sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O REINO DE N'GOLA OU N'DONGOO


O reino em 1711
     O Reino de N'Gola foi fundado por volta de do Séc.XIV, na Matamba, por N'Gola M'Bandi, e tinha como cidade principal, Kapassa.
     Tinha como fronteiras, ao Norte o Rio Dange e o Ambuíla, ao Sul o Planalto do Bié, a Leste o Kassange e a Sudeste a Kissama.
     A partir de 1575, os Portugueses passaram a instalar-se na região ao Sul do Rio Kuanza, onde, além da intenção de explorar prata, tinham uma inesgotável fonte de escravos, capturados pelos exércitos de N'Gola M'Bandi.
     Soberano de um potentado, e em posição extremamente sólida em relação às forças coloniais, o Soba do N'Dongo, antevendo o enfraquecimento das forças Portuguesas, com a saída do Governador João Correia de Souza, manda em 1623 como emissária, a Luanda, sua irmã N'Zinga M'Bandi, exigindo do novo governador Pedro de Souza Coelho, o desalojamento dos Jagas da Baixa de Kassange, região que queria sob o seu domínio.
     O Governador Português, em nome do Rei de Portugal, concordou com a imposição – que já havia sido anteriormente tratada em negociações de paz , com N'Gola M'Bandi, mas não cumpriu o acordo.
     N'Zinga M'Bandi, com quem o 2º acordo fora tratado,indignada pelo não cumprimento do combinado, força o irmão Soberano a declarar guerra aos colonizadores, mas, descontente com as estratégias de combate do irmão, razão a que atribuía a guerra ainda não estar vencida, e suspeitando que o irmão poderia de novo tentar negociar a paz, o que ela achava indigno, envenenou-o e se proclamou o novo Soberano do N'Dongo.
     Simultaneamente inicia uma guerra aberta contra os Jagas, com vitórias retumbantes, que
Rainha Nzinga
anexaram toda a área do Kassange ao Reino dos Jingas.
     Em 1635, chega a Angola o novo Governador, Francisco de Vasconcelos da Cunha que, a troco do restabelecimento das rotas da escravatura, com os povos do sul da Matamba, consegue deter o avanço de N'Zinga M'Bandi em direção a Luanda.
     Òr esta altura, N'Zinga M'Bandi, também conhecida por Rainha Ginga, já era soberana também da Matamba.
     Nesse meio tempo, os Sobas do Libôlo em luta contra os Jagas, vão ao Massangano pedir a ajuda dos Portugueses. Os Portugueses, imaginando que esta aliança, além de pacificar e dominar os Jagas, poderia trazer a adesão de expressivas forças aliadas contra a Rainha Ginga, concordaram de imediato.
     N'Zinga M'Bandi, sabendo da movimentação das tropas Portuguesas indo intervir na guerra dos Jagas contra os Sobas do Libôlo, marcha contra eles , e apesar da superioridade do exército Luso, os Gingas infringem-lhes uma derrota esmagadora.
     A Rainha Ginga, magnânimamente poupa os sobreviventes brancos e perdoa os negros aliados do Libôlo.
     Quando em Luanda assume o Governador Sotomayor, decidido a recuperar prestígio perdido pelos Portugueses por causa das guerras contra os Gingas, resolve iniciar o mandato enviando uma expedição militar ao Massangano, para se confrontar e derrotar a Soberana.
     No Rio Zenza, o exército Português encontra um destacamento de Gingas e finge retirar evitando o confronto, porém atacam de noite e chacinam quase todos os guerreiros; os poucos que conseguem escapar da matança e avisar a Rainha Ginga do ocorrido, foram decapitados por não terem tido a dignidade e coragem de perecer em combate como os companheiros.
     A Rainha Ginga, irritada por este golpe que considerou covarde, alia-se aos Holandeses, que na época ocupavam Luanda e dominavam uma faixa litotânea, na luta contra o exército de Portugal.

Tocadores
     Em 1646, o exército Português reúne mais de 40 mil homens em armas, entre tropas européias e aliados das nações negras, e infringe uma derrota definitiva ao exército dos Gingas, às margens do Rio Dande.
     N'Zinga M'Bando, a Rainha Ginga, que me 1621 em manobra política havia aceitado o batismo católico – D. Ana de Souza – e que vivia com um harém de homens, que obrigava a vestirem-se de mulher e trata-la como homem, negocia novo tratado de paz com Portugal.
     Todos os chefes aliados dos Gingas foram decapitados, e os Holandeses derrotados e expulsos.
     Negociando escravos, N'Zinga M'Bandi conseguiu levantar de novo a economia do potentadp, mas militarmente nunca mais se reergueu.
     O Reino do N'Gola, no apogeu do reinado de N'Zinga M'Bandi, em expansão territorial, chegou e ter duas vezes e meia a área da França. Entre 1600 e 1880, foram negociados mais de 3 milhões de escravos.

Sem comentários:

Enviar um comentário