Angola. Roque Santeiro foi o maior mercado a céu aberto da África. Recebeu este nome por causa da famosa novela protagonizada por Regina Duarte e Lima Duarte, exibida por na Televisão Pública de Angola em meados dos anos 80.
Para se ter uma ideia do tamanho do local, eram 500 campos de futebol numa área de um quilómetro de comprimento por 500 metros de largura, com um total de cinco mil vendedores.
O Roque Santeiro ficava perto do porto e vendia-se de tudo ali, principalmente comida, tecidos e roupas. O local possuía uma variada feira de tecidos africanos, que são chamados de “macaca”, a maioria importados da Costa do Marfim.
Além de roupas – bermudas, cuecas, calças, saias, blusas e calçados. Por lá também encontrava-se os bubus (as batas tradicionais, feitas com as macacas), além de vestidos de noite e ternos completos.
Havia ainda uma seção de informática, com uma imensa variedade de electrónicos. O Roque Santeiro também possuía salas de cinema, ou melhor, barracas com cadeiras em uma TV que exibia filmes.
Isso não quer dizer que o local era um mar de rosas. Devido ao grande número de pessoas que circulavam diariamente no espaço, muitas mercadorias eram vendidas ali, a preços muito mais baixos do que o normal, e chegavam por vias pouco ortodoxas directamente do porto.
A infra-estrutura também era muito precária: o chão era o de barro nu e o máximo de cobertura eram gastas telhas de zinco, ou, mais comumente, lona. Foi no Roque Santeiro que as zungueiras (mulheres que saem pelas ruas vendendo frutas, legumes, sapatos e toda a sorte de produtos), se abasteciam.
Com o programa do governo de reurbanizar os Sambizanga (bairro onde ficava o Roque), todos os vendedores daquele mercado foram obrigados a mudar de área. A maioria dos comerciantes foram transferidos para outro bairro, o Panguila, numa tentativa de organizar as actividades.
Para o lugar do Roque Santeiro está prevista a edificação de um projecto urbanístico.


In História de Angola FB

2 comentários:

  1. Bom dia! Trabalho na Módulo Editora e gostaria de pedir autorização para o uso da seguinte imagem: http://3.bp.blogspot.com/-yOO_hFkPYbg/UzgmNDZipvI/AAAAAAAATg8/G_y-xg7p3vo/s1600/1901774_624324397654801_1965290878_n.jpg
    Presente em: http://ab4paginacultural.blogspot.com.br/2014/05/mercado-roque-santeiro.html
    (imagem desse post)
    Ela seria utilizada em um livro de geografia do 6 ano. Se autorizada, gostaria de solicitar as informações sobre o autor, data e local da foto.
    Obrigada pela atenção
    Caroline

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada Caroline Nohama.
      A(s) foto(s) constantes deste artigo não são de nossa propriedade e também desconhecemos os seus reais "proprietários". Elas foram retiradas conjuntamente com o texto publicado, do Grupo do FaceBook História de Angola.
      Lamentamos não podermos ser mais uteis para a elaboração do seu trabalho.
      Da nossa parte, pode utilizá-las se assim o entender.
      Os nossos cumprimentos.
      Pelos Editores
      Antonino Neves

      Eliminar