sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO Nº.21




PIONEIROS / EXPLORADORES

“BUFFALO BILL”
 WILLIAM FREDERICK CODY– 1846 – 1917
William Frederick Cody, conhecido por “Buffalo Bill”, nasceu em 26 de Fevereiro de 1846 e faleceu
em 10 de Janeiro de 1917, com 70 anos de idade. Serviu no exército, foi caçador de búfalos, batedor na cavalaria americana, condutor de diligências, empregado no “pony express”, empresário de circo, gerente de hotel, ferroviário, entre outras actividades. Nasceu em Scott County, no Estado de Iowa, perto da cidade de Le Claire e tornou-se numa das principais figuras do mítico “Velho Oeste”, e famoso pela organização de espectáculos de circo cujos temas foram relacionados com cowboys, rancheiros e índios.
     William ficou alcunhado de “Buffalo Bill” quando tomou a seu cargo um contrato para aprovisionar a Companhia dos Caminhos de Ferro do Kansas com a carne de bisonte para alimento dos trabalhadores. Somente em dezoito meses (1867/68) matou 4.280 bisontes. Na altura, havia outro
caçador, William Comstock, que era alcunhado de “Buffalo Bill” e, para que a alcunha fosse ajustada a um só caçador, fizeram uma competição de tiro ao búfalo. Cody, conseguiu vencer a competição matando 68 búfalos contra os 48 de Comstock. A sua táctica foi ter usado uma espingarda de canos curtos com disparos repetitivos.
     Bill, nasceu no seio duma família de fazendeiros que viviam no Condado Escocês de Iowa. Seu pai, Isaac Cody, nasceu em Toronto, no Canadá, em 5 de Setembro de 1811. A sua mãe, Mary Annn Bonsell Laycock, nasceu em 1817 perto de Philadelphia. Mary deslocou-se para Cincinnati para dar aulas, e nesta localidade, encontrou e casou-se com o pai de Buffalo Bill. Mais tarde, em
1853, acabaram por se mudar para o Forte Leavenworth, no Kansas, numa altura em que um irmão de Bill morreu numa queda de cavalo.
     Chegados ao Estado de Kansas, o pai de Buffalo Bill defendeu os direitos dos escravos porém, só viria a conseguir inimizades por parte doutros fazendeiros pró-escravatura. Num ajuntamento público, Isaac Cody, foi apunhalado enquanto discursava em prol dos escravos. Arrastado pelo filho, foi salvo apesar da gravidade do ferimento.
     Em 1857, após a morte de seu pai, a família sofreu dificuldades financeiras e, Buffalo Bill, apenas com 11 anos, teve que se empregar como carregador na Companhia dos Caminhos de Ferro. Posteriormente, juntou-se às Forças Militares do Utah para lutar contra os índios da tribo Sioux que ameaçavam a população colonizadora dos Mormons, em Salt Lake City. Com 14 anos desloca-se à procura de ouro, e na sua rota e em contacto com um agente, alistou-se no Pony Express. Tornou-se num cavaleiro experiente levando mensagens de correio a diversas Estações e cidades do Oeste, emprego que acabaria por abandonar devido à doença da sua mãe. Segundo o escritor Ned Buntline, Buffalo Bill bateu o record cavalgando 518 quilómetros em 21 horas e 30 minutos, tendo mudado de cavalo 21 vezes.
    
Após a recuperação da saúde da sua mãe, tentou alistar-se no exército todavia, como era muito novo, foi recusado pertencer às fileiras. Assim, teve como destino trabalhar em caravanas que se dirigiam para o Forte Laramie, transportando víveres.
     Em 1863, depois da morte da sua mãe, Cody alistou-se no Regimento da 7ª. Cavalaria do Estado de Kansas, combatendo pela União. Em 6 de Março de 1866, de licença militar, casou-se com Louisa Frederici, da qual teve quatro filhos, sendo que dois viriam a falecer ainda muito jovens, sepultados no cemitério de Mount Hope, na cidade de Rochester, N.Y. 
     Buffalo Bill, em homenagem a Kit Carson, colocou ao seu filho, o nome do seu admirador – Kit Carson Cody, que viria a falecer a 20 de Abril de 1876, com cinco anos e meio de idade.  
     Desde 1868 até 1872, Cody, desempenhou as funções de batedor do exército. Parte deste tempo dedicou-o ao reconhecimento das tribos índias, reuniões de pacificação, e na caça de bisontes para abastecimento dos Caminhos de Ferro do Pacífico.
     Em 1869, juntamente com Frank North e milícias índias da tribo Pawnee, Cody alcançou uma vitória na batalha travada contra os Cheyennes em Summit Springs, no Colorado. Chegou a afirmar-se que teria morto o chefe guerreiro Tall Bull nessa batalha.
     Em Janeiro de 1872 Cody serviu de guia ao Grão Duque Alexei Alexandrovich da Rússia, numa caçada real nas pradarias do Oeste Americano.
     Em 1876, servindo como milícia na 5ª. Cavalaria sob o comando militar do General George Crook contra a tribo Sioux, supõe-se que Bill teria morto o chefe Mão Amarela da tribo Cheyenne e por vingança da morte do General Custer.
     Depois de ter deixado o exército, iniciou-se no campo do espectáculo. Em 1883, formou a Companhia “Buffalo Bill Combination” com cenas do Oeste Americano. Fizeram parte desta Companhia os seus amigos pessoais – Texas Jack Omohundro, Wild Bill Hickok e o famoso chefe índio Sitting Bull. No seu circo englobou muitos artistas internacionais, não esquecendo a americana, verdadeira atiradora, Annie Oakley e o seu marido. Mais tarde, com outros sócios, continuou a fama do “Buffalo Bill´s Wild West Show”.
  

       Texas Jack/Hickok/B. Bill                             BUFFALO BILL                                      Annie Oakley      

B. Bill / Sitting Bull
  
  Com os proveitos do circo comprou um rancho em North Platte, no Nebraska, em 1886. E, em 1887, actuou em Londres na altura da celebração do Ano Jubileu da Rainha Victória, e continuando em tournée pela Europa.
     Cody faleceu de insuficiência renal a 10 de Janeiro de 1917, em casa da sua irmã, em Denver. Um dia antes de falecer, William F. Cody, foi batizado pelo padre Christopher Walsh, na Catedral de Denver. Após a sua morte, a família recebeu as condolências de grandes figuras internacionais: Rei de Inglaterra, Alemanha, e do Presidente Woodrow Wilson. O seu funeral foi realizado em Denver, no Elks Lodge Hall. O Governador do Estado de Wyoming, John B. Kendrick, amigo pessoal de Bill, liderou os trabalhos fúnebres, em Elks Lodge.
                                                                                                                      
                              FUNERAL                                                                                SEPULTURA
Recebeu a Medalha de Honra em 1872 pelos seus serviços ao exército. A efeméride foi revogada em 1917, 24 dias antes da sua morte, porque ele era um civil. Em 1989 foi devolvida a medalha à família. 

LIVROS DA BANDA DESENHADA


Até breve    
                                                                               


Sem comentários:

Enviar um comentário